5 hábitos de beleza tipicamente brasileiros

De forte personalidade, a aparência do povo brasileiro é conhecida pela beleza nos mínimos detalhes. Conheça os cinco hábitos de beleza típicos do Brasil.

5 hábitos de beleza tipicamente brasileiros
Da cabeça aos pés há costumes que os gringos amam ou odeiam.

Vaidade, exagero, prepotência, excentricidade, pode chamar do que quiser, mas não é à toa que os brasileiros despertam mistos de sentimentos tão intensos em quem nos vê de fora; é impossível ser indiferente a um povo tão notável.

Hábitos de beleza tipicamente brasileiros

Com algumas peculiaridades e a ousadia da personalidade, alguns hábitos de beleza são adotados por homens e mulheres brasileiros, da cabeça aos pés. Conheça cinco desses costumes que são capazes de provocar olhares tortos ou a licença para que também possam fazer parte da cultura.

Depilação

Desde os primeiros pelos nas pernas e axilas, as jovens brasileiras já são aconselhadas pelas mães e amigas a fazer uma depilação com cera. Para pelos mais escuros nos braços, há o clareamento ou chamado banho de Lua; já para acompanhar a tendência dos micro biquínis, a depilação íntima entra em cena.

Basicamente, somos condicionadas desde muito jovens a tratar do asseio estético com relação aos pelos do corpo; e a tendência se estende cada vez mais também sobre os homens brasileiros que seguem essa preferência.

Sendo o procedimento com cera algo tão icônico do nosso povo, a corriqueira depilação íntima tornou-se febre também em países como os Estados Unidos, onde a técnica introduzida por sete irmãs brasileiras em 1987 levou nossa cara à terra do Tio Sam sob o nome Brazilian Wax (ou cera brasileira, em tradução literal).

Popularizada por séries como Sex and the City e Desperate Housewives, a depilação que permite aos “gringos” cavarem seus biquínis sem pudor tem como público também homens que desejam se ver livres dos pelos pubianos.

Manicure

Com esmaltes de todos os tipos, cores, efeitos, coberturas e nomes estapafúrdios para diferenciar os milhares de modelos, a mulher brasileira entra em colapso quando precisa decidir por um deles para colorir e decorar suas unhas.

Entre hábitos considerados exagerados pelos estrangeiros, adotamos o costume de fazer as unhas uma vez por semana; um serviço de custo acessível e de qualidade, tanto no resultado quanto nos procedimentos de higiene e segurança. Mas esse ainda não é o hábito de maior estranheza.

Certamente, a prática que se tornou um hábito tipicamente brasileiro é a remoção das cutículas ao empurrar e eliminar excessos das unhas. É comum em outros países vermos dedos femininos onde a pele das cutículas avança sobre as unhas, disputando espaço com os esmaltes.

Maquiagem

Enquanto no ocidente temos a predominância de maquiagens sutis, abusando do nude ou mesmo com a ausência de quaisquer pigmentos sobre a pele - o que acaba sendo julgado como desleixo -, a mulher brasileira não sai de casa sem ter usado um pouco de cada produto que tem sobre a penteadeira.

Geralmente, entre as mais empolgadas, não se consegue ver a pessoa por trás da maquiagem, tamanha a preocupação em esconder marcas de expressão ou supostas imperfeições. Base, muita base, olho tudo, boca tudo, blush tudo, e no final já não dá pra saber quem é quem, nem dar um abraço em alguém sem deixar sua marca de pó sobre a roupa.

Cabelos

Seja para pintar os cabelos de uma cor exótica ou para seguir tendências e aderir à madeixas com luzes ou totalmente descoloridas, desde os períodos da pré-adolescência já se pode encontrar uma infinidade de meninas e meninos com química nos cabelos. Esse é um costume que dificilmente veremos em alguns outros países, onde mesmo após a vida adulta, poucos são os que realizam tais procedimentos.

Outro hábito bastante estranho aos olhos dos estrangeiros acontece juntamente do nosso costume em tomar banho todos os dias; para homens e mulheres, é muito comum lavar e tratar os cabelos durante o banho diariamente.

Roupas

Naturalmente espalhafatosos, os brasileiros apreciam o próprio corpo e fazem questão de mostra-lo, principalmente as mulheres. Ainda que a regra não se aplique de modo geral, roupas justas, curtas, estampadas, decotadas e coloridas ou todas elas juntas fazem parte do guarda-roupas ousado e permitido pelo clima tropical do país.

Entretanto, quando falamos em classe, algumas nações costumam apresentar mais estilo e discrição, combinando o vestuário adequadamente com a ocasião.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar