5 hábitos para aumentar sua motivação no ambiente de trabalho

Letárgico, entediado, com baixa estima: veja o que pode fazer a partir de agora para se tornar mais feliz e aumentar sua motivação no ambiente de trabalho.

5 hábitos para aumentar sua motivação no ambiente de trabalho
Simples atitudes podem aumentar sua motivação no ambiente de trabalho

Quantas vezes você já não se sentiu letárgico, entediado e sem saber o que fazer para aumentar sua motivação no ambiente de trabalho? A terrível sensação de que todos evoluem, mas você continua estagnado na carreira. Pois saiba que alguns hábitos bastante simples podem auxilia-lo a reverter essa desagradável situação que prejudica tanto o rendimento, quanto a auto estima do profissional. Veja o que pode fazer a partir de agora para se tornar mais feliz e sentir-se motivado em seu ambiente de trabalho.

Motivação no ambiente de trabalho: os hábitos saudáveis

1. Personalize sua estação de trabalho

Trazer energia positiva e um toque pessoal ao local onde passa grande parte do seu dia pode colaborar – e muito – para aumentar sua motivação no ambiente de trabalho. Personalize sua mesa, seu computador e seus instrumentos de trabalho com seus objetos pessoais favoritos. Trazer para junto de si um porta-retratos ou algum item decorativo que te deixe feliz, podem influenciar em um ambiente melhor.

2. Tenha objetivos para procrastinar

ambientetrabalho

Pode parecer algo negativo e antiprofissional, mas procrastinar da maneira certa pode ser saudável e ainda aumentar a motivação no ambiente de trabalho. Ser impedido de um momento para espairecer e desligar-se um pouco das obrigações pode deixar o funcionário mau humorado, no entanto, direcionar esse momento de distração para aprender algo novo é uma maneira produtiva de faze-la. Defina uma meta de descoberta e tire um tempo para ela durante o dia, mantendo-se focado para não cair na tentação de procrastinar durante horas sem propósito nas redes sociais.

MELHORE
O SEU
CV COM 
UM CURSO
SUPERIOR
Comece já!

3. Organize prazos e horários

Assim como o funcionário deve ter horário para começar e parar de procrastinar, este deve também definir prazos e horários para cumprir suas tarefas laborais. Fazer muitas coisas ao mesmo tempo pode te deixar até 25% menos eficiente, com objetivos pela metade ou feitos com menos qualidade – e ainda te fazendo sentir sobrecarregado. Sendo assim, organize sua agenda diária e, se for o caso, defina os horários também para concluir projetos de longo prazo. Se for necessário, coloque o celular de lado e saia da internet para não cair em tentação e manter o foco.

Para sentir ainda mais motivação no ambiente de trabalho, vale a dica de não cair na rotina. Faça ao menos duas diferentes tarefas durante o dia, cada uma respeitando seu próprio horário, e alterne seus afazeres conforme os dias da semana. Configurar seu celular para despertar no intervalo dessas tarefas também é um hábito interessante a ser adquirido. Assim, pode se permitir levantar-se, tomar um café, respirar um pouco e voltar para o trabalho um pouco mais disposto.

4. Peça por feedbacks

Nada melhor que um bom feedback para aumentar sua motivação no ambiente de trabalho. Não apenas para inflar o ego quando uma tarefa foi designada positivamente, mas as críticas certas podem ajudá-lo a aprimorar ainda mais suas habilidades profissionais. Ter feedbacks sobre seu desempenho também pode auxilia-lo a enxergar os resultados do seu trabalho e ter a exata ideia de como está se saindo. Se achar que não há um parecer sobre seu desempenho, pergunte. Mostre-se empenhado e procure saber, inclusive entre seus colegas de trabalho, como suas tarefas estão sendo avaliadas. 

5. Cuide do corpo e mente

Ter um corpo e uma mente saudáveis são essenciais para fortalecer o pensamento positivo, novas ideias e, por consequência, a motivação no ambiente de trabalho. Exercite-se, medite, mantenha seus hobbies e tarefas que faz com paixão. Quando as coisas não vão como planejado no trabalho, por exemplo, é importante saber manter a calma e planejar novos passos para sua carreira. Nesse caso, a meditação pode auxiliar o profissional a aprender a viver o presente e traçar seu futuro, tirando lições do passado, sem se lamentar por ele.

Fale inglês e tenha mais sucesso na sua carreira. Faça um teste e melhore o seu nível.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar