Como emitir GPS online: Guia da Previdência Social

Não é preciso mais comprar o carnê da Previdência, preencher a guia a mão e realizar o pagamento. Para facilitar, saiba como é possível emitir a GPS online.

Como emitir GPS online: Guia da Previdência Social
Confira o passo a passo para gerar a guia pela internet

Quem precisa gerar a Guia da Previdência Social (GPS) está acostumado a ir pessoalmente até bancos conveniados, casas lotéricas ou Centro de Atendimento ao Contribuinte da Receita Federal. Já faz algum tempo, porém, que esse procedimento não é mais necessário, já que é possível gerar a GPS online e economizar tempo e esforço na hora de realizar o pagamento.

GPS online: saiba como emitir

A Guia da Previdência Social, conhecida como GPS, é o documento utilizado para recolher contribuições sociais e é utilizado por empresas, contribuinte individual, facultativo, segurado especial ou empregador doméstico. Antes era necessário comprar o carnê da Previdência Social e preencher a guia a mão para depois realizar o pagamento bancário, mas desde 2015 é possível emitir a GPS online. O período escolhido para emissão da guia deve ser inferior aos últimos cinco anos e o contribuinte deve escolher para qual data deseja gerar a guia dentro do site da Previdência.

O procedimento para gerar a GPS online é simples e rápido. Acompanhe o passo a passo:

1. Acesse o link clicando aqui. O Sistema de Acréscimos Legais (SAL) calcula as contribuições previdenciárias devidas, atrasadas ou não, e dentro do portal clique em Cálculo de Contribuições Filiadas a partir de 29/11/1999;

2. Selecione a categoria (Contribuinte individual, doméstico, empresário, facultativo ou segurado especial), informe o número do NIT/PIS/PASEP e digite o código de segurança;

3. Na “Identificação do Contribuinte” confirme seus dados cadastrais antes de clicar em confirmar. Caso haja algum erro ou informação desatualizada será necessário pedir a atualização pessoalmente em uma agência do INSS;

4. A tela seguinte é identificada como “Dados de Cálculo por Salário”. No mês de competência, informe o mês anterior ao que está emitindo e em salário de contribuição informe o valor sobre o qual deseja recolher. Esse valor pode variar entre o piso e o teto do INSS, sempre lembrando que esses números mudam todo ano.

5. Na mesma tela, informe o código de pagamento específico da sua categoria de contribuição. O site da Receita Federal informa os códigos, caso fique em dúvida. A data de pagamento deve ser todo dia 15;

6. Confirme as informações e imprima o PDF gerado caso queira pagar a GPS online no banco ou lotérica. Se preferir o internet banking pode realizar o pagamento pelo computador ou smartphone.

Vale lembrar que a partir da competência 10/2015 o INSS não é responsável pelo recolhimento das contribuições de empregada doméstica. O contribuinte, nesse caso, é referente às competências 09/2015 e anteriores.

Outras modalidades

Além da GPS online e do carnê da Previdência é possível também efetuar o pagamento de mais de uma guia por meio de débito em conta cadastrando-se na agência da empresa ou utilizar a sala de autoatendimento das agências da Caixa, pagando com o cartão magnético. O sistema de débito automático também é autorizado para o contribuinte por meio de cadastro.

Cada tipo de contribuição tem uma data de vencimento diferente para realizar o pagamento. Contribuintes individuais, facultativos e segurados especiais podem pagar até o dia 15 do mês seguinte enquanto empregado doméstico é até dia 7 do mês seguinte. Empresa ou equiparada e cooperativas de trabalho tem até dia 20 do mês seguinte enquanto microempreendedores individuais (MEI) tem até dia 20 de cada mês.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Clara Grizotto Clara Grizotto

Jornalista faz-tudo: social media, assessoria, redação e publicidade. Queria mudar o mundo, mas descobriu que tem muito chão para percorrer antes.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar