Vale a pena abastecer com gasolina aditivada?

Conheça no nosso artigo o diferencial da gasolina aditivada, os benefícios que ela traz ao carro e quanto custa investir nesse combustível diferenciado.

Vale a pena abastecer com gasolina aditivada?
Os benefícios e mitos da gasolina aditivada

Veja mais informações no seu celular, faça hoje o seu plano de internet móvel

 

Todo mundo sabe que a gasolina aditivada é melhor do que a gasolina comum, mas pouca gente sabe o porquê, quais benefícios ela traz e os motivos de ela ser mais cara. Confira no nosso artigo o que é a gasolina aditivada, os benefícios de se abastecer o carro com esse tipo de combustível e os mitos acerca dele.
 

FAÇA O TESTE 
Antes de comprar um carro o ideal é testar. Para isso indicamos alguns dos melhores test drives do Brasil. Veja mais!

Gasolina aditivada  X  Comum

A gasolina aditivada contêm em sua composição um aditivo detergente e dispersante. Esse aditivo tem a função de limpar todo o sistema de alimentação do veículo: o tanque, a linha de combustível, a bomba e os injetores. A gasolina aditivada dispersa os resíduos deixados pela gasolina comum, retardando a oxidação do combustível e impedindo que se forme carbonização na câmara de combustão do veículo.
 

Segundo Henrique Basílio Pereira, membro da Comissão Técnica de Motores Otto da SAE Brasil, a gasolina aditivada vendida no Brasil é eficaz e cumpre sua função de manter a limpeza interna do sistema de alimentação do veículo.

 

Gasolina aditivada não aumenta o desempenho do veículo

Ao contrário do que muita gente pensa, abastecer com gasolina aditivada não vai tornar seu carro mais potente nem aumentar o número de quilômetros gastos por litros. A única função da gasolina aditivada é de limpeza, evitando problemas futuros como a necessidade de limpar os bicos injetores ou outro tipo de faxina na linha de alimentação.

 

Veja como fazer test drive em carros de luxo.

 

Gasolina superaditivada, Premium ou Podium

Esse sim é um combustível feito para dar mais potência ao carro, mas atenção: ela não é benéfica para qualquer motor. As gasolinas Premium possuem uma alta octanagem e melhora o desempenho em veículos mais sofisticados com elevada taxa de compressão. No Brasil, o mais comum é os motores serem feitos para a baixa compressão, enquanto os modelos importados são produzidos para se mover com gasolinas tipo Premium. Portanto, já que os nossos motores não foram feitos para esse tipo de combustível, a função de dar mais potência a ele é imperceptível.
 

Mas o contrário é complicado: abastecer motores importados com gasolina comum é prejudicial ao desempenho do veículo. O uso gera uma combustão anormal e a gasolina funciona como se fosse um combustível adulterado.
 

Portanto, ideal é utilizar a gasolina ideal compatível para o tipo de motor do seu carro.

Os 5 carros menos poluentes

 

Motor limpo é menos poluente

O uso regular ou alternado da gasolina aditivada em seu carro ajuda o meio ambiente. Isso porque com o sistema de alimentação livre de resíduos, o seu carro emite menos gases poluentes para a atmosfera. Então, utilizar a gasolina aditivada beneficia não só a limpeza do seu carro como prejudica menos o nosso meio ambiente.

Veja também: Os carros menos roubados do Brasil

 

Carros Flex

Se o carro é flex, abastecer de vez em quando com o etanol traz os mesmos benefícos que abastecer de vez em quando com a gasolina aditivada. O etanol, por ser derivado da cana de açúcar, traz as mesmas vantagens de limpeza do sistema de alimentação do veículo do aditivo colocado na gasolina. E é mais barato.

Confira a lista dos carros mais vendidos do Brasil 

 

É preciso abastecer sempre com gasolina aditivada?

Há quem faça essa escolha para manter o sistema de alimentação do carro sempre limpo. Mas como preço da gasolina no Brasil já não anda barato e a gasolina aditivada é um pouco mais cara, recomenda-se que utilize um tanque de gasolina aditivada para cada dois tanques de gasolina comum. Essa quantidade é suficiente para manter o seu carro livre de resíduos.


Confira algumas dicas para fazer o seu test drive.

 

Quanto custa a gasolina aditivada?

O preço da gasolina varia muito de cidade para cidade, mas média de acréscimo de preço da aditivada para a comum é de R$ 1,50 para cada 10 litros. O valor é mais alto, especialmente, porque os aditivos usados são importados.
 

Mas é importante alertar: se você sempre usou gasolina comum para abastecer o carro, faça uma limpeza geral do sistema de alimentação antes de passar a consumir a gasolina aditivada. Os resíduos existentes há muito tempo dentro do seu sistema de alimentação não vão ser removidos facilmente com o uso da aditivada. Faça uma faxina e só depois começe a usar regularmente ou alternadamente a gasolina aditivada.


Leia também:

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar