As funções secretas de celulares que você nunca utilizou

Os celulares tem tantas funções que muitas vezes nós usamos apenas uma pequena parte delas. Conheça 10 funções úteis que o seu celular tem e você não sabia.

As funções secretas de celulares que você nunca utilizou
Descubra funções para celulares que ninguém sabe

Hoje ninguém vive sem o celular, mas muitas vezes sequer sabemos utilizá-los por completo. Uma vez que aprendemos como fazer as funções básicas que precisamos no dia a dia, poucas sãs as pessoas que têm paciência para desvendar todas as funções que os celulares de hoje trazem.

Funções dos celulares que você desconhecia

Mas até mesmo os mais curiosos que passam horas a investigar o celular para descobrir todas as suas funções teriam dificuldades de descobrir as que estamos prestes a te contar. São muito úteis que vão tornar o seu celular mais personalizado, te fazer aproveitar melhor o seu aparelho e ainda te tirar de apuros! Confira:

1. Desligar música automaticamente

Muitas pessoas gostam de escutar música no celular antes de dormir, o problema é que se o aparelho ficar tocando músicas a noite inteira,pode acabar com a bateria do seu celular (e você fica sem a função despertador!). Sabia que dá pra programar o seu celular para parar de tocar a música depois de algum tempo? Semelhante à função Sleep da TV, dá pra programar tanto no IOS quanto no Android.

No sistema IOS, basta você vá na função Relógio, selecione o Timer e determine quanto tempo quer que a música fique tocando.  Quando o tempo acabar, selecione Parar de tocar no final da lista. No sistema Android, vá ao player de música e procure o Settings ou configurações.  Ative a função Music Auto Off e determine quanto tempo você quer que a música permaneça tocando

2. Sem as chaves do carro

Muita gente já passou pela situação de trancar o carro com as chaves dentro, ou então se trancar no carro e as chaves ficaram pelo lado de fora. Nessa hora, bate o desespero, e se você tem o celular na mão o primeiro impulso é ligar pra alguém que está em casa e pedir pra trazer a chave reserva pra você, certo?

Errado! Você não precisa fazer com que a pessoa se desloque até o local onde você e seu carro estão, o seu celular pode abrir a porta do carro através da transmissão da frenquência do alarme pela ligação. Basta que você segure seu celular a uma distância de cerca de 30cm próximo da porta do seu carro e peça que a pessoa acione o controle da chave reserva, segurando o controle perto do celular dela. Pronto, na mesma hora o seu carro ficará destravado e você se livra do sufoco. E não importa se você está a longas distâncias, funciona do mesmo jeito.

3. Notificação com Flash

Há momentos que nós precisamos que nosso celular não faça nenhum barulho (nem de toque nem de vibração) mas queremos evitar de acionar a função Não perturbe para evitar perder uma notificação importante que se está à espera. Saiba que existe uma notificação bem mais discreta: o flash. Você pode acionar uma piscadinha do seu flash como alerta de notificações.

No IOS, vá em Ajustes,  clique em Geral e depois em Acessibilidade. Ative a função Pisca LED para alertas. No Android, basta ir até Configurações, clicar em Acessibilidade e selecionar Notificações flash.

Você sabe quais são as ferramentas secretas do Facebook? Leia o nosso artigo e descubra!

4. Conhecendo o número de série

Se você pressionar os dígitos *#06# no teclado do seu celular, irá aparecer um código de 15 digitos. Esse é o número de série do seu celular. Todos os celulares tem um número de série único, mas para que conhecê-lo? Sabendo o número de série do seu celular é possível que você bloqueie o aparelho caso ele seja roubado ou perdido.

Uma vez que você liga para sua operadora,fornece o número de série e solicita o bloqueamento, não há maneiras de fazer o celular funcionar. Imagine só: se todo mundo anotasse o número de série do celular e ao ser roubado solicitasse o bloqueio, o ladrão não iria conseguir nem usar nem vender o seu celular e isso poderia reduzir ou quem sabe até acabar com o roubo de celulares.

5. Personalizando as vibrações de notificação

Os celulares de hoje já trazem um som diferente para cada aplicativo quando chega uma notificação, assim nós podemos saber de onde vem a novidade antes mesmo de olhar para tela do celular. Sabia que dá pra personalizar também a vibração da notificação?

pague menos para usar internet no celular

É simples, no IOS vá em Ajustes, Sons, Toques e, então, em Vibração. Depois o próprio aparelho vai te ensinar a gravar uma nova vibração para a notificação. No Android, você precisa selecionar primeiro um contato em sua agenda. Depois, clique em Padrão de Vibração, e pode escolher um padrão pré-definido ou então criar um personalizado.  Mas não são todos os Androids que oferecem essa função, caso o seu não ofereça, é só instalar o aplicativo Good Vibrations.

6. Formas alternativas de tirar foto

Você sabia que você pode utilizar outros botões para tirar foto do seu celular além daqueles tradicionais? No Iphone, além da bolinha branca que fica na tela e captura a imagem, você pode clicar também pressionando o botão de aumentar ou diminuir o volume – o que é uma mão na roda na hora de tirar selfies.

No Android, você pode inovar e tirar fotos com o comando de voz.  Para isso, ative o controle de voz a grave uma palavra que será utilizada como disparador do clique, você pode utilizar, por exemplo, o famoso “xis” e o celular tira a foto sem precisar clicar.

Aproveite saiba mais sobre os aplicativos do momento: Periscope e Snapchat

Funções exclusivas (e secretas) só para Androids

Os celulares Androids vêm com uma série de funções úteis que muita gente nem desconfia, confira algumas delas aqui:

  • Coleira: sabe a coleira do cachorro que tem os contatos do dono caso ele se perca e quem encontrar possa devolvê-lo? O seu Android tem essa função. Você pode colocar suas informações na tela de bloqueio, para elas funcionarem como uma coleira. Basta ativar a função em Configurações > Segurança > Info. do Proprietário
  • Para ler textos longos: Sabe quando você está lendo um texto longo ou uma notícia no seu celular e a luz apaga toda hora? Pois você não precisa estar “acordando” o seu celular toda hora que ele quiser desligar ou reduzir a luminosidade. Basta ativar a função Smart Stay e ele manterá a luz ligada pelo tempo que você desejar. Vá a Configurações > Tela ou Configurações > Smart Screen
  • Celular roteador: você sabia que seu celular pode funcionar como um rotedor? Uma rede sem fio pode ser montada no seu celular e compartilhada com outros dispositivos através do hotspot Wi-fi que ele tem. Mas atenção, ao fazer isso, o seu pacote de dados móveis será utilizado para o compartilhamento, mas é uma função muito útil. É possível editar o nome da sua rede, o tipo de criptografia e a senha. Para ativar: Configurações > Redes Sem Fio e Outras > Tethering e Acesso Portátil
  • Surpresinha: pouca gente sabe mas todo celular Android vem com uma animação e game secretos! Para ativá-los basta que você vá até Configurações > Sobre o Dispositivo. Clicando várias vezes seguidas sobre a tela, uma animação irá aparecer com o nome da versão do seu aparelho. Depois pressione e segure novamente a tela para que um mini-jogo fique disponível. Basta mexer nas peças e se divertir. Cada uma das versões do sistema operacional apresenta uma novidade.
Deixe o celular conectado sem gastar uma fortuna. Saiba já como economizar!


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar