Dá tempo: 9 ideias para começar 2016 com um negócio próprio

O ano está acabando mas nem por isso você precisa esperar 2016 começar para abrir o seu próprio negócio. Conheça algumas dicas para dar o primeiro passo.

Dá tempo: 9 ideias para começar 2016 com um negócio próprio
A crise financeira pode ser uma aliada para abrir seu próprio negócio

CARTÃO DE CRÉDITO SEM ANUIDADEsaiba como ter o seu

O ano está acabando mas nem por isso você precisa esperar 2016 começar para abrir o seu próprio negócio. O processo para empreender vai muito além de uma boa ideia e dinheiro em caixa. Estudos, contatos e preparo contam muitos pontos para quem pretende investir em tempos de crise (que até pode se tornar uma aliada). Conheça algumas dicas para dar o primeiro passo e ideias para que seu novo negócio seja um sucesso.

1. Conheça suas qualidades

O primeiro passo para empreender é se conhecer o suficiente para saber no que se sobressai e quais mercados se encaixam melhor em suas qualidades. Se existe algo que necessite para abrir um negócio, mas que acredita não ser a pessoa ideal para tal serviço, pense em quais sócios ou funcionários seriam essenciais para o negócio deslanchar. Você pode ser um bom vendedor, mas um mau contabilista, por exemplo. Portanto, tenha talentos diferentes do seu no time.

2. Inove

Qual o seu diferencial? Que tipo de profissional você é? Nos dias atuais, preço baixo não é mais um fator decisivo para seu negócio dar certo, mas seu poder de inovar e a praticidade que seu produto ou serviço pode trazer para a vida das pessoas. A partir da sua visão pessoal de consumidor, entenda quais são as necessidades do mercado – mesmo em tempos de crise - e o que você tem a oferecer em troca.

3. Faça uma pesquisa de mercado

Você tem a ideia, tem a equipe e vontade de fazer dar certo. Mas, o mercado está realmente preparado para responder positivamente ao seu investimento? Estude a receptividade da sua proposta, invista em pesquisas direcionadas para o público ou local que deseja abranger e aplique os resultados em seu projeto. Caso contrário, as chances do negócio dar errado pode ser grande.

4. Aproveite os tempos de crise

QUER INICIAR O SEU PRÓPRIO NEGÓCIO?
Cadastre-se e receba as melhores dicas, informações e oportunidades para investir no negócio próprio.

A crise existe mas, ainda assim, as pessoas não deixam de comer, de buscar conforto e, principalmente, de preferir a praticidade para otimizar seu tempo no dia-a-dia. Oferecer serviços como os de alimentação prática, consertos, negócios sobre rodas, e-commerce, marketing digital, entre outros, podem ser algumas sugestões. Portanto, estas são apenas algumas das sugestões que podem cair perfeitamente para o momento. Com pouca concorrência e um mercado necessitando de soluções à mão, a chance de fazer seu negócio dar certo são ainda maiores. Veja alguns exemplos de negócios à prova de crise.

5. Aprenda a ser empreendedor

Ser um empreendedor de sucesso é trabalhar sem a garantia de resultado, é ter horário para começar e não ter horário para parar, além da necessidade de resolver questões de todas as áreas. Se estiver acostumado a ter o seu salário ao final do mês, trabalhar de segunda a sexta no horário pré-estabelecido pela empresa e estiver com dificuldades para imaginar uma vida oposta a essa, se prepare e comece a criar sua nova rotina.

6. Faça contatos

Infelizmente, apenas boas ideias não são garantia de sucesso. Ter os contatos necessários, uma boa divulgação – inclusive no bom e velho boca-a-boca – e saber como administrar seu networking são ferramentas indispensáveis para o seu negócio dar certo.

7. Observe e aprenda com os erros dos outros

Errar é nada menos que uma chance de tentar novamente, excluindo mais uma possibilidade de falhar. Portanto, observar o andamento do mercado, principalmente no segmento que deseja adentrar, é essencial para identificar os erros cometidos e não repeti-los. Estude a concorrência ou demais projetos semelhantes que, por algum motivo, não deram certo e analise o que deu errado.

8. Poupe

Final de ano e os gastos costumam aumentar consideravelmente devido às liquidações e festas. Mas se quiser investir em um negócio, a hora de poupar é essa. Lembre-se que, sendo um empreendedor, o rendimento ao final do mês não é garantido e o retorno de seu empreendimento não virá do dia para a noite. Portanto, tenha a certeza de manter um caixa até que as coisas caminhem por suas próprias pernas. Veja algumas dicas de como criar negócios lucrativos com pouco investimento.

9. Estabeleça metas

A curto ou a longo prazo, trace suas metas e objetivos e esteja atento ao progresso das mesmas. Planeje sobre seus produtos, sobre seus clientes e sobre a administração interna do seu negócio. Tendo tudo na ponta do lápis, fica ainda mais fácil de gerir seus objetivos e fazer alterações necessárias caso os seus planos precisem de ajustes.

Faça o seu negócio ganhar o mundo, aprenda inglês.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar