10 igrejas lindas e templos incríveis para visitar no mundo

Já parou para pensar a quantidade de igrejas lindas que existem pelo mundo? Além de locais religiosos, são também referências de estilos arquitetônicos.

 

10 igrejas lindas e templos incríveis para visitar no mundo
O Brasil conta com representantes de peso na lista das igrejas lindas

Não precisa ser católico ou seguir qualquer outra religião cristã para apreciar as igrejas lindas que existem por aí afora. Algumas delas são verdadeiras obras de arte, contam muito sobre a História do tempo em que foram construídas e, de quebra, tornaram-se referências arquitetônicas. Com todas essas características nada simplórias, são pontos turísticos obrigatórios nas cidades onde estão situadas.

Então que tal adicionar algumas dessas igrejas lindas ao seu próximo roteiro de viagem? Temos certeza que a satisfação será garantida. Vale apenas ter atenção às regras antes: em muitas delas, não é possível tirar foto no interior ou o uso de flash é proibido para preservar a qualidade das pinturas e acabamentos.

Mais belas no Brasil e no mundo

Existem muitas, mas separamos 10 igrejas lindas e que com certeza merecem ser visitadas, mesmo que não seja para rezar. Nos mais variados estilos e construídas em épocas diferentes, os templos são reconhecidamente um pedaço da História local. Encha o seu dia de beleza com a nossa lista.

1- São Francisco da Penitência (Rio de Janeiro)

Quem passa pela frente dessa igreja não imagina a riqueza que está lá dentro. No coração da cidade do Rio de Janeiro, no Largo da Carioca, a construção impressiona pela imponência do estilo barroco adotado. São altares e colunas banhados a ouro, grande parte dessa obra prima foi moldada pelo Mestre Aleijadinho. Um outro detalhe fantástico é que a pintura do teto proporciona uma ilusão de ótica. Ao olharmos, os anjos parecem estar descendo em direção aos bancos. É ou não é incrível?

Veja mais: 10 casas de escritores que você deve visitar.

2- Catedral de São Basílio (Moscou)

E quem disse que as igrejas lindas precisam ser monocromáticas? Nem d elonge essa afirmação é verdade quando falamos da Catedral de São Basílio, que não passa despercebida mesmo ao pedestre mais desavisado. O local é uma das maiores atrações turísticas do país principalmente por causa das cores. O templo ortodoxo data de 1561 e segue um estilo bizantino. O destaque é ainda maior por estar localizada na Praça Vermelha, junto ao Krêmlin, sede do governo russo.

Leia mais: As viagens radicais mais desafiadoras.

3- La Sagrada Família (Barcelona)

igrejas lindas

Quem nunca ouviu falar desse monumento inacabado? Sim, inacabado, mas em funcionamento. Todos conhecem o Temple Expiatori como obra do arquiteto Gaudí, mas a verdade é que as obras começaram um pouco antes, em 1882. O genial mestre da Arquitetura assumiu o comando do projeto no ano seguinte e assim segui até a sua morte, em 1926. Até hoje a construção não foi finalizada, a expectativa que isso aconteça é no primeiro terço deste século. Para tal, serão necessárias doações e pesquisas incansáveis para que não se perca o traço de Gaudí. 

Enquanto isso, é possível visitar o local, em meio a guindastes, andaimes, pedreiros, e conferir toda a genialidade empregada em cada sutil detalhe. Por essas e outras, La Sagrada Família não poderia deixar de figurar entre a nossa seleção de igrejas lindas.

Veja também: Cenários de filmes famosos que você precisa conhecer.

4- Igreja Nossa Senhora do Ó (Sabará)

As igrejas lindas brasileiras são majoritariamente marcadas pelo estilo barroco. A simplicidade da fachada constrasta totamente com o interior cheio de detalhes e, na maioria das vezes, talhado todo a ouro. A Igreja Nossa Senhora do Ó não é diferente. Dois pontos chamam bastante atenção e tornam o local único: o personagens bíblicos retratados nas paredes com traços orientais, resultado da influência da colonização portuguesa em Macau, e a imagem da Nossa Senhora do Bom Parto, uma das poucas em que ela aparece grávida.

5- Basílica di San Pietro (Roma)

igrejas lindas

Mesmo sem ter ido a Roma, você conhece a Basílica di San Pietro ou pelo menos já viu alguma imagem. Primeiro porque ela é a maior do mundo e segundo porque é a sede do papado. Ou seja, pelo menos uma vez por semana ela aparece nos telejornais como cenário de alguma notícia vinda do Vaticano. A não esquecer também que é onde está o túmulo de São Pedro, o que confere ao local uma carga histórica ainda maior. Esteja preparado para encontrar grandes obras, muitos detalhes e adornos valiosíssimos. Um dos destaques fico por conta da afamada Pietá de Michelangelo, que pode ser vista logo depois da entrada.

Não deixe de acessar mais informações sobre viagens!

6- Duomo di Firenze - Catedral de Florença (Florença)

igrejas lindas

Ao contrário das igrejas barrocas, com um exterior bastante discreto, a Catedral de Florença é um belo exemplar onde a exuberância é vista de longe. A construção gótica data do século XIII, mas a sua fachada só foi terminada no fim do século XIX. Dentro de seus domínios está o Museo dell’Opera del Duomo, um raro acervo com obras de artistas consagrados. Falando em arte, não esqueça de visitar a famosa pintura de Domenico di Michelino, “Dante e a Divina Comédia”.

7- Igreja e Convento São Francisco (Salvador)

Ponha mais uma representando do barroco brasileiro na sua agenda. A Igreja e Convento São Francisco é uma jóia rara localizada na parte turística de Salvador. A entrada não dá muitas pistas do que está atrás das portas: um verdadeiro mar de arte dourada. Nela, além da riqueza artística do ouro, existem também painéis de azulejo, inteiramente pintados a mão, e com passagens da vida de São Francisco, além de epígrafes do poeta Horácio. Em alguns detalhes, é possível identificar também a influência do rococó.

As viagens radicais mais incríveis.

8- Saint Chapelle (Paris)

igrejas lindas

Esse monumento à beleza, localizado na região central de Paris, foi construído para abrigar nada mais, nada menos do que os espinhos da coroa de Jesus Cristo.O rei Luis IX não economizou para deixar a relíquia muito bem guardada. Foram apenas 7 anos de obras, um espaço de tempo curtíssimo quando comparado com outros exemplares que aqui já vimos. Os espinhos hoje estão na Catedral de Notre Dame, mas a visita continua sendo válida simplesmente porque o local é magnífico e abundantemente decorado com o estilo gótico.

9- Catedral Metropolitana da Cidade do México

Além do Brasil, existem outras representantes à altura na nossa seleção de igrejas lindas. A Catedral Metropolitana da Cidade do México é uma delas. A sua segunda versão foi concluída em 1813 e tem claramente uma influência barroca, natural, uma vez que o estilo dominou praticamente todas as construções daquele século. Não deixei de visitar o Altar de Los Reyes, uma verdadeira obra de arte que levou duas décadas para ser finalizada. Melhor ainda é saber que a visita à catedral é gratuita.

10- Wieskirche (Munique)

igrejas lindas

E que tal mais barroco, mas fora do Brasil desta vez? É isso que você encontrará ao visitar essa igreja, também classificada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. Conta também com uma influência fortíssima do rococó, sendo mais reconhecida por esse fato, aliás. Para quem gosta de detalhes, esse é um destino perfeito. Prepare-se para perder largos minutos olhando para o teto tetando captar toda a beleza do julgamento final de Jesus em forma de pintura.

 
Entre na nossa área de viagens e fique por dentro de mais dicas relevantes.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar