Os 8 golpes virtuais que mais fazem vítimas no Brasil

Descruba quais os golpes virtuais mais comuns atualmente, saiba quais os danos eles podem causar e fique atento para não ser a próxima vítima.Veja como no artigo

Os 8 golpes virtuais que mais fazem vítimas no Brasil
Conheça os golpes mais comuns da internet

Golpes virtuais têm se tornado cada dia mais comuns e têm pegado até as pessoas mais previnidas. Os golpistas da internet estão sempre inventando novas formas de passar internautas para trás com golpes convincentes com formas de ganhar dinheiro fácil ou falsas mensagens recebidas nas redes sociais. Veja no artigo os golpes mais comuns e fique atento para fugir deles.  

Os cuidados que você deve ter ao comprar pela internet

Golpes virtuais – conheça os mais comuns e fuja dessa roubada

Mesmo seguindo padrões de segurança para navegar e comprar pela internet, existem alguns golpes que são tão bem elaborados ou disfarçados que, infelizmente, muitas pessoas acabam por ser lezadas. Veja alguns e previna-se:

1. Cupons de Desconto

É comum muitas lojas fazerem promoções distribuindo em seus sites cupons de desconto para utilizar a loja online, como fez recentemente o Ponto Frio e as Lojas Americanas, por exemplo. Pegando carona nessas ofertas que atraem milhares de usuários, os golpistas fabricaram um golpe que oferta cupons falsos com desconto de U$500 em troca de respostas a questionários. Eles utilizam nomes de empresas famosas e criam websites inteiros com o nome da marca para garantir maior veracidade ao golpe. O internauta então vai para a loja fictícia, gasta o dinheiro em seu cartão de crédito esperando ganhar 500 dólares de desconto, no entanto ele cadastra seu cartão em um site falso, não recebe o produto selecionado e ainda recebe uma fatura com uma quantia exorbitante, em dólares. Portanto, fique atento. Desconfie de cupons em moeda estrangeira e nunca cadastre seu cartão de crédito em sites que você não confia.

2. Pishing

Phising é o nome dado às fraudes eletrônicas caracterizadas pela tentativa de roubar informações sigilosas, como senhas e números de cartão de crédito, fingindo ser uma pessoa confiável, ou com um site que você normalmente usa só que falso.

As redes sociais têm sido o grande alvo desses golpistas nos últimos tempos. Você recebe um alerta: “Alguém acaba de publicar uma foto sua". Você imediatamente quer ver que foi. Você clica na mensagem e abre a página inicial do Facebook ou Twitter para você se logar novamente. Aqui está a fraude – a página é falsa, você se loga e os golpistas têm acesso ao seu nome de usuário e senha, podendo roubar suas informações ou até mesmo te subornar.

QUER A
SUA INTERNET RÁPIDA
E BARATA?
mude já!

3. Mensagem de Voz no WhatsApp

Como o WhatsApp virou um febre no Brasil e todo mundo vem utilizando mensagem de voz, um golpe foi criado e a própria rede social já vem alertando seus usuários sobre ele. Funciona da seguinte maneira: você recebe uma notificação dizendo que um contato seu te deixou uma mensagem de voz, com um convite para acessá-la. Quando você clica, um malware é instalado no seu dispositivo (celular, computador ou tablet). O WhatsApp alerta que não envia mensagens ou emails para os usuários, a não ser que tenha havido um contato técnico prévio por parte do cliente.

4. Falsos emails de instituições financeiras

Eles são muito comuns mas muitas pessoas ainda caem. Você já deve ter recebido (ou ouvido falar de alguém que recebeu) um e-mail do Banco X falando sobre atualização de dados. Assim eles conseguem obter tanto dados pessoais como bancários. Os bancos jamais irão fazer atualização de dados de seus clientes através de e-mails. Se você receber algum e-mail assim, delete antes mesmo de abrir.

5. Oportunidade de emprego

No atual momento de aumento do desemprego e arrocho salarial do país, pessoas mal intencionadas estão inventando novos golpes virtuais sobre oportunidades de emprego. Muitos deles fingem ser sites de emprego e empresas de recrutamento dizendo que receberam o seu currículo.  As promessas normalmente são home office job (trabalhar em casa) e de salários semanais acima da média. Desconfie, empresas não vão contratar ninguém pela internet, muito menos oferecendo dinheiro fácil. Essas falsas promessas normalmente pedem um envio de pagamento antecipado por treinamento ou dizem que vão enviar um hardware/software que você irá precisar para trabalhar. É um golpe, não se sinta iludido, os hackers poderam roubar informações e senhas.

6. Romances pela internet

Essa é uma armadilha perigosa que muitas pessoas estão caindo nas redes sociais. Essa modalidade de golpe funciona da seguinte maneira: os golpistas criam perfis falsos no Facebook (em sua maioria perfis masculinos para atrair mulheres) e eles seduzem mulheres com intuito de arrancar dinheiro. Os internautas conversam por meses com mulheres estrangeiras, geram uma situação de romance, falam com elas por Skype, como se fosse um relacionamento à distância normal. Mas depois de conquistar afetivamente as mulheres, eles apresentam dificuldades financeiras, problemas de saúde grave ou marcam de se encontrar, e então “eles dois” devem juntar dinheiro para que o amado vá para o Brasil encontrá-la. Golpe. Arrancam altas quantias em dinheiro e depois desaparecem. Muitas mulheres já morderam a isca e acabaram com decepções, desilusões amorosas, grandes perdas financeiras e muitas entraram em depressão, há relatos até de suicídio.

7. Furto de identidade

Furto de identidade é quando alguém utiliza o seu nome para obter vantagens e, muitas vezes, cometer crimes. A sua identidade pode ser furtada caso alguém abra uma empresa em seu nome, ou crie uma conta bancária usando seu nome e documentos e cause um grande prejuízo relacionado a sua identidade.  Outra possibilidade é pessoas criarem um perfil falso na rede social, falsifique mensagens em seu nome e consiga suas informações pessoais com seus contatos fingindo que é você. Isso é muito perigoso, portanto quanto mais informações você disponibiliza sobre a sua vida e rotina, mais fácil se torna para um golpista furtar a sua identidade, pois mais dados ele tem disponíveis e mais convincente ele pode ser.

8. Notificações de envio de remessa

Esse é um dos golpes virtuais que se tornaram famosos recentemente e está pegando muita gente no Brasil. A fraude é semelhante a dos cupons de desconto, você recebe uma mensagem em nome de uma empresa notificando sobre o envio de remessas de uma encomenda. Nesse e-mail eles colocam um código malicioso. Para que você não caia nesse golpe, os especialistas recomendam que você confirme o remetente do e-mail recebido antes de clicar, caso você tenha realmente uma remessa a receber. Confira se a página realmente possui um perfil oficial no Facebook ou no Twitter. Recomenda-se também verificar o URL da página, se o link estiver cortado ou com erros ortográficos, provavelmente é fraude.

Encontre a solução de internet banda larga com o melhor custo benefício.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar