8 funções extras para o seu pendrive

Dá para rodar um sistema operacional, usar apps portáteis, bloquear o PC. E você achava que era só guardar arquivos e fotos? O seu pendrive nunca mais será o mesmo.

8 funções extras para o seu pendrive
Para quem passa a conhecer as funções, um pendrive nunca mais será o mesmo

CARTÃO DE CRÉDITO SEM ANUIDADEsaiba como ter o seu

Coisas que você não sente a falta até precisar usar: guarda-chuva, caneta, elástico de cabelo, o outro pé da meia, isqueiro e pendrive. O mais recente entre os objetos indispensáveis não serve só para armazenar arquivos e executar MP3 no som do carro. Muito além disso, os pendrives podem fazer coisas pelo seu PC que os seus antecessores (CDs e disquetes) jamais fariam.

Não é só armazenar arquivos

Entre as funções do dispositivo USB, dá até para bloquear o PC ou resetar a senha em caso de esquecimento. Também dá para rodar um sistema operacional diferente. Os americanos conseguiram até parar as ogivas nucleares do Irã simplesmente usando pendrives. Desde funcionalidades simples até as mais complexas, o dispositivo USB pode fazer muito por você. Conheça quais são as funções extras do pendrive e otimize o seu uso.

1. Aplicativos portáteis

Não são só arquivos que você poderá carregar com você. Todos os programas que tiverem versões portáteis podem caber dentro de um pen drive e serem executados em um clique. Sabe aquele Excel e Word do Google Docs? O nome dele é OpenOffice, conta com as mesmas funcionalidades e é um dos exemplos de aplicativos portáteis que você pode carregar no seu pen drive. Thunderbird, Chrome e Firefox são outros programas que você pode carregar com você.

2. Fazer boot de um sistema operacional

Para quem quer mais do que rodar aplicativos, é possível considerar um boot de todo um sistema operacional para ser rodado a partir de um pen drive. Você pode “bootear” tanto o Windows quanto o Linux. No entanto, os resultados nem sempre são certos e isso vai depender da sua habilidade. Quem quer aprender pode ter uma aventura técnica bem interessante.

3. Conectar à internet

Para configurar uma rede Wireless a partir de outro computador, é possível salvar as configurações de internet num dispositivo USB, dispensando todo aquele tempo para reconfigurar a rede de novo. Salvar as configurações pode ser muito útil, por exemplo, no caso de uma mudança, em que o roteador também tem que se mudar e você não quer perder tempo ou chamar um técnico para fazer tudo de novo.

FIQUE POR DENTRO
Cadastre-se para receber todas as novidades e informações publicadas na página do E-konomista. É gratuito!

4. Criar uma senha de reset do Windows

Caso você tenha configurado – ou tenham mudado – a sua senha do Windows e você não saiba mais o que fazer para recuperá-la, não é preciso acessar a tela azul ou recorrer a um técnico. Com um pen drive você pode criar uma senha de reset para ser usada nesses casos extremos.

5. Aumentar a capacidade da memória RAM

É possível dar uma folga à memória RAM ou até mesmo aumentar a sua capacidade usando um dispositivo USB. Primeiro, é preciso instalar um aplicativo chamado ReadyBoost. Depois, quando inserir o pen drive, automaticamente aparecerá a opção de utilizá-lo como complemento da memória RAM. O que isso pode fazer por você? Rodar inúmeros programas ao mesmo tempo e não se preocupar com a velocidade do PC ou uma possível pane.

6. Proteger o pendrive com senha

Rohos Mini Drive é um app feito para criptografar os dados do seu pen drive no caso de você perdê-la. Não é possível garantir que ela vá parar em boas mãos, e é por isso que o aplicativo pode ser muito útil.

7. Rodar um site

Desenvolvedores Web gostariam de saber que é possível rodar um site via pendrive, por exemplo, para mostrar um preview ao cliente. Server2Go é um programa que suporta sites desenvolvidos em MySQL, Apache, PHP e Perl. O programa roda em todas as versões do Windows e não precisa ser instalado no computador em que o USB é plugado para funcionar, bastando apenas estar no PC do desenvolvedor e no pendrive.

8. Bloquear o seu PC

Parece até cena de filme de espiões, mas é realidade. O freeware Predator é um programa que faz o computador funcionar só quando o pendrive está plugado. Vai sair? Tire o pendrive e bloqueie o PC.

Cadastre-se grátis e concorra a vários prêmios!


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Gabriela Ventura Gabriela Ventura

Natural de São Paulo, estudante de Publicidade e Propaganda na USP. Não tem hobbies fixos nem rotina, é apaixonada pelo imprevisto. Foi fazer intercâmbio em Lisboa e... estendeu a estadia por tempo indeterminado.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar