15 ideias de negócios para montar em casa e sair do aperto

Já pensou em trabalhar no conforto do seu lar, sem ter que enfrentar trânsito e com horários flexíveis? Confira 15 ideias de negócio para uma renda extra:

15 ideias de negócios para montar em casa e sair do aperto
Quer trabalhar em casa? Confira ideias de negócios para gerar renda extra

CARTÃO DE CRÉDITO SEM ANUIDADEsaiba como ter o seu

Você já pensou em trabalhar em casa? Essa pode ser uma solução interessante para quem está desempregado ou não pode sair de casa por causa dos filhos, ou dos pais idosos, etc. Existem uma infinitude de ideias de negócios que podem ser realizados no conforto do seu lar

Ideias de negócios: vantagens de trabalhar em casa

Quando se trabalha em casa, além do conforto, existe uma série de outras vantagens:

  • Você pode fazer o seu horário (se não quiser ou puder trabalhar pela manhã, pode se dedicar no período pós-laboral, depois das 18h, por exemplo).
  • Você economiza com transporte ou combustível do carro.
  • Você não precisa se preocupar com a roupa que irá usar para trabalhar (consequentemente terá menos roupas para lavar, não tem que comprar roupas adequadas para escritório, não gastará tempo todos os dias se arrumando para o trabalho, e outros gastos).
  • Você pode ficar perto dos filhos ou pais.
  • Você cria um negócio que é seu, você é o seu próprio chefe.

Montar um negócio em casa exige disciplina

Mas não é tudo tão simples quanto parece, para ter um negócio em casa é preciso se acostumar com uma rotina de trabalho mesmo. É preciso disciplina para não deixar as tarefas de casa atrapalharem seu horário de trabalho, e vice versa.

  • É preciso criar um home office – um cantinho em casa onde você irá se dedicar somente a trabalhar. Criar o seu negócio no meio da sala da sua casa pode ser difícil pois você se desconcentra facilmente com os outros afazeres da casa, e os outros moradores podem também podem te desconcentrar.
  • O cantinho de trabalho também é importante para receber e fazer reuniões com clientes. Apesar de trabalhar em casa, você precisa passar confiança e profissionalismo para seu cliente.
  • Defina um horário de trabalho. Mesmo que ele seja flexível, separe um horário fixo de dedicação ao trabalho por dia para não acumular tarefas.
  • Seja disciplinado: esse é o maior desafio. Trabalhar em casa requer muita atenção aos seus próprios hábitos. Não dá para fazer uma pausa para o café ou cigarro a cada meia hora. Mantenha o foco.

15 ideias de negócios para montar em casa

Iremos aqui listar ideias de negócios nas mais diversas áreas para que você se identifique com alguma delas. É preciso ter habilidade e afinidade com o negócio que irá montar em casa, pois você será seu próprio chefe e terá de exigir de si sua disciplina. É mais fácil ser disciplinado e determinado em um projeto que você gosta. Confira as sugestões:

1. Artesanato

ideiasdenegocio


Você tem habilidades manuais? Gosta de fabricar artesanato ou tem vontade de aprender? Se sim, essa pode ser uma boa ideia de negócio para você, e é bastante ampla. Você pode trabalhar na confecção de bijuterias, móveis, artigos de decoração, chinelos decorados, e muitos outros. Existem vários cursos de capacitação para o artesanato. Basta buscar aqueles que mais te agradam, investir na compra do material necessário para a confecção e mãos à obra.

2. Corte e costura

Você sabe costurar? Tem vontade de aprender? Costurar em casa pode te render um bom dinheiro extra. Se você já tem experiência, pode trabalhar na confecção de roupas comuns, roupas de festa, etc. Se está começando agora, pode fazer reparos, que é a maior parte da procura dos clientes. Fazer barras de calças, apertar e afrouxar roupas, costurar pequenos rasgados é uma atividade simples que pode gerar lucros.

Se você sabe bordar, fazer crochê, tricô e outros pontos, seu trabalho manual é ainda mais valorizado. Pode trabalhar
por conta própria (ter seus próprios clientes) ou ainda fazer parcerias com lojas de noivas e festas para vender seu trabalho.

3. Aulas particulares

Você tem o dom de ensinar? Tem paciência e facilidade para transmitir um conhecimento que você tenha? As áreas de atuação são diversas. Você pode dar aulas de idiomas, pode fazer acompanhamento escolar para crianças ou adolescentes, ensinar o que você sabe pode te trazer um retorno financeiro sem precisar de muito investimento financeiro.

4. Cuidar de animais de estimação

ideiasdenegocio


Você gosta de animais de estimação? Muita gente tem animais de estimação mas não pode ficar com eles pois trabalham demais e os bichinhos acabam sofrendo por ficar só o dia todo. Você, que fica em casa, pode cuidar deles. Levar para passear, alimentar, brincar, enquanto o dono está no trabalho. Quando ele voltar, busca em sua casa.

5 Coaching para pais

Você já é mãe ou pai? Entende tudo de bebês e poderia orientar outros pais de primeira viagem? Você pode ganhar dinheiro com sua experiência parental. Para isso, você precisa se dedicar a entender sobre o universo dos bebês e crianças para passar o conhecimento. Nesses cursos de pais de primeira viagem você ensina a melhor posição para amamentar, para dar banho, colocar para arrotar, como ensinar as crianças a usar o vaso sanitário, colocar a criança para dormir sem criar manias, soluções caseiras para evitar refluxo e outros conhecimentos que os pais adquirem com seus próprios filhos.

6. Cozinhar para fora (marmitas)

Você cozinha bem? Gosta de cozinhar e acha que tem habilidade para cozinhar para fora? Então essa pode ser uma ideia de negócio promissora para você. Hoje pouca gente tem tempo de cozinhar em casa e manter uma empregada doméstica está cada dia mais raro, e caro. Pegar marmita – ou como se tem dito atualmente, take away – tem se tornado mais comum. Marmita já foi sinônimo de comida sem graça, barata. Hoje não, existem opções variadas, inclusive de marmita saudável. Você precisa ter noção de quantidade, saber comprar os produtos que favoreçam o seu lucro e não desperdiçar comida. Se bem gerenciado, o lucro é certo.

7. Vender alimentos congelados

Se você gosta de cozinhar mas não quer ter o compromisso com marmita – que demanda horário fixo, variedade de carnes, legumes, saladas e massas diariamente, e um ritmo mais acelerado – você pode optar por vender alimentos congelados. É um mercado que está crescendo e mais simples do que o da produção de marmita, pois você se especializa num determinado tipo de alimento. Você pode produzir todo tipo de massa como lasanhas e pizzas, salgadinhos, doces, pães de queijo e muito mais.  É preciso ter um bom e espaçoso freezer para estocagem.

8. Bolos para festas

ideiasdenegocio


Mais uma dica para quem é bom de cozinha. A arte da confeitaria é muito apreciada para todos os tipos de festas, desde aniversário de criança, até bolos de casamento. Os bolos hoje costumam custar caro. Investir na qualidade dos ingredientes, decoração e bom preço em bolos para festas pode ser um bom investimento com retorno financeiro.

9. Confecção de velas, sabonetes e produtos aromáticos

QUER INICIAR O SEU PRÓPRIO NEGÓCIO?
Cadastre-se e receba as melhores dicas, informações e oportunidades para investir no negócio próprio.

A confecção de produtos aromatizados é algo simples, que demanda certo investimento inicial, mas que não é alto, e as maquinarias não são complicadas de manusear. Você pode produzir sabonetes, velas e outras lembranças aromáticas para uso cotidiano ou para datas especiais. Sabonetinhos para batizados, para chá de lingerie (aqueles que colocamos nas gavetas de roupas íntimas), velas para o dia dos namorados e muitas outras opções estão em alta.

10. Revenda e pronta entrega de produtos de beleza

Quem revende produtos de beleza tem hoje muitas opções de marcas que cairam no gosto dos brasileiros. Elas possuem preços variados, e o lucro do revendedor é de cerca de 30% sobre o valor do produto. Você pode trabalhar fazendo pedidos por revista ou comprando estoque de produtos e revendendo como em uma loja de pronta entrega. Se você tiver um bom número de contatos pode ter lucro supreendente de forma simples.

11.  Blogueiro/Gerenciador de mídias sociais

Já te disseram que você escreve bem? Já pensou em trabalhar em blogs ou gerindo redes sociais de empresas? Hoje em dia há diversas profissões que envolvem a internet que você pode exercer de dentro de casa. Por exemplo:

  • Você entende tudo de rede social? Hoje as empresas precisam estar no Facebook, por exemplo. E a página não pode ficar abandonada. Precisa de postagens, de informações sobre a empresa e de atender às mensagens do público. E você pode fazer isso no conforto da sua casa. Existem na internet diversos cursos gratuitos de gestão de mídia social que podem te ajudar a entrar nesse meio.
  • Os blogs hoje já não são apenas diários virtuais. Existem muitos blogueiros que ganham dinheiro com suas postagens na internet. O dinheiro vem a partir de assinantes que têm interesse em investir na sua página se ela tiver muitas visitas diárias. Tem algum tema que vc gosta de escrever e que acha que terá bom público? Pode investir na carreira de blogueiro(a).

12. Consultoria para candidatos

Para aquelas pessoas que tem o dom de fazer boas pesquisas na internet, bom olho para detalhes, paciência para ler editais, uma excelente redação e um forte talento para comunicação, temos um trabalho para você. Você pode ter uma consultoria em casa. Você pode ajudar vestibulandos a encontrar cursos que são do perfil deles, investigar editais de bolsas, de financiamentos, como FIES, que muita gente não sabe (ou tem preguica de ler). A mesma coisa com editais para concurso. Algumas pessoas pagam consultores só para ficar de olho nos editais que abrem e indicar aqueles que mais valem a pena, indicar material para estudar, dicas de como estudar.

Existem muitas pessoas que não sabem, por exemplo, como procurar vagas de emprego no Linkedin, como fazer uma boa fotografia profissional ou até mesmo como fazer um currículo atraente. É aí  que o consultor entra, para dar assistência à quem não sabe como portar e agir na procura do emprego. Você talvez não acredite, mas há uma quantidade imensa de pessoas que não conseguem fazer a própria apresentação de forma atraente e carismática. Elas vão ficar agradecidas com qualquer assistência que possam receber, e você pode cobrar por edital, por hora, ou também um valor mais alto caso a pessoa seja efetivada no emprego que você ajudou a conquistar.

13. Editor/revisor de texto

Você tem um bom português e um bom olho para revisão? Fez um curso de letras e não está exercendo. Você pode exercer em sua casa, sendo revisor/editor de textos. Existem diversos ramos que precisam que alguém revise textos, como editoras de livros e portais de notícia, por exemplo. Se você tem a paciência de ler atentamente textos longos a procura de erros de pontuação, gramática, concordâncias verbais, erros de formatação e frases sem sentido, você pode ter um home office de revisão/edição de textos.

14. Manicure/cabelereiro/penteados

ideiasdenegocio


Tem habilidade para mexer com cabelos? Corte, hidratação, escova, tintura, manicure. Há diversas áreas que um profissional da beleza pode trabalhar dentro da sua casa (ou também indo à casa das clientes). Existem diversos cursos profissionalizantes desse setor e você pode começar treinando em seus familiares. Aos poucos vai conquistando clientes, que se gostarem do seu serviço, se tornam fieis e voltam toda semana.

15. Estamparia

Hoje em dia muitas pessoas gostam de ter roupas personalizadas. As estamparias estão em alta, pois fabricam camisas e canecas com o gosto do cliente. Há produtos com temas de filmes, de música, de séries de TV e desenhos animados que são sempre sucesso entre o público das mais diversas idades. Além de produtos personalizados, pode-se trabalhar também estampando uniformes, camisas e canecos para eventos de todos os tipos.

O investimento inicial não é muito baixo pois é preciso comprar as máquinas que fazem as estampas, comprar as camisas e canecas para realizar o trabalho e fazer um curso de treinamento para operação da máquina. Mas o retorno financeiro pode ser bem rápido.

Já decidi qual será o meu negócio, e agora?

  • Coloque uma linha telefônica separada da sua casa para seu home office. Pode ser um telefone fixo ou celular, mas nada de misturar números pessoais com profissionais.
  • Tenha um bom computador. Hoje em dia, o processo de implantação e gerenciamento de uma empresa, mesmo que pequena, passa sempre pelo computador: as finanças, a organização e contato com clientes e o treinamento através de cursos online devem ser feitos em um bom computador, com um bom antivírus, para que você não corra o risco de perder todos os dados que precisa caso ele dê defeito, nem sofrer fraudes da internet por falta de proteção.
  • Use a teconologia e o marketing digital a seu favor. Ter um site e um perfil nas principais redes sociais é quase obrigatório hoje em dia. Utilize plataformas gratuitas para divulgar seu trabalho. Peça ajuda a amigos e parentes no marketing do seu trabalho.
  • Prepare a sua família. É preciso ter disciplina e a família precisa colaborar com isso. Não dá pra parar um serviço urgente para fazer um lanche pro filho. Mostre que seu escritório em casa é um local de trabalho e não um divertimento, afaste a informalidade do seu ambiente de trabalho.
  • Consulte orgãos públicos e procure saber sobre os trâmites legais para abrir um negócio formalizado: os impostos a pagar, as notas fiscais a emitir, etc. O melhor é começar já com tudo direito, dentro do padrão legal para não ter dor de cabeça no futuro.
  • Se o seu negócio começar a crescer, pense na possibilidade de se tornar um Microempreendedor Individual. Assim, você terá redução nos impostos pagos mensalmente e pode ser cadastrado como pessoa jurídica, além de ter outros benefícios. Uma das vantagens de se formalizar é que as chances de ganhar dinheiro aumentam, pois fica mais fácil vender para empresas que exigem nota fiscal.
Faça o seu negócio ganhar o mundo, aprenda inglês.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar