Como ganhar dinheiro no Facebook

Com a ascensão da rede social, listamos 5 formas simples de se ganhar dinheiro no Facebook através de ferramentas disponibilizadas pela própria plataforma.

Como ganhar dinheiro no Facebook
A rede social oferece ferramentas para quem deseja fazer ou divulgar negócios

O grande sucesso, repercussão e alcance de público através das mídias sociais atrai cada dia mais usuários, mais desenvolvedores de conteúdo e, especialmente, mais pessoas e empresas interessadas em ganhar dinheiro no Facebook.

O que a princípio parecia apenas uma rede de contato social e entretenimento é atualmente também um grande mercado virtual aberto, vinculado especificamente aos gostos e necessidades individuais dos usuários - o que explica seu grande alcance e eficácia.

Hoje em dia é impossível pensar em um plano de marketing digital, seja qual for o tamanho do empreendimento, sem pensar em estratégias para o Facebook. Além de ganhar dinheiro no Facebook é possível otimiza-lo como a principal ferramenta para atingir seu público alvo.

5 maneiras de ganhar dinheiro no Facebook

Pode parecer simples mas quanto mais se investiga mais são as possibilidades para investir e ganhar dinheiro no Facebook. Atualmente existem inclusive cursos especializados em formar profissionais de marketing para a rede social. Selecionamos, portanto, cinco das principais maneiras de ganhar dinheiro no Facebook.

1. Criar página da marca

Se a intenção é ganhar dinheiro no Facebook a principal estratégia deve ser "aparecer", e para isso deve haver muita divulgação da marca. Neste caso, melhor do que espalhar propaganda a todo e qualquer público sem critérios é criar uma página (fanpage) no Facebook, sem dúvida o primeiro passo para qualquer novo empreendimento que busca divulgação.

A partir da criação da página é possível direcionar melhor as propagandas, atrair o público alvo de forma correta e direta e então gerar engajamento e mais visualizações na página, o que na prática se converte em vendas.

A criação de uma página deve passar por etapas como definição de objetivos, análise das páginas concorrentes, definição e configuração gráfica e da estrutura da página e instalação de aplicativos.

2. Gerenciar fanpage

Para ganhar dinheiro no Facebook o gerenciamento de página é ainda mais importante que a criação em si. Pensar, produzir e gerenciar os conteúdos que serão compartilhados numa página é determinante para o sucesso e crescimento de acessos por usuários ou demais empresas do segmento.

A palavra chave dessa fase é relevância. Para que haja engajamento na página é necessário que o conteúdo postado atraia acesso, que por sua vez acontece quando o conteúdo compartilhado é relevante para o público alvo.

3. Gerenciar anúncios

Uma das grandes ações de marketing nas redes sociais e em especial no Facebook são as veiculações pagas de anúncios ou o impulsionamento (também pago) de posts.

A medida que o engajamento de usuários é o que mais atrai potenciais clientes para as marcas a divulgação massiva de seu conteúdo é o mais forte caminho de chegada ao público alvo.

A partir de um valor mínimo (R$10 no mínimo, em média) posts da página são mais divulgadas por determinado período e assim atingem um número até dez vezes maior que o possível sem impulsionamento. Já o Facebook Ads se trata de anúncios fixos no feed de notícias de usuários que de alguma forma possuem relação com o tema ou produto oferecido e assim trazem fluxo maior de pessoas para a página divulgada.

Oferecer a terceirização do serviço de gerenciamento de anúncios é portanto uma outra ótima maneira de ganhar dinheiro no Facebook.

4. Veicular mensagens

Uma outra forma bastante interessante de lucrar através de páginas no Facebook são as veiculações de mensagens de indicação de outras marcas.

Páginas tanto pessoais como comerciais, após um grande número de acessos, seguidores e engajamento adquirem força suficiente em mídias sociais para atingir de uma forma mais eficiente o público de outras marcas mais fracas ou menos divulgadas no mercado e, dessa maneira, passam também a realizar posts para indicar marcas relacionadas ao segmento (e isso é um detalhe importante, a relação do post com o segmento da página de veiculação de mensagens) e muitas vezes cobram por essa indicação.

5. Criar página de vendas

O Facebook possui uma interface própria disponível para conteúdos de vendas - que podem tanto ser inseridos em grupos como em páginas do Facebook.

Através dessas interfaces onde se insere nome, preço e descrição dos produtos (com ou sem imagens) é possível se criar uma página específica para vendas da marca e, dessa maneira, gerar fluxo e lucro direto das redes sociais, podendo compartilhar e atingir públicos diversos de inúmeras maneiras.

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Tabata Franco Tabata Franco

Paulistana, formada em Comunicação e Multimeios e em Produção de Áudio e Vídeo. Transita por produções e projetos nas áreas de cinema/vídeo, fotografia, redação e artes em geral. Comunicativa, ama a palavra, se encanta pelas linguagens.

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