10 dicas para aumentar seu poder de influência no trabalho

A sua postura com seus colegas de trabalho contribuem para o seu crescimento ou estagnação na empresa. Veja como melhorar sua influência no trabalho.

10 dicas para aumentar seu poder de influência no trabalho
Como impressionar as pessoas e ter mais influência no trabalho

ECONOMIZE NOS SERVIÇOS DA SUA CONTA BANCÁRIA saiba como

Quem quer ter seu trabalho reconhecido e aumentar suas chances de ter progressão na carreira precisa não somente ter como também demonstrar suas habilidades. Segundo o livro ““Political Skills at Work” (“Habilidades Políticas no Trabalho”) dos autores Gerald R. Ferris, Sherry L. Davidson e Pamela Perrewe existem 4 pontos fundamentais a todos que querem ter maior influência no traballho:

1. Saber lidar com diferentes perfis de pessoas
2. Ter uma boa rede de contatos
3. Ser sincero e íntegro
4. Demonstrar poder

Como melhorar seu poder de persuasão

A inteligência organizacional deve ser desenvolvida pelo profissional que deseja crescer desde os primeiros passos de sua carreira profissional. É preciso ter metas, ser transparente, ser ambicioso e ter um bom poder de influência sobre as demais pessoas. Se você não tiver confiança na sua capacidade não irá conseguir ter influência no trabalho.

Desenvolver essas habilidades pode ser mais fácil para uns do que para outros, mas a prática é aliada do sucesso e você pode conseguir alavancar a sua carreira exercendo sua influência e poderio sobre chefes e colegas de trabalho. Conheça 10 dicas de como aumentar sua influência no trabalho.

1. Tenha contato com todos da empresa

É muito natural que nós tenhamos mais afinidade com algumas pessoas do que com outras. Por isso costumamos nos fechar em grupos dentro da empresa com quem temos mais contato, partilhamos experiências profissionais e levamos a amizade ao campo pessoal. Isso é positivo pois fazemos amigos, no entanto limitar os demais colegas a um ocasional “Bom dia” reduz o seu campo de ação e de influência na empresa. Extravase o seu grupinho e tente ter contato com todos ao seu redor, estabeleça conversas corriqueiras, mostre-se cortez e interessado no trabalho que eles realizam. Ter uma boa reputação com todos é a melhor estratégia. E não se esqueça de ser educado com todos ao seu redor, do porteiro ao chefe.

2. Busque a pessoa certa para influenciar

Essa pessoa pode ser um gerente de contratação, um potencial cliente ou um chefe em uma posição para promovê-lo. Essa pessoa precisa reunir duas características essenciais: ter poder para te promover e ser influenciável por você. Mas como saber se essa pessoa é supcetível à sua influência no trabalho? Quem fica tímido ao seu redor, quem admira muito o seu trabalho ou o seu background, quem costuma sorrir e concordar com as suas ideias. Essas são algumas das reações sutis que dão dicas de que essa pessoa deve ser influenciável por você.

Veja também: a lista de empresas que oferecem os melhores benefícios.

3. Tenha um bom discurso sobre seus objetivos

Como você vai querer influenciar alguém se não tem um objetivo traçado? Se não o tem, faça-o já. Estabeleça seus objetivos, tenha prioridades, seja focado. E o mais importante: seja muito claro ao mencionar seus objetivos. Não confunda clareza com assertividade, você não precisa empurrar seus objetivos aos demais pois vai soar forçado e metido. Saiba mencioná-los no momento certo e com a pessoa certa. Quem tem objetivos bem traçados é reconhecido como organizado e esforçado. Seja um deles.

4. Utilize as palavras a seu favor

OPORTUNIDADE DE EMPREGO
O E-Konomista não brinca em serviço, e vai te ajudar a encontrar a oportunidade certa. Faça o cadastro gratuitamente e receba vagas no Brasil e no exterior.

Se você não tem uma boa oratória e um bom vocabulário, começe a treinar já em frente ao espelho. Ler muito também ajuda a aumentar e articular o seu vocabulário, ainda mais se o conteúdo for relacionado ao meio que você trabalha. Tente articular o seu discurso para que ele seja sempre agradável, prazeroso de se ouvir. Se gabar ou utilizar palavras muito difíceis vai te fazer parecer pedante. Use palavras simples, bem articuladas, dizendo ao seu “público” o que ele quer ouvir. Tenha argumentos convincentes e agradáveis de se ouvir.

Confira ainda as dicas para criar um portfólio online.

5. Tenha uma postura imponente

A sua postura diz muito sobre você. E se você quer exercer sua influência no trabalho precisa trabalhá-la em seu favor. Nada de olhar muito pra baixo, cruzar os braços, andar um pouco curvo, mexer muito com os dedos (ou canetas) enquanto fala, desviar o olhar. Esses sinais te mostram inseguros, e se você quer aumentar sua influência no trabalho a última coisa que quer transparecer é insegurança. Imponha-se, na atitude e na voz, tenha atitude de um idolatrado. Já reparou como as pessoas são aficcionadas pelas celebridades? Elas querem ser como elas, as celebridades tem um poder de atração inegável produzido pela autoconfiança. Inspire-se nelas, seja alguém que os outros desejam ser igual, ter ao seu lado. E lembre-se: o lado físico ainda é muito importante. Vista-se bem,cuide de sua aparência, as pessoas são agradadas pela beleza e também influenciadas por ela.

Veja quais são as palavras-chave que não podem faltar no seu CV.

6. Aproxime-se com cautela

Depois de identificar as pessoas que você quer exercer a sua influência no trabalho e ampliar seus contatos para “além da panelinha” do seu grupo, é hora de conhecer as pessoas e procurar a moeda de troca com elas. Ao se aproximar você saberá o que é importante para cada uma das pessoas e o que elas podem fazer por você. Mas vá com calma, se aproximar já pedindo algo em seu favor irá fazer com que a pessoa fique na defensiva com você. Estabeleça um contato neutro ou amigável antes de trocar moedas com essa pessoa.

7. Mantenha e amplie o seu networking

Ter contatos é importante para o crescimento na carreira de qualquer área. E os contatos fora do seu ambiente de trabalho também são essenciais. Muitas vezes um contato de fora da empresa que você tenha pode ajudar em alguma questão que ela esteja precisando. Ter alguém de confiança que realize um serviço que a organização precise para indicar conta pontos para você. Indicar alguém para dar uma palestra sobre um assunto importante para a empresa também. É uma questão de ficar de olho para perceber no que o seu networking pode contribuir. Mas lembre-se que ninguém mantem uma rede de contatos se não tiver contato com ela. Um colega que você não fala há muitos anos pode deixar de ser um contato seu. Mantenha seus contatos próximos para que eles sejam úteis para você e você para eles.

Leia mais: Como fazer uma entrevista por Skype e se dar bem

8. Se quer ser ajudado, tem que ajudar também

Invista na reciprocidade. Se seus colegas têm alguma necessidade e você pode fazer algo para ajudar, faça. Além de manter uma boa reputação com aquele colega e com os demais que estão envolvidos, você terá um crédito com ele para quando precisar também de um empurrãozinho. Esteja aberto e disposto a ajudar sempre que tiver em seu alcance.

9. Partilhe o seu conhecimento

Lembra-se da dica sobre ler mais sobre sua área lá em cima? Pois aqui é hora de partilhar o seu conhecimento com seus colegas. Além de ajudá-los, você irá impressioná-los com a sua sabedoria. Estar sempre atualizado sobre sua área é uma forma positiva de impressionar as pessoas, ainda mais se você está se predispondo a ajudá-las com esse conhecimento. Esteja disposto a partilhar o que você sabe e ensinar.

Veja mais dicas de emprego aqui.

10. Seja um exemplo em integridade

Pessoas que burlam o sistema, tentam enganar colegas ou chefes ou são os “mestres do jeitinho” nunca são bem vistos pelos colegas de trabalho. Se você quer aumentar sua influência no trabalho, seja transparente, íntegro em suas ações e sincero nas suas palavras. É infalível, as pessoas admiram essas características e são influenciadas positivamente por elas. Demonstre integridade e sinceridade não somente no trabalho mas também no seu dia a dia, no seu campo pessoal.

Não deixe de se cadastar no E-konomista para receber as vagas e oportunidades mais importantes do mercado de trabalho.

Encontre a conta bancária ideal para você. Saiba mais.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar