Fazer impermeabilização de sofá vale a pena? Veja quanto custa

Veja como a impermeabilização de sofá pode mudar o ambiente e saiba como realizar esse procedimento em casa.

Fazer impermeabilização de sofá vale a pena? Veja quanto custa
Conheça as técnicas

A impermeabilização de sofá é recomendada para mantê-lo higienizado e seco. É possível fazer esse procedimento em casa gastando pouco, mas é importante seguir algumas recomendações. O procedimento é usado para deixar o sofá limpo e a casa mais aconchegante e bonita. Saiba mais sobre o processo de impermeabilização e como fazê-lo.

Como funciona uma impermeabilização de sofá

A impermeabilização de sofá é um processo que evita que os líquidos penetrem na estrutura do móvel e faz com que não tenha maus odores e manchas causadas por substâncias que caem no tecido do sofá.

É ideal para quem tem crianças em casa as quais costumam derrubar líquidos ou até mesmo para quem tem animais que podem urinar por acidente no tecido do sofá.

Quando um impermeabilizante é aplicado, o liquido se torna em gotas que ficam sobre a superfície do sofá e elas não são absorvidas, assim é só passar um papel ou um pano seco que o liquido será absorvido.

Esses impermeabilizantes também ajudam com a limpeza dos sofás e fazem com que eles sejam mantidos limpos em todo o tempo. Quando se está impermeabilizado, o sofá pode ser limpo duas vezes por semana com o um aspirador de pó para remover a poeira que se acumula sobre ele.

Existe uma técnica utilizada para saber qual tipo de tecido pode ser impermeabilizado, para isso, basta pingar algumas gotas de água no sofá, se elas forem absorvidas, o tecido pode passar pela técnica se não forem, ele não deverá ser impermeabilizado

Dá para fazer em casa?

O processo de impermeabilização pode ser feito em casa por meio de um produto impermeabilizante de tecido spray para sofá que é o Scotchgard 3M. Mas deve ser usado com cuidado, pois ele é inflamável, portanto mesmo que sendo aplicado em menor quantidade, deve ser utilizado longe de qualquer contato com fogo, faísca ou ignição e ele pode ser adquirido por R$ 39,90 nas Lojas Americanas.

Veja o passo a passo para fazer a impermeabilização de sofá:

1. Aplique o produto no tecido até umedecê-lo, faça movimentos largos e com velocidade suficiente para umedecer o tecido. Espere o tecido secar antes de utilizá-lo (período de até 6 horas). Faça um teste de repelência com algumas gotas de água. Se o tecido absorver água, aplique mais impermeabilizante mais uma vez.

2. Faça a aplicação do produto em ambientes ventilados com ventiladores, janelas e portas abertas, para remover os vapores e prevenir a concentração do cheiro. Não use o produto em pequenos quartos e banheiros. É recomendado manter as crianças e animais domésticos fora da área de aplicação e até que o sofá esteja completamente seco.

3. Faça testes de repelência com gotas de água periodicamente para verificar se é necessária fazer uma reaplicação. A duração da proteção varia de acordo com a utilização. Caso lave o sofá é recomendado reaplicar o produto.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Elisabete Machado Elisabete Machado

Brasileira, natural de São Paulo, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e Pós-graduada em Fundamentos da Cultura e das Artes pela Universidade Estadual Paulista. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar