Hospedagem na Argentina ficará 21% mais barata

Estrangeiros estão isentos do pagamento do imposto sobre consumo em hotéis.

Hospedagem na Argentina ficará 21% mais barata
A intenção da medida é desestimular a hospedagem ilegal

O governo da Argentina resolveu seguir o exemplo de outros países da América do Sul e decretou a isenção do imposto sobre o consumo (IVA) em hotéis para visitantes estrangeiros. A medida entrará em vigor até o final deste ano e com ela, a hospedagem no país deverá ficar 21% mais barata quando paga com cartão de crédito. Esta isenção do IVA já vale para compras na Argentina desde 2001.

Os brasileiros que pagarem o hotel com cartão de crédito pagam a alíquota do IOF de 6,38% e agora ficarão livres do IVA por lá. A devolução do imposto será feita automaticamente no caso de pagamentos com cartões de crédito ou débito.

De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, Maurício Macri, presidente argentino, afirmou que a iniciativa pretende “criar novos empregos, aumentar o número de visitantes estrangeiros e aumentar seus gastos no país, bem como o cuidados com o meio ambiente”. Com a medida, o governo pretende atrair até 120 mil turistas a mais por ano, com gasto estimado de US$ 90 milhões.

O anúncio foi feita essa semana. "Hoje, mais do que nunca, com a globalização, o turismo tornou-se uma poderosa indústria... Todos nós sentimos que a Argentina tem muito a oferecer", disse Macri, durante o anúncio. Estão incluídas no benefício, de acordo com o governo, as compras feitas por meio de agências de viagens. A intenção é desestimular a hospedagem ilegal.

Nos primeiros seis meses de 2016, o turismo argentino registrou queda de 4% no número de viajantes internacionais, em comparação com o mesmo período de 2015. Aqui na América Latina, outros países que também oferecem isenção na hospedagem são Uruguai, Chile, Peru, Equador e Colômbia.

Foto: Reprodução Wikipédia

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Michelle Monte Mor Michelle Monte Mor

Formada em Comunicação Social e em Mídias Digitais. Escreve sobre o setor automotivo desde 2004. Não larga o smartphone e vive conectada às redes sociais. Adora viajar e dirigir.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar