6 coisas que mais fazem você gastar dinheiro no verão

Todo verão temos a impressão de que nossas economias derretem, já que nos sentimos impelidos a gastar com uma série de produtos aparentemente indispensáveis.

6 coisas que mais fazem você gastar dinheiro no verão
Vem chegando o verão, mas já pode encerrar a temporada de gastos.

Verão é a estação ideal para aproveitar a vida. Sol, calor, férias e muitas e tentadoras opções de lazer. É difícil resistir ao apelo da publicidade, com tanta novidade sendo anunciada diariamente na TV e internet.

Mas...não é porque estamos no verão que isso significa sair por aí botando a mão no bolso descontroladamente para gastar. Pode não parecer, mas existem despesas que, de tão corriqueiras e inofensivas, tornam-se um baque no orçamento difícil de reverter. Não menos importante, gastando regularmente com besteira, criamos o hábito de não guardar e não seguir planejamento,o que é desastroso no longo prazo e adia aquela viagem ou a compra da casa própria por tempo indeterminado.

Para os jovens, esse é um apelo que deveria receber mais atenção, afinal, quem começa cedo antecipa o sucesso. Independência financeira não é o mesmo que trabalhar até o fim da vida…

Como gastar menos no verão

Um dia de cada vez, com boa vontade e um pouco de disciplina, dá para evitar gastos perfeitamente dispensáveis no verão. São eles:

1. Comer fora

Para saber se comer fora vale a pena, a receita é simples, ou seja, basta calcular. Pegue o valor de uma refeição e multiplique por 20, ou seja, os dias úteis em que você normalmente come fora. Se esse valor chegar a 30% do que você gasta em compras no supermercado em um mês, certamente comer fora não é uma opção viável. Diminua a quantidade de almoços naquele self service ou os elimine, aderindo à boa e velha marmita. Isso vale até para aquela água comprada do camelô, que pode ser perfeitamente substituída pelo squeeze abastecido em casa.

2. Cerveja

Quem gosta de cerveja sabe que não dá para beber uma só...pode não parecer, mas é comprovado por ex-bebedores que, ao abandonar a loira gelada, isso se reverteu em bens materiais e mais dinheiro no bolso. A escolha é sua.

Cerveja

 

3. Produtos de beleza

Quem tem namorada, é ou foi casado sabe o quanto as mulheres gastam com a beleza. No verão, a necessidade de retocar maquiagem, fazer unhas, sobrancelhas e depilação pode gerar um estrago considerável no orçamento. Talvez seja hora de convencer sua companheira sobre a real necessidade de comprar o kit de maquiagem novo que a amiga que vende Mary Kay oferece toda semana…

4. Ar condicionado

Sim, é difícil, quase impossível, deixar de ligar o ar condicionado no verão, ainda mais quando estamos batendo temperaturas que beiram os 50 graus. Não precisa deixar de ligar, mas é importante saber quantas horas com o aparelho ligado por dia cabem no seu orçamento. Faça o cálculo no site Web Ar Condicionado e evite uma conta de luz estratosférica.

Ar Condicionado

 

5. Sair com o carro...todo dia

Com o calor e a ausência de ar condicionado em parte da frota de ônibus, tem quem se sinta mais confortável em usar o carro todo dia. Ok, nada contra, mas uma calculada no custo do combustível vai bem nesse caso. Será que não é possível usar trem, metrô ou BRT para se deslocar para o trabalho? Ninguém nasce sobre quatro rodas.

6. Fast food

Quem quer pilotar fogão no verão, quando o calor inclemente torna as cozinhas verdadeiros fornos? É nessa época que o apelo ao fast food é ainda mais insidioso, pela praticidade, comodidade e pelo sabor. Hambúrgueres, Hot dogs e sanduíches são uma tentação mas, além de estremecer o orçamento, podem até causar problemas de saúde, já que produtos como maionese, catchup e mostarda, quando mal conservados, são bastante perigosos. Uma conta que pode ser muito indigesta…

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Julio Benck Julio Benck

Jornalista em permanente formação, entende que toda profissão tem sua arte e uma beleza característica, é só saber encontrar.

Na Web:

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar