Aplicativo Instabridge quer que você tenha internet de graça

Entenda como funciona o Instabridge, aplicativo que localiza pontos de acesso wi-fi gratuitos.

Aplicativo Instabridge quer que você tenha internet de graça
O Instabridge promete democratizar o acesso à internet

Com as constantes restrições impostas pelas operadoras de telefonia ao acesso web, cada vez mais tem se difundido o uso do wi-fi compartilhado e a procura por essa opção. Nesse sentido, o Instabridge é um aplicativo que tem como proposta democratizar de vez a internet sem fio.

A ideia é fazer com que estabelecimentos comerciais, bares, restaurantes e empresas disponibilizem sua rede wifi gratuitamente, cadastrando-se na rede de pontos de acesso coberta pelo app. Sairiam ganhando os clientes, que poderiam acessar internet de graça e os estabelecimentos, uma vez que permitindo o acesso a web sem fio teriam aí um atrativo a mais para captar o público e incrementar suas vendas.

Como funciona o Instabridge

O Instabridge lembra de certa forma aplicativos de localização, como o Waze ou o Google Maps. Ao abrir o app, a pessoa poderá visualizar num mapa todos os pontos em que pode se conectar à internet sem qualquer tipo de custo ou exigência de senhas e cadastros. Uma vez que o smartphone baixe o app  - está disponível para download no Google Play e para iOS -, a conexão à internet wi-fi mais próxima será feita automaticamente. Tudo bastante simples, rápido e direto, como os idealizadores do app imaginaram e projetaram.

A visão da empresa

Como diz a própria descrição no site do Instabridge, o objetivo é fornecer acesso inteiramente grátis a mais de três de redes wi-fi gratuitas em todo o mundo pelo smartphone. Difundindo uma concepção comunitária de uso da internet, o Instabridge pode ser uma revolução no sentido de democratizar a internet, ou uma utopia, embora o número de pontos cadastrados contradiga essa possibilidade. Pelo aplicativo é possível que o usuário favorite uma rede usada, faça comentários ou agradeça ao proprietário da rede. Ao acessar, ficam disponíveis todas as informações relativas à conexão, tal como se estivesse em casa, como velocidade de download e upload, dados utilizados e tempo online.

Como tudo começou

Fundada na Suécia por dois amigos chamados Niklas Agevik e Erik, a empresa define sua missão como social, já que, de acordo com Niklas, boa parte das pessoas que têm smartphones ainda não pode pagar por acesso à internet. Por isso, o aplicativo teria, sobretudo, o objetivo de massificar a internet mundialmente. No Brasil, uma das maiores comunidades em todo o mundo, mais de 1,5 milhão de pessoas baixaram o aplicativo, que é gratuito.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Julio Benck Julio Benck

Jornalista em permanente formação, entende que toda profissão tem sua arte e uma beleza característica, é só saber encontrar.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar