Os principais golpes sobre ganhar iPhone na internet

Sempre se renovando e de volta às redes sociais, e-mails e outros meios virtuais, saiba como se prevenir contra os golpes para ganhar iPhone na internet.

Os principais golpes sobre ganhar iPhone na internet
É preciso ficar atento

De tempos em tempos, oportunistas encontram novos meios de introduzir golpes na internet, onde consumidores são iludidos ou mesmo roubados na tentativa de concorrer a determinado produto por sorteio ou compra-lo a preços muito abaixo dos praticados no mercado. Acredite, para ganhar iPhone na internet será necessário muito mais do que apenas curtir e compartilhar postagens nas redes sociais.

Ganhar iPhone na internet? Não caia no golpe

É comum nas redes sociais, ou mesmo em mensagens de e-mail ou WhatsApp onde postagens, compartilhamentos ou correntes tentam convencer sobre promoções ou campanhas imperdíveis onde seria possível ganhar iPhone na internet sem fazer qualquer esforço. No entanto, saber identificar a veracidade dessas informações é essencial para não cair em golpes, expondo suas informações pessoais ou entregando o seu dinheiro à criminosos.

Entre as mais famosas tentativas de enganar interessados em ganhar iPhone na internet e que trouxe recentemente mais uma onda de golpes no Facebook é o sistema dos sorteios, onde uma página faz se passar por oficial da Apple e, para concorrer ao cobiçado aparelho, será preciso curtir a fanpage, comentar a foto onde constam os iPhones da “promoção” e compartilha-la publicamente.

Os mais aplicados

As variações deste mesmo golpe são diversas; algumas versões mais famosas culpam lotes sem película exterior da caixa – o que inviabilizaria a comercialização em lojas – para estarem realizando o suposto sorteio. Entretanto, basta refletir por um breve momento para concluir que nada pode vir tão fácil assim e que tal sorteio milagroso nada mais é que uma tentativa de angariar inúmeros curtidores para diversas finalidades – em sua grande maioria, desonestas.

Basicamente, depois de reunir centenas de milhares de compartilhamentos, comentários e likes, o dono dessa página pode lucrar com ela de diversas maneiras. Uma delas é vende-la ou mesmo utiliza-la para a distribuição de spam, disseminando vírus ou vulnerabilizando seus dados pessoais. Em outras situações, a página pode ser vendida e ainda renomeada para outro assunto completamente aleatório.

Além do Facebook, os golpes são aplicados frequentemente através de sites onde os layouts se passam por lojas confiáveis mas, na verdade, apenas seu visual é semelhante e com isso o consumidor paga um produto inexistente e mais uma vítima foi feita. A exemplo, em meados de Novembro de 2015, um site falso das Lojas Americanas foi colocado no ar onde oferecia um iPhone 6 Plus com 60% de desconto e, na proximidade das promoções da Black Friday, muitos foram os consumidores que caíram no golpe.

Como reconhecer um golpe

Independentemente dos golpes para ganhar iPhone na internet, para estar livre dos cybercrimes alguns cuidados muito simples podem garantir sua segurança. Em primeiro lugar, desconfiar ainda é a melhor alternativa para nem sequer acessar links ou abrir e-mails, pois nenhuma boa oportunidade como essas aparece tão facilmente.

Quanto ao Facebook, golpes assim como o do iPhone também são aplicados com carros e outros itens de alto valor. Nestes casos, também é uma responsabilidade do usuário refletir e passar longe de uma mentira tão óbvia. Na dúvida, cheque o site oficial do fabricante e consulte a página verificada da empresa nas redes sociais para se certificar da promoção ou sorteio; no Facebook, Twitter e Instagram, por exemplo, as contas verificadas são identificadas por um check na cor azul ao lado do nome.

Ao acessar o link de uma loja online, verifique a URL e se ela confere com o nome da empresa e se possui o protocolo de segurança https:// antes do restante do endereço.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Redação E-konomista Redação E-konomista

O E-konomista é um portal on-line que busca fornecer dicas sobre economia em diversos aspectos da vida. Caso queira contactar a nossa redação, envie um e-mail para o info@e-konomista.com.br.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar