Como exercitar sua inteligência emocional no trabalho

Bons funcionários sabem gerenciar suas tarefas, mas também saber como controlar suas emoções. Saiba como exercitar a inteligência emocional no trabalho.

Como exercitar sua inteligência emocional no trabalho
Uma maneira de controlar seus sentimentos

O mercado de trabalho está cada vez mais acirrado e buscando por profissionais qualificados. Hoje em dia, os funcionários mais bem avaliados por seus empregadores têm uma boa gestão também de seus sentimentos, trata-se da Inteligência emocional no trabalho. Mas nem todas as pessoas conseguem separar as emoções das atitudes, principalmente no ambiente corporativo. Veja algumas atitudes que podem ajudar a administrar seus próprios sentimentos no meio corporativo.

Como exercer a inteligência emocional no trabalho

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de administrar as emoções com a finalidade de alcançar objetivos. O ser humano está predisposto a realizar ações de acordo com as suas emoções e a IE faz com que a pessoa seja mais prudente, intuitiva e racional, além disso, proporciona um equilíbrio na realização das ações, o que permite ser que ele seja sensato e busque a melhor solução.

Por isso, é fundamental que as pessoas saibam lidar com seus medos, satisfações e inseguranças, inclusive no ambiente de trabalho. Essa atitude pensada que diferencia os profissionais, proporciona local mais harmonioso e produtividade.

Como executar?

Segundo a matéria publicada pela Revista Exame online, existem algumas formas de exercer a inteligência emocional no trabalho, saiba quais são elas:

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Conheça seu lado mais frágil

Conhecer suas fraquezas é essencial para saber como administrar o comportamento e utilizar todas as forças para impedir que essa vulnerabilidade o atrapalhe.

Não se ofenda facilmente

As pessoas emocionalmente inteligentes são seguras e têm mente aberta, o que lhes garante uma paciência maior. Isso significa ser mais tolerante com brincadeiras e críticas.

Seja generoso

Pensar no próximo é uma característica de uma pessoa que tem inteligência emocional no trabalho. Elas constroem bons relacionamentos porque estão sempre ajudando pessoas.

Não cultive rancores

Sentimentos como mágoas e rancores causam estresse e até dores no corpo. Pessoas com inteligência emocional no trabalho são capazes de dominar essas emoções e perdoar os outros e si próprio.

Coisas que pessoas bem sucedidas não fazem

Descreva suas emoções com palavras precisas

Vocabulário emocional são palavras que podem descrever corretamente o sentimento de pessoas que têm inteligência emocional. Dizem que estão “perplexo”, “frustrado” ou “ansioso”, no lugar de dizer que estão “mal”.

Seja capaz de dizer “não”

Se colocar limites é uma forte característica de pessoas que tem inteligência emocional. Mesmo que dizer “não” seja difícil, se impor diante de tarefas ou compromissos que não lhe cabem, é uma atitude importante para a saúde mental e muitas vezes até física.

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Elisabete Machado Elisabete Machado

Brasileira, natural de São Paulo, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e Pós-graduada em Fundamentos da Cultura e das Artes pela Universidade Estadual Paulista. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa.

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