Gel de linhaça no cabelo funciona? Veja como fazer

Conheça os benefícios do gel de linhaça, esse versátil ingrediente da culinária natural que também pode ser utilizado para modelar e nutrir os cabelos.

Gel de linhaça no cabelo funciona? Veja como fazer
Saiba como preparar o gel para nutrir os fios e modelar cachos

A linhaça é uma semente bastante difundida na mesa de quem segue receitas de cunho mais orgânico e saudável, mas sua versatilidade não se restringe apenas à cozinha, pois o gel de linhaça surge como proposta natural para o tratamento capilar.

Talvez o que mais atraia para o uso desse produto é a combinação de inúmeros benefícios com um custo realmente baixo, sendo possível encontrar embalagens de 200g a um preço médio de R$3. A facilidade com que se encontra a semente de linhaça é outro ponto favorável pois, diferente de outros produtos da linha natural, encontrados somente em lojas especializadas ou em lojas on-line, a linhaça é comercializada livremente na grande maioria das redes de supermercados brasileiros.

Por que usar gel de linhaça nos cabelos

O gel de linhaça começa a mostrar uma série de vantagens, principalmente por ser uma ótima alternativa para os que possuem algum tipo de alergia a certos cosméticos, já que o risco alergênico é baixíssimo. A linhaça é advinda do Linho, uma planta comumente utilizada na confecção de muitos tecidos, e sua semente é rica em óleos, proteínas, minerais e ácidos graxos.

Com tais propriedades, essa carga nutritiva e reparadora pode ser aproveitada tanto na culinária como na estética capilar, servindo como um ótimo ativador e amaciador de cachos. A alta densidade do óleo presente na linhaça faz com que o gel adquira a textura ideal para modelar cachos ou ondas nos cabelos, sendo ainda competente para o controle do frizz e para a nutrição dos fios, deixando-os macios, fortes e brilhantes.

Como fazer

Outra vantagem do gel é que este não precisa ser comprado em sua forma final, já que seu preparo caseiro é simples e rápido. O melhor é que o resultado desse método tem um custo bem reduzido e pode ser utilizado com frequência.

Os ingredientes necessários são uma colher de sopa da semente de linhaça, uma xícara de água, um coador médio, uma panela e um recipiente para depositar o gel. O primeiro passo é juntar as sementes com a água e levar o conteúdo ao fogo na panela escolhida. Em apenas 5 minutos de espera já será possível observar o conteúdo gelatinoso em meio as sementes.

Com o gel extraído da linhaça e diluído em água, é preciso apenas coar esse preparado a fim de separar o gel das sementes, esperar esfriar e utiliza-lo nas madeiras. Lembrando que o gel tem baixa durabilidade e não deve ser armazenado por mais que alguns dias (até uma semana) na geladeira.

Saiba como fazer shampoo a seco caseiro

Uso e aplicação

Sem contraindicações, a aplicação é semelhante a outros ativadores de cachos industriais, bastando espalhar uniformemente o conteúdo pelos cabelos enquanto “amassa” os fios para estimular a formação das ondas.

Ele pode ser aplicado sozinho, pois possui um fator de hidratação superior a grande maioria dos ativadores convencionais, mas nada impede de misturar o gel a um creme de leve concentração, de acordo com o critério pessoal. O gel de linhaça pode ser utilizado sempre que desejar, cuidando para não aplica-lo em excesso para que os cabelos não fiquem com aspecto pesado ou oleoso demais.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar