Programa Inglês sem Fronteiras abre inscrições

O Inglês sem Fronteiras oferece cursos gratuitos para estudantes e servidores públicos de universidades federais. Saiba como se inscrever no programa e aproveitar


 

 

Programa Inglês sem Fronteiras abre inscrições
Programa é iniciativa do Ministério da Educação

O programa Inglês sem Fronteiras abre inscrições para quem deseja aprender inglês com auxílio do Governo Federal. O incentivo é do Ministério da Educação e tem como objetivo principal incentivar o aprendizado do inglês e possibilitar uma mudança estrutural e abrangente no ensino de idiomas nas universidades públicas brasileiras. As inscrições começam no dia 19 de setembro.

O que é o Inglês sem Fronteiras? 

O programa Inglês sem Fronteiras oferece um modo mais prático e eficiente de aprender a língua inglesa para os alunos de universidades federais - nos cursos de graduação e pós - e candidatos a bolsas de estudos do programa “Ciência sem Fronteiras”, melhorando, assim, as condições de intercâmbio oferecidas aos estudantes. Dessa forma, o programa auxilia os estudantes sua proficiência no idioma, alcançando o nível exigido pelos exames linguísticos, e facilitando a entrada de estudantes brasileiros em universidades anglófonas.

Black Week English Live Ganhe um vale de R$250 nas Americanas

O objetivo do Inglês sem Fronteiras é gerar capacitação virtual e presencial de estudantes brasileiros, por meio da língua inglesa, garantindo, assim, novas experiências e oportunidades educacionais e profissionais aos jovens, visando a competitividade, empreendedorismo e qualidade em áreas de prioridade estratégica no país.

Os alunos poderão também, com o conhecimento adquirido pelo programa Inglês sem Fronteiras, desenvolver projetos de pesquisa na graduação, estudos, treinamentos e capacitação em instituições de ensino no exterior.

A iniciativa também contribui para o a internacionalização das unidades de educação a nível superior e dos centros de pesquisa brasileiros, bem como auxilia o aperfeiçoamento linguístico dos alunos das universidades e cria centros de línguas nessas instituições, o que pode garantir mais vagas de emprego aos profissionais.

Conheça os cursos gratuitos da USP de língua estrangeira

Quem pode participar 

O programa reúne 63 universidades federais que estão cadastradas no Programa Inglês sem Fronteiras como Núcleo de Línguas (NucLi) e Centros Aplicadores, além de 144 Instituições de Ensino Superior (IES) cadastradas como Centros Aplicadores (CA).

As unidades CA, são universidades que aplicam o Teste TOEFL ITP, um exame reconhecido internacionalmente que avalia o nível de conhecimentos da língua inglesa. As NucLi são universidades com cursos presenciais e aplicações do TOEFL. Nelas, o curso é preparatório para os exames de proficiência, além de ensino do inglês voltado para o contexto acadêmico.

Podem participar do processo de seleção todos os alunos de graduação e pós-graduação stricto sensu de universidades públicas e privadas, em qualquer âmbito, seja para cursos online (MEO), cursos presenciais e exames de proficiência.

Alunos de graduação e pós e servidores públicos (professores e técnicos) de universidades federais que possuem Núcleos de Línguas, podem participar de todas as ações do programa. É recomendado fazer o exame TOEFL antes de iniciar, para que o nível de conhecimento do estudante seja avaliado.

Estudantes de graduação em qualquer área de outras instituições públicas e servidores públicos de universidades federais que não possuem o Núcleo podem participar por meio do MEO e realizar os exames do TOEFL

Já alunos de pós-graduação stricto sensu de universidades públicas e privadas que tenham suas pesquisas credenciadas no CAPES, podem participar do MEO.

Alunos e profissionais candidatos ao programa Ciência sem Fronteiras ou de outras iniciativas de intercâmbio do CAPES/CNPq, desde que incluam em sua agenda a aplicação do TOEFL, também podem participar dos exames.

Como se inscrever 

As inscrições estão abertas para todo o País. Para se inscrever acesse o site do MEC e escolha qual curso fará de acordo com suas especificações. Confira também o edital.

Faça Pós-graduação em 6 meses e evolua sua carreira! Conheça Catho Pós

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar