Inscrição Fies: como se inscrever em qualquer época do ano

Confira quais são os requisitos necessários para fazer a inscrição Fies e as modalidades de fiança para quem decide participar do Programa. Confira os 8 passos.

Inscrição Fies: como se inscrever em qualquer época do ano
Saiba o que é preciso para solicitar o financiamento dos estudos

O Ministério da Educação divulgou neste mês o edital do Fundo de Financiamento Estudantil, FIES, para o segundo semestre deste ano. As inscrições começaram na semana passada, dia 24, e vão até dia 29, às 23h59.

O Programa de Financiamento Estudantil, FIES, pode ser solicitado a qualquer momento do ano, ao longo do período letivo. Esta é uma oportunidade para quem deseja graduar-se e não tem como pagar a instituição de ensino.

Neste ano, uma das novidades é que poderão participar do programa estudantes que tenham até três salários mínimos de renda familiar per capita. Na edição anterior o máximo era de 2,5.

APRENDA 
inglês e vá longe

comece agora

Como fazer a inscrição no fies

Para realizar a inscrição FIES o estudante precisa preencher os requisitos, que são:

  • Ter participado no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
  • Possuir percentual de comprometimento de renda compatível com a exigida pelo programa.
  • Estar inscrito em um curso com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES);
  • Não ter sido beneficiado, anteriormente, pelo Programa;
  • Não estar inadimplente com o Programa de Crédito Estudantil (PCE/CREDUC);

Os estudantes que efetuaram trancamento geral de matrícula não estão habilitados a participar do FIES.
Consulte o e-MEC e informe-se se a sua Instituição de Educação Superior e/ ou Cursos Cadastrados possui avaliação positiva pelo SINAES.

INSCRIÇÕES FIES 2015

Para conseguir o financiamento dos estudos é preciso se cadastrar através do Sistema Informatizado SisFIES, na aba Inscrições. No primeiro acesso é necessário fazer o cadastro e os dados solicitados são: CPF, data de nascimento e endereço de e-mail. Será necessário criar uma senha e então o estudante receberá um e-mail informando a validação do cadastro.
A partir da conclusão desta primeira etapa já é possível fazer a Inscrição FIES. Confira o passo a passo:

  1. É preciso validar as informações no quadro de acesso (cor verde à esquerda da tela) e ler com atenção os avisos importantes (cor laranja à esquerda da tela).
  2. Preencher as informações de dados pessoais e de renda familiar.
  3. Preencher os dados relativos ao grupo familiar. Neste campo é preciso observar quais serão os documentos exigidos para confirmação.
  4. Preencher as informações sobre o curso e a instituição em que está matriculado (o próprio sistema relaciona as instituições participantes do FIES). Nesta etapa também será necessário informar os dados sobre o financiamento a ser solicitado, como duração do curso, valor da semestralidade, período do curso a ser financiado e percentual de financiamento).
  5. Nesta etapa é possível fazer uma simulação do financiamento, em caráter ilustrativo e com valores aproximados das parcelas a serem pagas e o período de financiamento.
  6. Escolher a instituição bancária e agência de preferência para o financiamento: Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil.
  7. É preciso informar qual será a modalidade de finança da sua preferência, entre as três opções:
    • Tradicional: deverá ser apresentado dois fiadores ao agente financeiro. Para beneficiários do ProUni, os fiadores devem ter renda mensal bruta conjunta igual ou superior ao valor original da mensalidade. Se não for beneficiário, os fiadores deverão ter renda mensal bruta conjunta pelo menos igual ao dobro da mensalidade.
    • Solidária: três a cinco estudantes se reúnem e se comprometem individualmente ou pelo todo junto ao Agente Financeiro no ato da contratação do financiamento. Neste caso, não há exigência de comprovação de renda, porém, o grupo deverá ser constituído por estudantes da mesma universidade.
    • Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo: restrito a estudantes de licenciatura que possuem dificuldades em apresentar um fiador. É preciso ter renda familiar per capita de até 1,5 salários mínimos ou bolsa parcial no ProUni. A participação das instituições de ensino nesta modalidade é voluntária, ou seja, é preciso verificar se a universidade aderiu.
  8. Confira se todas as informações prestadas estão corretas e faça a confirmação.

É preciso atenção aos prazos para a conclusão das etapas do processo.

FIES UNIVERSIDADES

A instituição de ensino precisa atingir notas 4 e 5 no Índice Geral de Cursos (ICG), para ser considerada de excelência, em uma escala de 1 a 5. No último ciclo de avaliações, que acontece de três em três anos, foi realizado em 2013 para cursos na área de saúde.

Confira as 10 instituições classificadas:

1º Universidade Federal do Rio Grande do Sul (RS)

2º Fundação Universidade Federal do ABC (SP)

3º Universidade Federal de Lavras (MG)

4º Universidade Estadual de Campinas (SP)

5º Universidade Federal de Minas Gerais (MG)

6º Universidade Federal de Viçosa (MG)

7º Universidade Federal de São Paulo (SP)

8º Universidade Federal de Santa Catarina (SC)

9º Universidade Federal de São Carlos (SP)

10º Universidade de Brasília (DF)

Se você ainda tem dúvidas sobre qual instituição escolher para os seus estudos de graduação, confira a avaliação do desempenho dos estudantes a partir dos resultados obtidos pelo Enade.

Saiba como fazer uma faculdade de qualidade com baixas mensalidades!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar