Golpe via WhatsApp oferece passagens da TAM

Falsa promoção oferece dois bilhetes aéreos grátis ao usuário; não caia nessa.

Golpe via WhatsApp oferece passagens da TAM
A mensagem vai acompanhada do link "101promo.net"

Novo golpe envolvendo o aplicativo WhatsApp. Desta vez, os criminosos tentam enganar os usuários oferecendo duas passagens aéreas grátis da TAM. Mas cuidado, não caia nessa. A mensagem tem a intenção de infectar o celular com um malware e com isso, coletar informações pessoais das vítimas.

Os cibercriminosos já ofereceram cupons do McDonalds, Burger King, Zara e diversos outros estabelecimentos via aplicativo. Desta vez, falsa promoção chega em uma mensagem pelo WhatsApp, acompanhada de um link que diz tratar-se de uma comemoração ao suposto aniversário de 50 anos da TAM. A mensagem vai acompanhada do link "101promo.net", que não tem qualquer ligação com o site da companhia aérea.

Como evitar o golpe

Neste golpe, para receber as passagens gratuitamente, o usuário precisa clicar no link e responder a quatro perguntas. No entanto, o máximo que a pessoa vai ganhar é um malware no celular. E para piorar a situação, a praga virtual cadastra a pessoa que clicou no link em serviços de mensagem pagas e compartilha a promoção falsa automaticamente com os contatos da vítima, não só via WhatsApp, mas também em outras redes sociais.

Fique tento, pois as mensagens vêm cheias de erros de português e, além disso, a TAM chama-se agora LATAM, depois de fundir suas operações com a LAN no ano passado. E outra dica: sempre desconfie de promoções “milagrosas” nas redes sociais. Antes de clicar em um link para participar, sempre busque informações diretamente na página oficial da empresa.

Se receber, não repasse

Se você foi vítima desse golpe, alerte seus contatos e cancele os serviços em que foi cadastrado sem saber. A assessoria de imprensa da LATAM, divulgou, por meio de nota, que a suposta promoção não é verdadeira. "A LATAM Airlines Brasil informa que a promoção que está circulando nas redes sociais e e-mails é falsa", explicou a empresa. O grupo esclareceu que "só divulga suas campanhas, ofertas e promoções em seus canais oficiais".

Foto: Reprodução Pexels
strong>Veja as nossas Últimas Notícias

Gostou? Compartilhe!
Michelle Monte Mor Michelle Monte Mor

Formada em Comunicação Social e em Mídias Digitais. Escreve sobre o setor automotivo desde 2004. Não larga o smartphone e vive conectada às redes sociais. Adora viajar e dirigir.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar