6 dicas espertas para gastar menos no barzinho

Aproveitar o final de semana com amigos num bar é tudo de bom, desde que não gaste descontroladamente. Veja como sair sem precisar entrar no cheque especial.

6 dicas espertas para gastar menos no barzinho
Divirta-se, mas gaste com responsabilidade.

Se tem uma coisa realmente prazerosa é saber que chegou o fim de semana, para reunir amigos para aquela resenha. Seja happy hour, ou a boa e velha saída num sábado à noite, o certo é que estar numa mesa de bar rodeado de pessoas que gostamos faz bem ao coração.

O que não faz bem, pelo menos para o bolso, é sair, curtir, e no dia seguinte perceber que causou um rombo no orçamento. Quem nunca gastou os tubos num final de semana e ficou no perrengue o resto do mês, que atire a primeira pedra.

6 dicas para gastar menos no barzinho

Pensando na galera que gosta de sair com os amigos - ou mesmo sozinha - sem abrir mão da economia, destacamos algumas dicas para ajudar a gastar menos. Você vai ver que é possível aproveitar o final de semana, sem precisar atrasar a conta do celular.

1. Não tenha medo de pesquisar

Assim como se faz com qualquer outro tipo de compra, antes de sair para o bar, uma pesquisa de preços pode revelar boas surpresas. Primeiramente, é necessário um pouco de boa vontade para não ir ao bar mais badalado, uma vez que neles os preços costumam ser mais salgados.

Decida com antecedência se vai sair só para beber ou se também vai comer alguma coisa. Há bares em que a bebida sai mais caro que a comida, e vice versa. Sites em que podem ser pesquisados locais e preços são o TripAdvisor, Guia da Semana e Oba Oba.

2. Olho vivo no deslocamento

Quem mora longe dos bairros boêmios ou não tem opções de bares por perto, precisa ter bastante atenção com o que se gasta com transporte. Nesses casos, o que se gasta com táxi pode significar uma boa fatia dos custos de uma noite, portanto, o ideal é juntar amigos e rachar a corrida.

Uma boa opção também é contar com amigos que tenham carro, juntar a galera e fazer aquele rateio para o combustível e estacionamento. E é claro: jamais beba se for dirigir!

3. Só vai beber? Alimente-se em casa

Para quem prefere ir ao bar exclusivamente para beber, comer alguma coisa em casa antes de sair é o ideal. Se não rolar comer em casa, tente saber com as pessoas que vão se elas pretendem comer, e rache a conta dos petiscos, ou mesmo da pizza.

Pizza e Cerveja

 

4. Pense bem antes de dividir a conta

Estando junto aos amigos, é fácil achar que rachar a conta vai garantir a economia, mas nem sempre isso se aplica. Às vezes o que se consome não chega nem perto do valor a ser dividido, e há casos em que amizades são desfeitas por causa da discórdia semeada pela conta. Se você não vai beber ou comer muito, pegue sua comanda individual, e agarre-se a ela com unhas e dentes.

Perdi a comanda de consumo! Tenho mesmo que pagar a conta?

5. Atenção aos macetes dos bares e restaurantes para cobrar mais

Em alguns estabelecimentos, o preço dos petiscos variam por tipo de porção, geralmente para uma ou duas pessoas. Observe as quantidades, e, se necessário, pergunte ao garçom se o que é servido cumpre o que promete. A consumação também, apesar de ser uma forma de cobrança conhecida, pode trazer certas surpresas desagradáveis para quem esperava pagar menos, assim como a cobrança de couvert artístico. Evite esses locais.

6. Reserve um valor só para gastar no bar

Já que a ideia é pesquisar e se planejar, uma boa forma de conter gastos é separar um valor que caiba no orçamento. Dessa forma, evita-se baques inesperados no saldo bancário, de forma a não precisar renunciar ao tão esperado chopp no fim de semana. Se tiver algum amigo que dirija para ir junto, melhor ainda.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Julio Benck Julio Benck

Jornalista em permanente formação, entende que toda profissão tem sua arte e uma beleza característica, é só saber encontrar.

Na Web:

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar