Os 10 gestos e atitudes impensáveis no exterior

Alguns gestos e atitudes inocentes podem ser considerados ofensivos em outros países. Confira a lista e prepara-se para não cometer uma gafe na próxima viagem.

Os 10 gestos e atitudes impensáveis no exterior
Você sabia que um sinal de “jóia” pode ser uma ofensa. Veja a lista de gestos e atitudes proibídos

A dica da vez para quem vai viajar para o exterior e não deseja cometer nenhuma gafe é pesquisar sobre a cultura e, principalmente, sobre os gestos e atitudes que devem ser evitados. Quer um exemplo bem simples? O círculo feito com o polegar e o dedo indicador, que para os brasileiros é um sinal obsceno, no EUA é apenas um “ok” e na Tunísia, uma ameaça de morte.

 

ECONOMIZE NA SUA VIAGEM
O E-Konomista vai te ajudar de graça a economizar na organização da viagem. Faça o cadastro e receba informações personalizadas sobre como poupar em passagens, destinos e roteiros.

10 gestos e atitude proibidos 

Abaixo o E-konomista mostra uma espécie de guia para você não arrumar problemas na sua viagem. Afinal, nada mais feio do que ter gestos e atitudes ofensivas na "casa dos outros".

 

1- Paz e Amor

gestos e atitudes

Na lista dos gestos e atitudes proibidas no exterior encontramos este sinal. O sinal feito com o dedo indicador e o terceiro dedo (um V), com a palma da mão virada para você é um sinal tão ofensivo quanto levantar o dedo do meio aqui no Brasil. Isso é válido no Reino Unido, Austrália, Irlanda e Nova Zelândia.

 

2- Joinha

gestos e atitudes

Aquele mesmo sinal de like do Facebook também é um gesto obsceno em países como Afeganistão, Irã e partes da Itália. Em algumas regiões da Grécia, também funciona como um convite para uma relação sexual.

 

Veja mais: 10 casas de escritores que você deve visitar.

 

3- Venha cá

gestos e atitudes

Na lista dos gestos e atitudes proibidas no exterior encontramos este sinal. Chamar alguém, com o dedo indicador, na Filipinas por exemplo, é o mesmo que chamar por um cachorro. Ou seja, bastante rude fazer isso com uma pessoa. Já em países como Singapura e Japão o gesto é bem pior, significa morte!

 

 

4- Mão esquerda

gestos e atitudes

Parece bobagem ter que prestar atenção com qual mão deve ou não pegar um alimento. Não em países da África ou no Oriente Médio, Índia e Sirilanca. Quer saber o por quê? A mão esquerda é usada para se limpar após ir ao banheiro. Portanto, comer apenas com a mão direita.


Veja mais destinos importantes para conhecer.

5- Hi Five

gestos e atitudes

Na lista dos gestos e atitudes proibidas no exterior encontramos este sinal. O sinal americano com a mão espalmada, equivalente ao de pare no Brasil, é interpretado de outra maneira na Grécia. Na época Bizantina, criminosos eram parados com este gesto nas ruas e aqueles que estavam pelo local podiam passar carvão ou excrementos em seus rostos com a mão espalmada.

 

Leia mais: As viagens radicais mais desafiadoras.

 

6- Cruzar os dedos

gestos e atitudes

Sabe quando torcemos para que algo positivo aconteça, cruzando os dedos das mãos (indicador e dedo do meio)? No Vietnã não é considerado um gesto de sorte e sim, uma referência grosseira às partes femininas.

 

Veja mais: 10 casas de escritores que você deve visitar.





7- Chifrinho

gestos e atitudes

Na lista dos gestos e atitudes proibidas no exterior encontramos este sinal. Tá certo que muitos já o fizeram durante uma foto, colocando a mão atrás da cabeça de um amigo, para fazer chifrinhos com os dedos indicadores e mindinho. Porém, essa expressão pode causar problemas na Itália, Espanha, Portugal. Colômbia e até mesmo no Brasil, pois significa que o homem foi traído pela esposa.

 

 

8- Abanar as mãos

gestos e atitudes

Você sabia que na Coréia do Sul existe uma diferença entre abanar a mão com a palma para baixo ou para cima, como se fosse chamar alguém ou pedir um táxi? Virado para cima é para chamar por cachorros.

 

Veja também: Cenários de filmes famosos que você precisa conhecer.

 

9- Bom garoto

gestos e atitudes

Passar a mão na cabeça de uma pessoa ou até mesmo em uma criança de religião budista é uma ofensa grande, pois a cabeça é considerada a parte mais sagrada do corpo, onde o espírito vive. Evite fazê-lo quando visitar a Tailândia, por exemplo.

 

 

10- Figa

gestos e atitudes

Muitas pessoas fazem esse sinal, colocando o polegar entre o dedo indicador e o do meio para atrair coisas boas ou afastar as ruins. Porém, na Turquia, este é um gesto considerado como agressivo.

 

Já deu para perceber que alguns gestos comuns para os brasileiros podem não ser bem interpretado durante uma viagem no exterior. Para não cometer gafes como estas, devido às diferenças culturais, faça uma pesquisa rápida sobre o país e as expressões orais e corporais que podem ou não te ajudar.

 

A regra de ouro nestes casos é apelar para o bom senso e a atenção!

 

Não deixe de acessar mais informações sobre viagens!

 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar