8 hábitos que te fazem gastar mais no restaurante por quilo

Confere quais hábitos deixam o almoço no restaurante por quilo mais caro, aprende como evitá-los, garantindo uma refeição econômica e saborosa.

8 hábitos que te fazem gastar mais no restaurante por quilo
Truques para deixar o almoço mais econômico

O almoço por quilo pode ser uma armadilha para o bolso. Isso porque é muito fácil gastar mais do que o necessário em um restaurante a quilo. E se isso se repete várias vezes na semana, a diferença no final do mês será grande.

Com alguns truques e hábitos diferentes, é possível comer em restaurantes a quilo sem gastar muito por isso, contribuindo para finanças mais equilibradas e até outros investimentos.

8 Hábitos que encarecem o almoço por quilo 

Não há grandes segredos: para gastar menos no restaurante por quilo é preciso ficar atento a alguns hábitos que acabam encarecendo a conta final. Mudar esses hábitos vai ajudar na economia do dia a dia e até mesmo a manter uma alimentação mais saudável.

Confira as atitudes que encarecem o almoço por quilo:

1. Frequentar restaurantes badalados 

Existem restaurantes mais badalados, aqueles que geralmente ficam em meio aos centros comerciais e empresariais e por isso são mais fáceis e perto para comer. Acontece que justamente por serem mais procurados, o preço do kg é mais alto. Muitas vezes compensa andar mais alguns quarteirões e optar pelo estabelecimento com o kg/real mais econômico.

2. Encher o prato por completo

Antes de começar a montar a sua refeição, repare qual é o tamanho do prato oferecido pelo estabelecimento. É comum os restaurantes usarem pratos maiores que aqueles que nós utilizamos em casa. Se você acaba enchendo o prato de acordo com o tamanho dele, e não pela sua fome, provavelmente vai pegar comida a mais.

Feira ou supermercado: veja o que compensa mais comprar em cada

3. Não conferir o cardápio antes de servir

Regra básica para economizar no restaurante por quilo: saiba o que você vai comer antes de colocar no prato. Quando você não confere quais as opções do cardápio do dia, corre o risco de encher o prato com itens que não precisaria, mas que despertaram a sua vontade. Resultado: um almoço gigante (e que muitas vezes você nem come tudo) e caro.

4. Pular as saladas 

Se você é da turma que pula o espaço das saladas, também deve gastar mais no restaurante por quilo. As saladas são as primeiras opções apresentadas no buffet, e além de saudáveis, pesam menos no prato. O segredo é preencher a maior parte do prato com saladas e deixar menos espaço para os outros alimentos. Uma dica que faz bem para o bolso e para a saúde.

5. Não saber o peso médio das suas refeições 

Não saber qual a média do peso do seu prato diariamente é um erro, assim como não saber o tamanho da sua fome. Por exemplo, se você ingere um prato de 500g todos os dias, acaba sabendo que essa é a sua média alimentar diária para um almoço. Em dias com mais ou menos fome, basta dosar para mais ou para menos, evitando desperdícios.

6. Comer em horários de pico

Você chega entre 12h e 13h no restaurante? Bem, então além de filas gigantes, é quase certeza que você paga mais pelo kg. Alguns restaurantes trabalham com preços diferentes de acordo com a hora. Se você tem a flexibilidade de escolher seus horários de almoço, essa pode ser uma boa opção para economizar.

7. Comprar bebidas e sobremesas 

Aquele suco ou refrigerante que parecem inofensivos sempre saem bem caros. Assim como as sobremesas oferecidas pelos próprios restaurantes. De nada adianta economizar no prato por quilo e encarecer a refeição com itens extras.

8. Exagerar todos os dias 

Nós sabemos que os restaurantes por quilo oferecem opções maravilhosas todos os dias. Mas exagerar todos os dias sai caro. Sabe o famoso “dia do lixo” de dietas restritivas? Ele também serve para quem deseja economizar. Quer dizer que você tem um dia da semana liberado para gastar mais que nos outros dias. Seja consumindo um prato mais pesado, pedindo refrigerante, chope, sobremesa. Nesse dia está tudo liberado!

​Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar