Estes são os 15 golpes mais comuns durante viagens internacionais

Turistas no mundo inteiro, ao viajarem, acabam por se esquecerem de alguns cuidados básico e acabam sendo vítimas de golpes durante suas viagens.

Estes são os 15 golpes mais comuns durante viagens internacionais
Os turistas no mundo sofrem com golpes. Veja como evitar.

Ao viajar para um outro país, você se torna um turista no mundo. E para muitos oportunistas, essa é a grande chance para praticar um golpe. As pessoas costumam estar distraídas e com as malas e câmeras nas mãos para registrar cada momento, desde a chegada.

Os golpes mais comuns 

Conheça quais são os 15 golpes mais comuns aplicados aos turistas no mundo e os locais onde são mais comuns. O E-konomista te ajuda a fugir desta roubada.

1- O bracelete

Enquanto você anda pelas ruas, uma pessoa o aborda para colocar um bracelete ou fitinha no seu braço, com a desculpa de ser algo típico da região. Ao amarrarem o adereço, cobram uma quantia e, enquanto te distrai com o fato, uma terceira pessoa furta algum objeto do seu bolso ou mesmo da sua mochila ou mala.

Locais: Paris, Roma, Barcelona e Cairo

2- Uma rosa para a sua companheira

Esse golpe em turistas no mundo parte do constrangimento. Geralmente o “florista” entrega uma rosa para a mulher e então pede ao companheiro que pague por ela, caso contrário será considerado uma “má pessoa”. O problema está no valor exorbitante cobrado pela flor. A dica da vez é nunca aceitar nada de pessoas nas ruas, para não ter que pagar por algo que não deseja.

Locais: Paris, Roma, Barcelona e Portugal

3- O bebê

Acreditem! Uma mulher passa por você e, supostamente, arremessa um bebê aos seus braços. A reação de qualquer pessoa, a princípio, é agarrar a criança, que na verdade é uma boneca. Enquanto você tenta entender o que se passa, os comparsas levam as suas malas, que estão soltas.

Local: Roma

4- Casaco sujo

Já pensou em caminhar pelas ruas e de repente levar um jato de catchup ou qualquer outro molho ou bebida? É claro que a pessoa que o sujar será muito simpática, pedirá desculpas e se habilitará a limpar a sua roupa. O golpe acontece enquanto limpam a roupa e, ao mesmo tempo, esvaziam os bolsos do casaco.

Locais: Buenos Aires e Brasil

5- A câmera fotográfica

Um casal simpático pede para que você tire uma foto do casal e lhe entregam a câmera fotográfica. Porém, ao tenter tirar a foto, avisa-os que não funciona. E nesse momento em que os turistas pelo mundo perdem dinheiro, pois o acusam de ter quebrado o aparelho e que é preciso pagar por tal.

Locais: em toda Europa

6- Táxi pela cidade

Esse é um dos mais antigos golpes à turistas no mundo, no qual a rota é sempre a mais longa, para que o taxímetro vá a alturas. Para além desse golpe, há ainda auqles motoristas que muito simpáticos o ajudam a retirar as bagagens do porta-malas. Porém, neste momento, supostamente o carro é “roubado” e as suas outras bagagens que estão no interior são levadas pelo ladrão. Na verdade, nada mais passa que um golpe planejado em parceria com o motorista.

Locais: em todo o mundo

7- Ônibus barato

Que tal viajar entre cidades por um preço camarada? Essa pode ser uma boa economia, se a empresa é de reputação e confiável. Caso contrário, você pode estar sujeito a colocar sua mala no compartimento de bagagens e, só se deparar com o furto, quando for procurar por pertences. O que acontece é que uma pessoa está escondida lá embaixo e abre todas as malas a procura de pertences valiosos.

Local: Bangkok

Leia também: os festivais imperdíveis na Europa.

8- Cartão Clonado

Ao realizar o pagamento de alguma compra ou consumo, certifique-se que o mesmo será realizado na sua presença e, que o atendente não se encontra com o celular nas mãos. Ele pode estar tirando uma fotografia do seu cartão para clona-lo e também prestará atenção à sua senha, quando for digitada.

Locais: Barcelona

9- Falso policial

A autoridade o aborda na rua, alegando que há muita falsificação de notas e que será preciso conferir se são todas verdadeiras. Enquanto manuseia o seu dinheiro, rouba algumas notas, sem que você perceba, pois trata-se de um falso policial.

Locais: Bangkok, Bogotá, Cidade do México e Bucareste

Veja também: os países do mundo onde os turistas não são bem recebidos.

10- Ticket Falso

Cuidado ao adquirir bilhetes para entrada em monumentos e eventos. Os turistas no mundo costumam ser enganados com falsificações, que muitas vezes são perfeitas ao olho e não são aceitas na entrada do local.

Locais: Paris e Londres

11- Massagem na praia

Um simples dia de sol pode se tornar uma dor de cabeça enorme, quando uma massagem relaxante é oferecida. Mesmo que você não aceite os serviços, irão oferecer uma pequena amostra gratuita. Que na verdade, é um golpe! A pessoa não irá sair do seu lado, enquanto não lhe der dinheiro.

Locais: Barbados e Bahamas

Dicas para fazer a mala sem stress.

12- Aos homens solteiros

Uma atraente mulher começa a flertar com você, até que o convida para uma noitada em uma boate ou mesmo em um bar local. Cuidado, pois você pode ser drogado ou mesmo assaltado durante o trajeto! Há ainda as boates em que você entra e lindas mulheres começam a flertar com você e oferecem bebidas, mas depois vem um "amigo" cobrar muito caro pela companhia delas.

Local: Atenas e Budapeste

13- As crianças

É muito comum também ter crianças envolvidas em pequenos furtos (carteiras, relógios, câmera, documentos e dinheiro). Elas podem te cercar pedindo por dinheiro ou algo de valor, vendendo cartões postais e jornais ou mesmo pedindo para assinar uma petição para outras crianças.

Locais: Paris, Roma, Florença e Milão

Leia mais: como dormir em aeroportos.

14- O hotel

Tenha atenção ao nome e a localização do seu hotel. Alguns taxistas costumam ter acordo com hotéis super caros e tentam lhe convencer que o seu está fechado para reforma. Ao aceitar a nova indicação, o levam para o novo local. Outro golpe comum é o nome falso de hospedagem, que se parecem com as mais comuns da cidade (famosas) e, ao chegar no local, te convencem que trata-se do mesmo estabelecimento reservado.

Outros golpes comuns são relativos à confirmação dos dados de cartão de crédito por telefone. Supostamente um agente do hotel entra em contato, no meio da noite, e solicita as informações. Há também os agentes de inspeção. Normalmente são dois e, enquanto um o distrai com conversa, o outra furta alguns itens de valor que estejam expostos pelo quarto.

Locais: em todo o mundo.

15- Delivery

Ao passear pela cidade entregam-lhe um folheto de um restaurante maravilhoso que faz entregas delivery a preços incríveis. Basta entrar em contato e solicitar a entrega da comida, para que perguntem sobre os dados do cartão de crédito para pagamento. Turistas no mundo costumam acreditar e, sem querer, “pagam” pela comida que nunca será entregue.

Local: Estados Unidos

Estes exemplos foram retirados da lista elaborada pela empresa Just The Flight, a partir do relato de turistas no mundo que sofreram algum tipo de transtorno, durante uma viagem. O que não significa que possa ocorrer em outro local.

Tenha atenção!

Pequenos furtos também são comuns aos turistas que, em locais lotados como transportes públicos, trens, metros e ônibus se distraem com as bolsas e malas e acabam por ter os pertences furtados, sem que percebam.

  • Para não passar por problemas semelhantes, tenha sempre atenção às suas coisas e tente não caminhar pela cidade com celulares e câmeras à mão. Leve consigo uma pequena bolsa, com fecho, que esteja junto ao seu corpo.
  • Já os documentos e o dinheiro devem sempre andar junto ao corpo, em uma doleira, para evitar constrangimentos e problemas. Cuidado com aqueles que vestem roupas típicas ou vendem lembrancinhas, pois estas serão sempre pagas e muitas vezes, com valores fora do comum.
Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar