Como trabalhar de guia turístico. Salário médio é de R$ 2 mil

Gosta de consilhar viagem e trabalho? A profissão certa para você pode ser guia turístico. Saiba como fazer para se tornar um.

Como trabalhar de guia turístico. Salário médio é de R$ 2 mil
Salário atrativo e muitas viagens na bagagem. Veja como ser guia turístico

Para quem gosta de viajar, conhecer novos locais, entender a cultura por onde passa e lidar diretamente com o público, ser um guia turístico pode ser a profissão perfeita, afinal une – para muitos – o lazer com o trabalho.

MAIS VAGAS E OPORTUNIDADES
O E-Konomista não brinca em serviço, e vai te ajudar a encontrar a oportunidade certa. Faça o cadastro gratuitamente e receba vagas no Brasil e no exterior.

Características profissionais

O guia turístico precisa gostar de cuidar das pessoas, ou seja, atender bem seu passageiro, saber se ele está sendo bem servido, bem acolhido e bem tratado. Muita paciência, tolerância, persistência e conhecimento sobre as diversas culturas, são necessários para ser um bom profissional.

É importante saber que um guia turístico está sempre viajando, mas sempre a trabalho. E, por isso, ética e responsabilidade são essenciais. Na hora de organizar um roteiro, é importante o cumprimento da programação da viagem com pontualidade. Além disso, um guia de turismo tem que saber contar bem uma história e tornar um assunto interessante para que seu grupo queira ouvir o que ele tem a dizer. Tornando todos os momentos mágicos e inesquecíveis.

Leia mais: Descubra quais os melhores sites para procurar emprego

 

Vantagens e desvatagens

Quer saber mais sobre os guias de turismo? Conheça as vantagens e desvantagens desta profissão:
 

Vantagens 


  • Muitos guias de turismo são autônomos e assim podem ganhar mais e ter experiência com muitas agências de turismo.

  • Trabalham conhecendo outros locais

  • É possível fazer diferentes tipos de viagens, como: de ecoturismo, turismo cultural, turismo educacional, viagens convencionais, viagens de incentivo, etc.


Veja também: Como trabalhar de tradutor. Salários são lucrativos
 

Desvantagens


  • Por serem autônomos, não possuem estabilidade financeira

  • Quem trabalha viajando terá que abrir mão de diversos momentos com a família

  • Já que a maioria são autônomos, os profissionais não têm os benefícios do registro em carteira, como 13.º salário e seguro-desemprego, por exemplo.
 

Veja também: Como trabalhar de piloto de avião. Salários podem chegar a 25 mil reais por mês. 

Saber outra língua

No Brasil este fator não é determinante para concluir o curso mas, convém saber pelo menos o inglês fluentemente e, talvez, o espanhol. Como o profissional lidará com pessoas de diversos países, é importante ter conhecimento de outras línguas.
 

Média salarial

Como muitos guias são autônomos, o salário pode variar de acordo com a quantidade de trabalho mas, numa média, um guia de turismo ganha cerca de 2 mil reais.
 
Se você gosta de quebrar a rotina, estar cada dia em um local diferente e com pessoas diferentes, esta profissão pode combinar com você. Saber que alguém aprendeu mais contigo, que proporciona momentos de lazer para os viajantes e torna muitas ocasiões inesquecíveis, faz com que um guia de turismos seja uma profissão muito recompensadora e ideal para quem busca novas aventuras.

 

Leia mais: Como fazer networking para conseguir um emprego.

 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Carolina Benevides Carolina Benevides

Jornalista brasileira, Carolina Santarosa é formada pela Universidade de Fortaleza desde 2011. Atualmente cursa o 2º ano do Mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto. A profissional já trabalhou no marketing da Red Bull, foi Assessora de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza e do North Shopping Fortaleza. Fez intercâmbio acadêmico nos Estados Unidos e atualmente mora no Porto (Portugal).

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar