Vírus no Android e Golpe no Instagram: veja como evitar que seu celular seja infectado

Vários usuários mal intencionados estão infectados celulares e computadores através do Golpe no Instagram e do Vírus no Android. Saiba como evitar esses golpes.

Vírus no Android e Golpe no Instagram: veja como evitar que seu celular seja infectado
Conheça o Golpe no Instagram e o Vírus no Android e saiba como não cair nessa

Todo mundo sabe que existem muitos usuários de internet mal intencionados que tentam nos fazer clicar em links e baixar dispositivos que causam danos ao nosso computador ou celular. Além disso, há aqueles que tentam roubar nossos dados pessoais e bancários para cometer fraudes. Precisamos ficar atentos porque todos os dias surgem novos golpes e trapaças na rede. Os mais recentes são o Golpe no Instagram e o Vírus instalado na raiz do Android. Se você usa a rede social Instagram e/ou tem um celular Android, leia o artigo com atenção.

5 câmeras para tirar fotos como os efeitos do Instagram

Golpe no Instagram: saiba como não cair

golpedoinstagram


O Instagram é uma rede social de fotografias e mini-videos com mais de 400 milhões de usuários no mundo todo. A rede social é utilizada por todo tipo de gente: fotógrafos amadores, profissionais, celebridades, políticos, marcas famosas e também por hackers e golpistas que tentam roubar login e senha de usuários e ganhar dinheiro com falsas pesquisas.

Veja também os 4 golpes mais comuns para roubar dados do Whatsapp

Como funciona o golpe

O golpe foi descoberto pela empresa de segurança digital Symantec e o principal alvo dos golpistas é o público que gosta de postar imagens com hashtags (#) populares. Quem tem Instagram sabe: quanto mais seguidores e mais curtidas tiverem suas publicações, melhor. Portanto, os golpistas oferecem aos usuários a falsa possibilidade de ganhar milhares de seguidores de uma hora para a outra clicando em um link. Caso o usuário clique no link, ele é direcionado para um site muito semelhante ao Instagram (é difícil perceber a diferença) que contamina o seu celular e pode roubar seus dados, logins e senhas.

Grande parte dos links fraudadores te levam a sites de phishing (sites de fraude eletrônica que tentam roubar dados bancários te dizendo que você ganhou prêmios, por exemplo) e alguns que levam a um site que oferece gratuitamente seguidores e curtidas. Em última análise, os usuários são direcionados a um esquema de pesquisa, que é apoiado por um programa de afiliados.

pague menos para usar internet no celular

Como fugir do golpe

Se você é usuários da rede Instagram, jamais clique em links suspeitos e sempre disconfie de quem te oferecer uma possibilidade de ter o número de seguidores e curtidas aumentado instantaneamente. Uma boa dica para fugir do golpe no Instagram é também manter as configurações de privacidade atualizadas nas redes sociais. Só permita que sua conta seja visualizada por quem você autorizar.

Vírus na raiz do Android

golpedoinstagram


Pesquisadores da empresa especializada em segurança móvel Lookout descobriram recentemente um vírus instalado na raiz de aparelhos Android que desvirtua as permissões mais profundas do sistema operacional e é praticamente impossível de ser removido.

Facebook também tem vírus: veja como remover

Como funciona o golpe

Em análise, os pesquisadores encontraram mais de 20 mil celulares Android infectados com versões falsas de aplicativos muito utilizados como o Facebook e o Twitter.  Os aplicativos falsos funcionam exatamente igual aos originais, o único detalhe é que ao instalar você deixa exposto o seu celular e os golpistas conseguem se infiltrar na raiz dos Androids e manipular permissões entre os aplicativos do sistema.

Atualmente, os aplicativos falsos estão sendo utilizados para forçar a exibição de publicidade. Mas segundo a empresa, se os golpistas conseguem fazer essa manipulação através dos apps, eles podem conseguir fazer coisas muito mais sérias como desestabilizar toda a cadeia de segurança do Android.

As coisas que você faz na internet e que atraem vírus

Como fugir do golpe

Os aplicativos falsos são instalados nos Androids quando se baixa fora do Google Play, em sites de empresas terceirizadas – muitas delas oferecidas na internet nos mecanismos de busca. Portanto, sempre que for baixar qualquer aplicativo, baixe sempre pelo Google Play para evitar esse tipo de risco.

Deixe o celular conectado sem gastar uma fortuna. Saiba já como economizar!


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar