Conheça 10 franquias virtuais para começar investindo pouco

Declarada uma nova tendência em franchising, as franquias virtuais se destacam pela crescente procura, bem como no baixo custo de investimento e manutenção.

Conheça 10 franquias virtuais para começar investindo pouco
Franquias virtuais já são tendência em franchising com lucratividade

ECONOMIZE NOS SERVIÇOS DA SUA CONTA BANCÁRIA saiba como

Declarada uma nova tendência em franchising, as franquias virtuais se destacam pela crescente procura, bem como no baixo custo de investimento e manutenção já que, na maioria dos casos, o franqueado pode trabalhar em casa. Entre os segmentos das franquias virtuais, o céu é o limite, mas os riscos estão tão presentes quanto nas franquias físicas. Oferecendo serviços como turismo, compra de carros, realização de eventos, marketing digital, consultoria, entre outros, as virtuais exigem muito além do capital de giro e do investimento inicial. A falta de um local aos olhos pede por um know-how, estratégia, contatos e publicidade para que o negócio seja visto e gere lucro.

Como ganhar muito dinheiro em 2016

Franquias virtuais de sucesso

Conheça, a seguir, 10 franquias virtuais de sucesso e que lhe permitem começar investindo pouco.

1. Guia-se

A Guia-se, uma das pioneiras em franquias virtuais e marketing digital virou franqueadora em 2010, sendo sua atuação ativa desde 1997. A empresa visa ter como franqueados, pessoas comprometidas com a marca e empreendedores que se identifiquem com a internet, podendo desde apenas comercializar seus produtos e serviços, até desenvolver anúncios, lojas virtuais, sites, sistemas para imobiliárias, delivery online, otimização, registrar domínios, realizar o marketing digital e oferecer assessoria web a seus clientes. 

No investimento inicial, o franqueado recebe suporte através de intranet, estratégias de marketing, documentações e planejamento de marketing. Uma vez por ano, no entanto, a empresa realiza treinamentos presenciais e online em caráter de reciclagem. Para tornar-se um franqueado é necessário ter capital de giro entre R$ 5 mil e R$ 10 mil, pagar royalties de R$ 200 e publicidade de R$ 200. 

Investimento inicial: R$ 14,9 mil
Prazo de retorno: de seis a 18 meses

2. TemUsados

De acordo com o empresário Paulo Cruz, para ser um franqueado da TemUsados é necessário ter perfil empreendedor, visão comercial e acreditar no mercado virtual. Mesmo com a possibilidade de trabalhar em home office, apenas com acesso à internet e um computador, exige-se entre um e três funcionários para a franquia ser aberta. Há treinamento online e pessoalmente para o cadastro das lojas e apoio na parte comercial. A delimitação geográfica vai de acordo com as pretensões e o potencial do franqueado, com divisões por cidades ou regiões, por exemplo.

O portal consiste em tornar mais acessível a comercialização de veículos automotores, utilizando uma tecnologia moderna e mais estável. Nele, estão disponíveis a pesquisa por região, comparativos, notícias e vendas de novos e usados. O percentual de royalties é de 15% sobre o faturamento e, o de publicidade é de 3%.

Investimento inicial: de R$ 13 mil a R$ 60 mil
Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

3. 2Call

Direcionada ao marketing digital mobile, a 2Call cria estratégias para que as marcas possam se comunicar com seus consumidores utilizando seus celulares e demais aparelhos mobile. Entre as ferramentas oferecidas pela franquia estão o marketing via bluetooth, o site mobile, a integração com o Google Maps e a possibilidade de permitir aos clientes entrarem em contato telefônico com a empresa bastando um toque.

O trabalho, no dia a dia, é voltado para a busca por empresas para oferecer tais serviços e também firmar parcerias com agências de publicidade, sendo a estimativa de lucro médio sobre o faturamento é de R$ 4 mil a R$ 6 mil. Na 2Call o franqueado paga taxa de publicidade de R$ 300 por mês, mas não há cobrança por royalties. Como suporte, a franqueadora ajuda com modelos de proposta, projetos para clientes, ferramentas e material, entre outros serviços.

Investimento inicial: R$ 29,9 mil
Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

4. Clube Turismo

Com a possibilidade de optar ou não pelo sistema de home office, a franquia Clube Turismo investe no segmento de turismo, divulgados e buscando clientes online. Sendo assim, o perfil do franqueado que se espera para adquirir esta modalidade é que ele tenha um bom networking, no entanto, sem delimitação geográfica, pois o trabalho consiste em montar orçamentos e pacotes turísticos conforme o interesse do cliente.

A franquia possui um baixíssimo custo de investimento inicial, sendo ela apenas uma taxa de adesão, sem a exigência de um capital de giro, nem taxa para publicidade. Os royalties são de 2,5% sobre o faturamento e há taxa mensal de manutenção do site de R$ 70,00. Já quanto aos lucros, tudo irá depender do networking do franqueado, porém a estimativa da franqueadora fica entre R$ 1,5 mil e R$ 10 mil. 

Investimento inicial: R$ 2,9 mil
Prazo de retorno: de quatro a 12 meses

5. Antídoto Cosméticos

Com a exigência de um franqueado ativo nas redes sociais, influente e dedicado, a Antídoto Cosméticos afirma que estes são fatores determinantes para conquistar e manter a clientela. Com início em franquias físicas, a Antídoto ingressou no comercio virtual apenas em 2010, motivada pelo crescimento das vendas pela internet. Neste caso, o franqueado realiza as vendas e as gerencia pedidos, estoque, promoções e o e-mail marketing. Além da possibilidade de vendas online, o franqueado também recebe um mix inicial contendo produtos a serem vendidos em lojas físicas da cidade.

QUER INICIAR O SEU PRÓPRIO NEGÓCIO?
Cadastre-se e receba as melhores dicas, informações e oportunidades para investir no negócio próprio.

O investimento inicial da franquia não é dos mais baratos, exigindo, do total, R$ 10 mil para aquisição de mercadorias, R$ 5 mil para um notebook e um smartphone, R$ 2,5 mil referente à taxa de franquia e outros R$ 2,4 mil para treinamento e estrutura do site para iniciar o empreendimento, no entanto, a franqueadora não cobra taxas sobre publicidade, nem royalties. A despesa mensal é de R$ 80,00, para a manutenção do domínio, o site e o sistema. 

Investimento inicial: R$ 19,9 mil
Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

6. SeuEvento

Criada com o objetivo de encurtar o caminho entre clientes e fornecedores, a franquia SeuEvento adota uma estratégia direcionada a agilidade para fechar determinado serviço. O SeuEvento reúne anunciantes fornecedores do ramo de casamentos, aniversários, festas de empresas e formaturas. Mas não apenas de fornecedores o portal é feito, pois oferece também ao cliente sites de casamento, dicas e demais serviços que podem ser adquiridos diretamente com a franquia.

É função do franqueado desenvolver técnicas para fazer seu site ser visto, sendo assim, não são aplicadas taxas sobre publicidade, sendo o franqueado o responsável por tais ações. 

Investimento inicial: a partir de R$ 17 mil
Prazo de retorno: de seis a 15 meses

7. Elefante Verde

Uma das pioneiras em franquias virtuais, a Elefante Verde baseia-se em uma plataforma de marketing digital para pequenas empresas e autônomos. Entre os serviços fornecidos pela empresa e seus franqueados estão a oferta de sites customizáveis e contas de email, posicionamento nas buscas do Google, campanhas de amplitude regional ou nacional por email marketing, além da interação usuário-plataforma onde há a inclusão de cupões de desconto e um espaço para que os clientes deixem suas avaliações sobre cada empresa cadastrada.

O franqueado pode trabalhar em casa, no entanto, deverá ser responsável pela gestão comercial da unidade, prospectando novos clientes e criando novas parcerias, realizar o atendimento personalizado dos clientes e, principalmente, ser capaz de gerir o marketing local, seja online ou offline.

Investimento inicial: a partir de R$ 12,4 mil
Prazo de retorno: de seis a 24 meses

8. RHF Talentos

A RHF Talentos surge como diferencial no ramo das franquias virtuais, oferecendo um portal de Recursos Humanos como oportunidade de negócio online, reduzindo ainda mais os custos e reforçando a tendência de home office. O portal oferece inúmeros serviços ao usuário, como o cadastro de candidatos e empregadores, bem como serviços de coaching, concursos, treinamentos para entrevistas, análise e elaboração de currículos, entre outros, todos contando com a total infraestrutura do franqueador.

Para aderir a RHF Talentos, o franqueado não precisa ter formação na área de Recursos Humanos. Para isso, basta ter uma estação de trabalho implantada em apenas três metros quadrados e possuir computador com acesso à Internet, telefone e impressora.

Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil
Prazo de retorno: de dois a seis meses

9. Ahoba Viagens

A Ahoba Viagens pode ser considerada a primeira rede de franquias virtuais a oferecer atendimento ao vivo por voz ou texto. Isso é possível graças a plataforma disponível entre os clientes e franqueados, a qual permite reunir várias pessoas na mesma sala de consultoria ou suporte. Além da assistência prestada ao cliente, a Ahoba Turismo – no ramo há mais de 20 anos – oferece produtos diversos, como passagens aéreas, hotelaria, cruzeiros marítimos, aluguéis de casas e carros, ingressos, pacotes nacionais e internacionais, podendo ou não incluir guias acompanhantes. Sendo assim, além do treinamento capacitante que a franquia oferece, o franqueado possui uma imensa gama de atuação relacionada à viagens e turismo.

Podendo ser acessada em qualquer lugar do mundo, inclusive em plataformas mobile, esta opção pode se tornar também uma segunda fonte de renda, não impedindo que o franqueado abra mão de sua atual atividade profissional.

Investimento inicial: a partir de R$ 4,5 mil
Prazo de retorno: de seis a 12 meses

10. Ligue Site

Com uma completa linha de serviços digitais, a Ligue Site não exige experiência técnica ou locações especiais para seus franqueados e tem como principal foco o atendimento à pequenas e médias empresas que estejam a procura de sites funcionais e gerenciáveis. Assim como a maioria das franquias virtuais, a Ligue Site permite que o negócio seja gerido a partir de casa, oferendo serviços como criação e hospedagem de sites, lojas virtuais, portais, divulgação da marca online, bem como a manutenção de todos esses serviços e otimização na web.

Como diferencial, a empresa aposta no baixo custo e na entrega do serviço personalizado em um curto espaço de tempo. Em apoio ao franqueado, a Ligue Site oferece suporte relacionado a propaganda, questões jurídicas e financeiras e demais orientações quanto ao mercado e meios de operação.

Investimento inicial: a partir de R$ 24 mil
Prazo de retorno: de seis a 18 meses

Encontre a conta bancária ideal para você. Saiba mais.


Veja também:

 

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar