Frutas, legumes e verduras congelados são saudáveis?

O artigo explica se a prática de congelar frutas, verduras e legumes preserva as propriedades desses alimentos, mantendo-os saudáveis para o consumo.

Frutas, legumes e verduras congelados são saudáveis?
Descubra se os nutrientes permanecem em alimentos congelados

A prática de congelar alimentos é comum entre a maioria dos cozinheiros caseiros ou não. Mas apesar da praticidade, muitas pessoas ainda se perguntam se os alimentos mantém seus nutrientes mesmo depois de congelados, especialmente frutas, legumes e verduras.

O E-konomista explica a seguir como se os alimentos congelados continuam sendo saudáveis assim, e tira todas as dúvidas sobre o assunto.

Congelar frutas, legumes e verduras

Pode ficar tranquilo: o hábito de congelar frutas, legumes e verduras não faz com que esses alimentos percam seus nutrientes e se tornem menos saudáveis.

Além de conservar suas propriedades, alimentos congelados preservam o sabor, a cor e a textura originais. Ainda assim, os médicos aconselham que alimentos frescos possuem mais qualidades e nutrientes preservados que os congelados, por isso o consumo é mais aconselhado.

Para chegar a esse resultado, o processo de congelamento deve ser feito de forma correta, uma vez que, feito de um jeito errado, pode levar à perda de características como cor, cheiro, textura e até mesmo um pouco do sabor.

Quando compramos um alimento congelado no mercado, ele passou por um processo chamado ultracongelamento. Eles são colhidos praticamente no ponto certo de maturação, passam rapidamente por uma água fervente e já são congelados, garantindo que o alimento não chegue “passado” ao consumidor.

As temperaturas do ultracongelamento chegam perto dos 40 graus negativos, o que garante ainda mais a manutenção de aspectos como a cor e o sabor das frutas legumes e verduras

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Congelamento em casa

Para fazer o processo de congelamento em casa, algumas dicas ajudam a chegar no ponto exato para cada alimento, ajudando a conservar ainda mais as suas propriedades.

No caso de legumes e verduras, a melhor técnica é a chamada branqueamento. Lave os alimentos e corte os talos (caso eles possuam). Depois, mergulhe o legume ou verdura em uma panela com água fervente por alguns segundos. Em seguida passe-o para uma panela ou vasilha com água gelada.

Feito o processo é só embalar os vegetais em sacos plásticos, retirando todo o ar de dentro, e levar ao congelador ou freezer.

No caso de congelar frutas, escolha as que já estão maduras. Deixe-as um pouco na geladeira antes de congelar. Lave-as, descasque, tire as sementes (se possuir) e corte em pedaços. Lave de novo, seque e embale em sacos plásticos também sem ar.

Para facilitar, você pode embalar porções já do tamanho que pretende consumir quando forem descongelados.

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