Você realmente sabe cuidar da sua higiene corporal?

O cuidado com a higiene corporal é essencial para a saúde e cada parte do corpo necessita de uma atenção diferente, entenda quais.

Você realmente sabe cuidar da sua higiene corporal?
Como cuidar de cada parte do seu corpo

Essencial ao dia a dia de qualquer pessoa a higiene corporal é uma rotina quase que automática, mas talvez por ser levada assim de forma mecânica talvez deixe a desejar em alguns aspectos, o que não apenas gera incômodos como pode ocasionar doenças.

Desde cuidados com a pele e cabelo a roupa que vestimos, a higiene corporal exige nossa atenção a fim de proteger a saúde do corpo, atitudes simples que podem ser incorporadas ao cotidiano e tornar o dia a dia mais seguro e agradável.

Cuidados básicos de higiene corporal

Todas as partes do corpo exigem um tipo de cuidado especial e todas elas são extremamente importantes para o funcionamento completo e ideal do organismo. Conheça e compreenda quais são os cuidados básicos necessários para cada parte do corpo humano.

Cabelos

Os cabelos são parte da região mais delicada e exposta do corpo e dessa forma não permite excessos quando se diz respeito a limpeza.

Tanto a falta de limpeza quanto seu excesso são prejudiciais para a saúde do couro cabeludo, a falta pois acumula sujeira e bactérias que podem ocasionar machucados, coceiras e doenças, e o excesso de lavagem porque pode causar caspa e com isso coceiras também.

Para uma limpeza básica e ideal dos cabelos é necessário passar shampoo especialmente no couro cabeludo e massagear a cabeça com a ponta dos dedos enquanto passa até formar espuma. Após enxaguar passar condicionador - especialmente do meio para as pontas dos cabelos - deixar agir por alguns minutos e enxaguar.

Manter os cabelos sempre hidratados, penteados e bem cortados é parte essencial da higiene corporal, pois evita piolhos, caspas, oleosidade em excesso, mau cheiro e até mesmo queda de cabelo.

Pele

A maior parte do nosso corpo exige sempre um cuidado especial e também específico a cada parte do corpo. A primeira coisa a se saber é qual seu tipo de pele - se oleosa, seca, normal - pois a partir daí será necessário escolher alguns produtos específicos.

Para evitar problemas como micoses, mau cheiro de suor, ou mesmo cravos e espinhas é importante que se faça constantemente limpeza com sabonetes e, para a região do corpo exceto rosto, esponjas pra esfoliar e melhor limpar as regiões. Para o rosto é sempre recomendado que se possua sabonetes específicos ao tipo de pele sensível que é.

Escova de dentes: como escolher a certa

Além da limpeza a hidratação da pele é essencial para repor a água do organismo e manter a juventude da pele. Para isso é recomendado sempre utilizar cremes de hidratação para o seu tipo de pele e protetor solar (que além de hidratar previne doenças como o câncer de pele).

As axilas merecem também atenção especial uma vez que a região é propícia para o desenvolvimento de bactérias que geram odores. O uso constante de desodorantes é recomendado para evitar o mau cheiro.

Mãos e unhas

As mãos, por ser nosso primeiro órgão de contato a qualquer objeto, são também transmissoras de bactérias e portanto necessitam de cuidado constante. Pó, sujeira e bactérias provenientes de todo tipo de ambiente se acumulam entre as unhas e por isso a higienização das mãos é extremamente importante.

Lavar as mãos com frequência - ou passar álcool gel nos casos em que não tenha acesso a água e sabão - é um cuidado básico que deve se repetir diversas vezes ao longo do dia, especialmente antes de qualquer refeição.

Cortar as unhas e utilizar hidratantes para as mãos protegem a região de ressecamento e infecção de bactérias e previne que alguma sujeira de determinado ambiente seja carregado a outro.

Pés

São os pés que sofrem todo impacto e peso dos nossos dias, literalmente. Todo esse esforço somado a calçados justos e fechados por longos períodos ou até mesmo o não uso de meias faz com que se acumule bactérias nocivas ao corpo.

O uso de calçado fechado ou o fato de vesti-lo com os pés unidos favorece o aparecimento de fungos e bactérias que causam de mau cheiro a micoses (e demais doenças que podem surgir a partir dela). Dessa maneira é recomendado o uso de antisépticos para calçados e para os pés, além de uma correta limpeza e secagem dos pés sempre que possível.

Cuidados como secar, limpar, lixar, hidratar ou cortar as unhas dos pés são absolutamente importantes para higiene corporal a medida que evita calos, rachaduras, bem como micose e mau cheiro. Além disso, quaisquer cuidados nessa região propícia um relaxamento importante para o retorno a rotina diária que geralmente envolve caminhadas.

Genital

A região genital é bastante delicada e por isso exige ainda mais atenção e cuidado para evitar infecções, assaduras ou mesmo o mau cheiro. Lavar bem com água e sabonete neutro ou sabão íntimo ajuda a regular o pH natural da região e evitar problemas.

O cuidado com as roupas íntimas também são muito importantes por conta do contato direto com essa região. Sempre que possível utilizar cuecas ou calcinhas de algodão (pois facilitam a ventilação do local) e passar com ferro quente sempre antes de guardar (pois isso evita também o acúmulo de fungos).

Para bebês o cuidado com os produtora utilizados deve ser redobrado pois sua pele sensível se irrita com produtos que não sejam específicos e neutros. Mulheres também precisam ter atenção especial com a higiene corporal no que diz respeito a região genital por conta da menstruação. Lavar constantemente, trocar absorventes a cada duas horas e sempre que possível utilizar absorventes sem cheiro e de algodão evitam irritações na pele e protegem contra infecção e mau odor.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Tabata Franco Tabata Franco

Paulistana, formada em Comunicação e Multimeios e em Produção de Áudio e Vídeo. Transita por produções e projetos nas áreas de cinema/vídeo, fotografia, redação e artes em geral. Comunicativa, ama a palavra, se encanta pelas linguagens.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar