Como economizar com a higiene pessoal

Selecionamos algumas dicas básicas para economizar no dia a dia em ações de higiene pessoal sem abrir mão dos cuidados essenciais.

Como economizar com a higiene pessoal
Dicas economia para a higiene do dia a dia

A rotina de higiene pessoal demanda tempo, atenção e dinheiro. Por se tratar de um hábito necessário muitas vezes o repetimos sem sequer nos darmos conta dos pequenos desperdícios que podem ocasionar em grandes custos no final de cada mês.

Os cuidados básicos com higiene pessoal diária duram uma média de uma hora por dia, trinta horas ao mes, e ainda mais no dependendo do número de pessoas moradoras de uma mesma casa. A economia de energia, água e materiais de uso para higiene podem chegar a 10℅ dos custos totais finais no fim do mês se tomadas algumas atitudes para economizar.

Economizar sem descuidar da higiene pessoal

Não há como dissociar água e energia elétrica das dicas de economia com higiene pessoal. Uma - a água - porque está presente em qualquer processo que envolve limpeza e, dessa maneira, deve ser muito bem controlada para que não haja desperdício. A energia elétrica pois é necessária para ligar luzes e diversos equipamentos elétricos utilizados (especialmente por mulheres) na higiene pessoal.

Detectar vazamentos de água: Sempre importante ficar atento a qualquer sinal que indique desperdício ou vazamento de água nos canos ou relógio de água, isso pode significar um grande impacto na conta mensal.

Usar lâmpadas de baixo consumo: Economizar com energia elétrica é sempre útil tanto para manutenção de iluminação como para suprir os gastos com energia de equipamentos elétricos.

Reservar água do banho com uma bacia: A principal das economias na higiene pessoal e corporal é com a água, portanto, o quanto for possível economizar de água melhor. Uma das dicas é deixar um balde durante o banho para que armazene a água utilizada para lavar quintais, por exemplo.

Poupar energia de equipamentos elétricos: Secadores, pranchas, barbeadores e quaisquer equipamentos que utilizem energia elétrica devem ser conectados apenas quando forem usados e desconectados ao invés de deixados em "espera", consumindo energia.

Máquina de lavar menos tempo: É claro que a higiene com as roupas é tão importante quanto com o corpo e dessa forma elas devem ser lavadas regularmente. A dica nesse caso é organizar para que sejam lavadas a maior quantidade possível de roupas por vez, por menos tempo e com maior intensidade da máquina, a fim de que ela não fique ligada por muito tempo e também economize energia elétrica e água.

Utilizar líquidos de frascos até o fim: Shampoos, condicionadores, perfumes, cremes, utilizar os frascos até o fim definitivo dos produtos garante que nem o produto e nem o dinheiro gasto com sua compra sejam desperdiçados.

Manter pentes, escovas em bom estado: Cuidar da manutenção dos objetos utilizados para realização da higiene pessoal, bucal ou corporal é uma forma de torná-los duráveis por mais tempo e dessa maneira economizar e evitar descartes desnecessários.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Tabata Franco Tabata Franco

Paulistana, formada em Comunicação e Multimeios e em Produção de Áudio e Vídeo. Transita por produções e projetos nas áreas de cinema/vídeo, fotografia, redação e artes em geral. Comunicativa, ama a palavra, se encanta pelas linguagens.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar