Os maus hábitos de higiene pessoal no trabalho que atrapalham a sua carreira

A fim de demonstrar comprometimento e cuidado com a aparência é importante que se tenha uma boa higiene pessoal no trabalho.

Os maus hábitos de higiene pessoal no trabalho que atrapalham a sua carreira
Cuidados simples de bem estar no ambiente de trabalho

O trabalho é onde passamos boa parte do dia e grande parte do bem estar no ambiente diz respeito a higiene pessoal no trabalho de cada funcionário. O descaso com uma aparência saudável geralmente transmite uma imagem negativa do profissional e de sua relação com seu trabalho.

O cuidado deve se iniciar na relação de higiene com o próprio corpo e então refletor na sua relação com o ambiente de trabalho. A alteração em hábitos negativos podem inclusive melhorar a disposição e desemprenho dos empregados.

O que causa má impressão de higiene pessoal no trabalho

A motivação e comprometimento no ambiente profissional possui também um caráter visual e o não cuidado com a higiene pessoal no trabalho transmitem uma impressão (ainda que falsa) de descuido e desinteresse. Listamos alguns dos sinais e descuidos que podem criar uma má imagem profissional no emprego.

Cheiro: Uma das coisas mais perceptíveis a primeira vista em pessoas com uma higiene pessoal no trabalho ruim é o odor de suor. Tanto a correria com atividades ou trabalhos que exigem esforço físico como até mesmo o estresse podem causar suor e consequentemente o mau cheiro. O uso diário de desodorantes é importante para evitar esse tipo de constrangimento.

Usar roupas limpas: Ainda que seja uma roupa de cor escura é fácil notar quando a roupa utilizada não está limpa. O odor acumulado na roupa - que muitas vezes passa desapercebido por quem usa - indica descaso e falta de cuidado consigo e com o que lhe diz respeito.

Unhas sujas: Tanto para homens quanto para mulheres unhas sujas e descuidadas refletem uma postura de descaso com o trabalho bem como sua própria higiene.

Chulé nos pés: Ainda que não tire os sapatos alguns tipos de odores nos pés podem também ser percebidos. Por isso é importante lavar e secar bem os pés antes de vestir meias e calçados.

Deixar lixo em cima da mesa: Deixar cair restos de comida ou até mesmo embalagens sobre a mesa de trabalho revela desorganização e descuido com suas atividades no geral o que certamente é uma imagem e postura bastante negativa em uma empresa.

Deixar comida na geladeira: Algumas empresas oferecem geladeiras para que seus funcionários armazenem suas refeições de almoço e/ou lanche. Alimentos deixados na geladeira por um longo período de tempo pode também estragar e então causar um problema maior do que a solução trazida com a geladeira.

Ir trabalhar com o cabelo sujo: Caspa, mau cheiro e aparência descuidada dos cabelos causam uma péssima impressão de higiene pessoal no trabalho. O cuidado com lavagem, uso de cremes e óleos para tratamento e cuidado com os cabelos são essenciais para manter uma boa imagem de limpeza e bem estar.

Escovar os dentes após as refeições: O sorriso como nosso principal cartão de visita precisa de especial atenção. No ambiente de trabalho o cuidado mínimo esperado é que o funcionário chegue com os dentes limpos e que repita a escovação após almoço e/ou demais refeições.

Lavar as mãos constantemente: Lavar as mãos é uma assepsia extremamente importante para evitar o acúmulo de bactérias nas mãos e unhas, e principalmente em um ambiente onde pode já acumular muitos materiais e, consequentemente, sujeira.
 

Mês da Educação à Distância. Turbine a sua carreira com um curso online!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Tabata Franco Tabata Franco

Paulistana, formada em Comunicação e Multimeios e em Produção de Áudio e Vídeo. Transita por produções e projetos nas áreas de cinema/vídeo, fotografia, redação e artes em geral. Comunicativa, ama a palavra, se encanta pelas linguagens.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar