14 ideias de o que fazer nas férias com os filhos ou com os amigos

Tá de férias? Veja 14 ideias ótimas para se divertir com seus filhos e com seus amigos sem gastar muito. O que fazer nas férias não vai ser um problema!

14 ideias de o que fazer nas férias com os filhos ou com os amigos
Saiba como tirar todo mundo do tédio com ideias de o que fazer nas férias

GANHE O MUNDO FALANDO INGLÊSfaça um teste e descubra o seu nível

Você é daqueles que nunca sabe o que fazer nas férias? É muito bom ficar uns dias à toa, mas depois de um tempo bate o tédio. Portanto, saia da frente desse computador e dessa TV e mexa-se. Existe um montão de coisas divertidas que você pode fazer com seus amigos e com seus filhos fora do mundo virtual ou do mundo da preguiça. E o melhor: sem gastar muito! 

14 ideias de o que fazer nas férias

Com os filhos

Quem tem filhos sabe que Janeiro e Fevereiro é período de férias escolares e os pequenos já não passam mais um período do dia completo ocupados com as aulas e os deveres de casa. O que fazer para entretê-los? Veja nossas ideias que irão divertir toda a família e ainda reforçar os laços de pais e filhos.

1. Soltar Pipa
Pipa é algo muito divertido de brincar. Você pode optar por comprá-las prontas ou fazê-las em casa, o que é ainda mais legal. Depois, escolha um dia bem ventoso, leve as crianças para a rua ou para um local espaçoso e tranqüilo e coloque as crianças para correr! Elas vão se divertir muito, e os pais também.

2. Fazer origami
É interessante, é calmante, é terapêutico, mexe com nossas habilidades manuais e mentais. Os origamis são verdadeiros quebra cabeças para o nosso cérebro. Compre papeis coloridos, procure vídeos que ensinem passo a passo de como fazer diferentes tipos de origamis e vocês ficaram entretidos por um bom tempo. Depois ainda dá para usá-los como enfeite.

ECONOMIZE NA SUA PRÓXIMA VIAGEM
Receba as dicas, ofertas e informações no seu email e viaje mais barato.

3. Brincar de bolhas de sabão
Nada mais simples, mais encantador (e econômico!) do que fazer bolhas de sabão. Você só vai precisar de água, detergente e um canudinho. Está feita a brincadeira. Vale fazer as bolhas em uma superfície lisa e mostrar para as crianças as variações de cores que ela vai tendo com o tempo.

4. Comprar livros e lê-los em grupo
A leitura anda esquecida pelos brasileiros. Em 2015, 70% dos brasileiros não leram um livro sequer. Vamos mudar essa realidade e incentivar o hábito da leitura nas crianças? Entrar em uma livraria e ter milhões de opções de escolha é incrível. Peça às crianças que escolham um livro cada (e os pais também!) e façam momentos de leitura durante as férias. É uma forma de ter o que fazer nas férias por vários dias e ainda desenvolver o intelecto das crianças. Vale também comprar livros e gibis para vocês lerem em grupo, é super divertido!

5. Acampar no quintal (ou na sala mesmo!)
Quer ter uma boa lembrança para as férias? Acampar é uma ótima ideia!Se você morar em casa e tiver um quintal, ótimo. Se não tiver, vale acampar na sala mesmo. Todo mundo ajuda a montar a barraca, colocar os colchões, fazem petiscos típicos de acampamento, tocam um violão e o acampamento está armado. A experiência de dormirem todos juntos é muito positiva para os filhos.

6. Tomar banho de mangueira
Nesse calor, um banho de mangueira cai muito bem. Quem tem piscina em casa, pode aproveitar, mas quem não tem, um banho de mangueira é além de refrescante, muito divertido. Aproveite a atividade molhada para brincar de balões d’água!

7. Fazer a árvore genealógica da família
Seus filhos sabem os nomes, as idades e as origens dos membros da sua família? Então você tem um bom motivo para contá-los! Pegue uma cartolina e vá ensinando aos seus filhos como construir a árvore genealógica, contando a história da família, fazendo os desenhos, dizendo como todos se conheceram, as datas dos aniversários, com lápis e canetas coloridas.

8. Quebra cabeça gigante
Quer uma tarde inteira (ou até mais) de crianças entretidas junto com os pais? Um quebra cabeça gigante resolve esse problema. Existem diversos disponíveis em lojas de brinquedo e todo mundo pode brincar junto, cada um vai montando sua parte até tudo se encaixar.

Ofertas de pacotes de viagem e hospedagem na palma da mão. Baixe o app grátis e fique de olho nas oportunidades!

Com os amigos

Quem ainda não tem filhos e não vai viajar, não precisa ficar em casa o dia todo na internet ou estar sempre no shopping. Há tantas coisas divertidas e econômicas que podemos fazer junto dos amigos que o que fazer nas férias não será um problema.

9. Um concurso culinário
Com a moda do Masterchef, todo mundo quer se aventurar na cozinha, mesmo quem não sabe cozinhar nada. Cozinhar é super divertido e no final todo mundo acaba comendo muitas coisas gostosas. Que tal reunir os amigos e cozinhar em equipes? Vocês podem competir pelo melhor prato!

10. Noite dos jogos de tabuleiro
Jogos de tabuleiro são sempre muito divertidos. Se reunir os amigos, uns petiscos e umas cervejinhas (ou sucos) fica tudo ainda melhor. Tire os jogos dos armários (ou na falta, dê um pulo na loja mais próxima) e convide o pessoal. Os jogos sempre rendem boas risadas!

11. Fazer um piquenique
Que tal aproveitar esses dias de tanto calor ao ar livre? Com certeza sua cidade deve ter pelo menos uma área verde bonita para aproveitar e fazer um belo piquenique. Junte os amigos, cada um leva uma gostosura, estique a toalha e aproveita a natureza, chega de ficar confinado dentro de lugares fechados.

12. Noite de cinema (ou maratona de séries!)
Pipoca, guaraná, filmes ou séries na Netflix. Está armada a diversão. Coloque colchões na sala, estiquem-se nos sofás e bom proveito!

13. Noite cultural
Quanto tempo tem que você e seus amigos não se reúnem para participar de um evento cultural? Um teatro, uma exposição, um espetáculo de dança, de comédia, de mágica! Há tantas opções e nós aproveitamos tão pouco. Dê uma olhada na agenda cultural da sua cidade (ou da cidade vizinha) e programem-se para aproveitar uma noite cultural juntos.

14. Voltando a ser criança
A melhor parte! Que tal brincar de “queimada”? Ou “porta/rouba bandeiras”? Ou mesmo jogar bola, vôlei, fazer castelinho na areia, vale tudo. Voltar a ser criança é a melhor parte das férias!

 

Ganhe um tablet para aprender inglês online e conversar sem medo nas viagens internacionais.


Veja também: 

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar