Como ganhar dinheiro com artesanato

Como ganhar dinheiro com artesanato? Confira dicas para fazer da sua arte uma fonte de renda.

Como ganhar dinheiro com artesanato
Confira dicas para fazer da sua arte uma fonte de renda

Em tempos de crise, procurar alternativas para aumentar a renda familiar se torna cada vez mais uma opção atraente e às vezes até uma necessidade. E a primeira pergunta que quem possui algum talento manual se faz é: “Como ganhar dinheiro com artesanato?”.

A primeira coisa que a pessoa que deseja investir neste tipo de negócio deve fazer é pesquisar muito sobre como o mercado recebe o produto que deseja produzir e vender, quais as principais demandas do seu público e de que forma você pode tornar o seu artesanato único e atraente. Para isso, investigue o que seus concorrentes têm feito para se inspirar e criar um trabalho ainda melhor e diferente.

Como vender artesanato

Primeira coisa que se deve definir é o tipo de artesanato que irá fazer. Opções não faltam:

  • Acessórios
  • Peças de crochê
  • Pinturas
  • Itens para decoração de casamento
  • Decoração de quarto infantil
  • Quadro de porta de maternidade
  • Sabonetes
  • Caixas de madeira
  • Porta-retrato
  • Patchwork e découpage

Depois de começar a produzir, vem a questão em relação a como ganhar dinheiro com artesanato. Seu primeiro público, sem dúvidas, será composto pelas pessoas mais próximas a você. Então, apresente para amigos e familiares. A propaganda boca a boca continua sendo uma das mais eficientes (e baratas).

Você pode ainda apresentar seu artesanato para lojistas conhecidos, que tenham a ver com o seu produto e vender sua arte para eles. Porém, você deverá fazer um preço menor, já que ele será revendido no estabelecimento. Seu lucro estará muito mais na quantidade vendida do que no valor de cada peça.

DESCUBRA A CONTA BANCÁRIA SOB MEDIDA PARA O SEU NEGÓCIOsaiba mais

A principal vitrine para esse tipo de trabalho atualmente é a internet. Portanto, crie um perfil no Instagram e uma página no Facebook para expor seu artesanato, por exemplo, faça imagens de qualidade, bem produzidas e divulgue muito! Essas mídias têm sido fonte de vários negócios bem sucedidos. Para ganhar dinheiro com artesanato, você pode ainda colocar seu produto em sites famosos para vendas desse tipo, como o Elo7, o Solidarium e o Mercado Livre.

Formalize a atividade como MEI

Ser um artesão MEI profissionaliza seu negócio e traz diversos benefícios, além do fato de poder ganhar dinheiro com artesanato sem o risco de ser multado pela fiscalização. Após se tornar um empresário MEI, o artesão passa a ter acesso a empréstimos e financiamentos em condições especiais, além de linhas de crédito. E mais: passa a ter direito de vender o artesanato para empresas e instituições públicas. Com o CNPJ fica mais fácil abrir conta bancária, ter acesso a empréstimos e pode emitir notas fiscais.

O artesão pode formalizar-se duas formas: Por meio do Portal do Empreendedor ou procurando alguma empresa de contabilidade. A contribuição mensal atualmente é R$49,00 e dá direito a benefícios como auxílio-maternidade, auxílio-doença, aposentadoria, entre outros.

Melhores sites para aprender inglês, artesanato e até culinária

Como colocar preço nas peças

Definir o valor da sua arte costuma ser um grande desafio para os artesãos. Mas essa conta pode ser mais simples do que parece. Para isso, é preciso pensar nos custos fixos e variáveis do seu trabalho. Os fixos são aqueles que devem ser pagos independentemente da produção e da venda, já os custos variáveis são custos que vão depender desses fatores.

Você ainda deve estipular um valor para cada hora trabalhada, sua experiência, habilidade e nível de complexidade do seu trabalho. A isso, some ao valor da peça. Além disso, inclua uma margem de lucro. Saber dar um preço ao seu trabalho é algo determinando para o sucesso do seu negócio.

Agora, é só colocar a mão na massa e apostar na sua arte!

 Encontre a melhor solução de conta bancária para o seu negócio. Veja aqui! 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Tati Barros Tati Barros

Tati Barros é jornalista por formação e por vocação. Mineira apaixonada pelas palavras, gosta de escrever sobre viagens, assuntos que envolvem o universos feminino e tudo o mais que a inspira.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar