5 hábitos que deixam o seu computador lento - e como mudá-los!

Seu pc é daqueles que demora para pegar no tranco? O problema pode ter uma origem muito mais simples do que imagina. Confira as dicas do youtuber Jefferson Meneses para se livrar da lentidão.

5 hábitos que deixam o seu computador lento - e como mudá-los!
Seu PC está travando? Demora uma vida para iniciar? Veja o que pode estar acontecendo!

Eu vejo que muitas pessoas reclamam que o computador, com o passar do tempo, começa a ficar lento para tudo e mais alguma coisa. Lento para iniciar, durante a execução de programas ou simplesmente ao navegar na internet.

Existem algumas atitudes causadoras do problema que podem ser evitadas para que você não precise formatar o seu computador. Neste artigo você vai acompanhar 5 dicas ou mudança de hábitos para se livrar de vez da questão.

Encontrando a causa da Lentidão no PC


1. O excesso de programas

Esta é uma das principais causas para um computador ficar lento e, em alguns casos, aliado ao excesso de arquivos. Quando o seu HD ocupa mais de 90% da capacidade e memória física a máquina vai simplesmente parar de processar e travar.

É sempre indicado verificar quais programas estão instalados em seu computador, principalmente aqueles que são instalados e você não percebe. Isso acontece, na maioria das vezes, quando se faz um download. Surgem programas “penetras” que ficam ali sem que você nem se dê conta.

Para resolver este problema, abra o Painel de Controle e vá até a aba Programas ou Sistema, Aplicativos ou Recursos e uma lista de programas instalados será exibida. Selecione o programa desejado, clicando em seguida em Desinstalar.

2. Programas que auto iniciam

Quando muitos programas iniciam sozinhos ao ligar o seu computador eles podem causar lentidão. Na maioria dos casos, essa quantidade de programas é desnecessária, apenas sobrecarrega o PC. Além disso, comprometem o desempenho ao processarem todas as informações ao mesmo tempo.

Para escolher quais programas podem ser iniciados automaticamente quando o seu computador ligar, apenas pressione a tecla Windows e digite o comando msconfig. Com o msconfig aberto, navegue até a aba Inicialização de Programas. Em seguida, deixe marcados apenas os programas que você deseja que inicializem assim que você ligar o seu computador.

3. Programas executados em segundo plano

PAGUE
MENOS NA SUA
CONTA DE
CELULAR
mude já o seu plano!

Os programas que rodam em segundo plano também ocupam muito processamento e alguns também são totalmente desnecessários. Para você entender melhor, um exemplo de um programa que roda em segundo plano são os antivírus, que estão sempre verificando tudo.

Se for o caso, avalie se aquele antivírus que você usa pode ser trocado por outro mais leve e opte por fechar aplicativos quando terminar de usá-los. Outra dica é não exagerar nas abas abertas em seu navegador, porque cada aba que é aberta consome uma parte da memória do PC. E nem sempre você tem memória de sobra, não é?

No Windows 10 você pode clicar em Iniciar > Configurações > Privacidade e em seguida Aplicativos em segundo plano e facilmente desativar os aplicativos que você não usa com frequência.

4. Mude os seus hábitos

Talvez o seu computador já esteja um pouco velhinho ou não seja tão atualizado o suficiente para o que você está tentando fazer. Considere fazer menos coisas ao mesmo tempo ou mesmo fechar algum programa antes de abrir outro. Outra coisa que você pode fazer é substituir alguns aplicativos mais lentos por outros que sejam mais rápidos. Um exemplo clássico? O seu navegador de internet.

5. Atualize seu hardware

Uma simples mudança de hardware também pode ser necessária para resolver o problema. E você não precisa comprar um computador novo. Tente adicionar mais memória RAM ou mesmo comprar uma placa de vídeo melhor. Isso vai deixar os jogos mais rápidos e com uma imagem muito melhor, além de economizar a memória e processamento do sistema. 

Uma dica extra: downloads

Além de manter o seu computador livre de vírus e malwares, esta dica se aplica a qualquer sistema operacional, não apenas ao Windows. Tome sempre cuidado antes de fazer o download de programas. Hoje em dia, baixar um arquivo de uma fonte confiável é uma tarefa difícil, mas alguns cuidados simples podem te ajudar a evitar ataques de hackers.

Pesquise sempre qual o desenvolvedor do programa que você quer baixar e dê preferência ao a fontes confiáveis. Evite sempre acessar sites de downloads que trazem programas embutidos.

Encontre a solução mais barata de telefonia móvel.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Jefferson Meneses Jefferson Meneses

Sou fã de carteirinha de tudo que envolve tecnologia, gravo vídeos para o youtube e gosto de ajudar pessoas a resolverem os problemas tecnológicos do dia a dia. Canal: www.youtube.com/c/jeffersonmeneses

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar