Franquias de sucesso: 7 ideias que você nunca imaginou dar certo

Veja exemplos de franquias de sucesso que deram certo com ideias curiosas. Alguns projetos seriam impensáveis. 

Franquias de sucesso: 7 ideias que você nunca imaginou dar certo
Confira ideias criativas que se tornaram franquias de sucesso

Sabe aquela ideia de negócio que a maioria das pessoas diz: “isso não vai pegar” ou “ isso é muito supérfluo” e no fim das contas dá certo e o dono da ideia acaba faturando muito? Isso não é um sonho distante, há muitas franquias de sucesso que começaram com uma ideia inusitada e hoje estão se espalhando pelo país e pelo mundo.

Franquias improváveis


1. Peixes que removem cutículas - Doctor Fish 

Você já viu essa novidade em algum lugar? Vem da Grécia a ideia de fazer um SPA dos pés utilizando os peixes da espécie Garra Rufa como pedicures. O cliente mergulha os pés num aquário cheio desses peixinhos que se alimentam da pele morta que se encontra em nossos pés. Dizem que a sensação das mordidinhas dos peixes é prazerosa e tira as cutículas e peles residuais dos pés num instante, sem dor e com uma massagem natural. Além disso, a franquia garante que o uso ajuda a melhorar a circulação dos pés e pernas. O uso dos peixinhos Garra Rufa como pedicure durante 15 minutos custa em média 60 reais.

2. Padaria drive thru - Pão to go 

Essa franquia é brasileira e permite que o cliente compre pão sem sair do carro. Você faz o pedido de um dos produtos oferecidos pela franquia: pão francês, frios da Sadia, leite, manteiga, refrigerantes, suco, café, água, bala e cigarro – e logo depois pega sua encomenda na próxima janela, paga e vai pra casa. Dá pra ir buscar pão de pijama! Se o cliente quiser, pode pagar um valor fixo por mês para pegar pão fresco sempre, agendando o horário que gostaria de ir buscá-lo, sem filas.

Se o cliente utilizar o serviço mais de 5 vezes por mês, fica isento da taxa da taxa de manutenção. O investimento inicial desse negócio que se destaca entre as franquias de sucesso é a partir de R$190 mil e o retorno médio previsto é de 20% do faturamento mensal, após a maturação da operação.

3. Réplica da sua mão feita em cera - Mãos de Cera 

Parece maluco? Pois muita gente gostou da ideia! A franquia brasileira criada pelos irmãos Marcelo e André Moretti em 1999 começou pequena e hoje já possui unidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campinas e São José do Rio Preto. Vista como um negócio inimaginável, hoje a empresa está entre as franquias de sucesso do mercado brasileiro que merecem destaque pela inovação e ousadia.

A “Mãos de Cera” faz uma réplica da mão do cliente com uma cera atóxica e antialérgica. Eles estão espalhados em shoppings em formato de quiosque; a franquia oferece ainda a opção de levar o serviço para festas e eventos, a mão de cera pode se tornar lembrancinha em festas de aniversário.

4. Limpeza de cocô de cachorros e gatos - Doody Calls 

Existem franquias de sucesso para quase tudo mesmo! Essa franquia americana oferece o serviço de enviar um funcionário diariamente para limpar a sujeira do seu animal de estimação, seja na calçada, no quintal ou dentro da sua casa/apartamento.

Eles cobram entre 25 e 50 reais por semana para fazer a limpeza, dependendo do local e do número de pets que o cliente possua. Muitas pessoas contratam diaristas só por causa da retirada do cocô dos animais, o serviço do Doody Calls é mais barato e resolve esse problema. Hoje são dezenas de unidades espalhadas pelos EUA.

5. Sorvetes personalizados - Subzero Ice cream 

Essa franquia de sucesso nos EUA chegou ao Brasil recentemente está começando a crescer. A franquia americana oferece ao cliente a opção de pedir o sorvete exatamente como ele quer, escolhendo todos os ingredientes, desde o leite utilizado na produção do sorvete, a concentração do sabor, a textura e o aroma desejados. Tudo é preparado na hora, na frente do cliente, através da criogenia - formação do sorvete instantaneamente através do resfriamento por hidrogênio. É uma fábrica de sorvete ao vivo.

6. Serviço de manutenção, reparos e reformas em imóveis - Pra que marido 

Sabe aquela pintura por fazer, aquele vazamento que incomoda, ou aquelas tomadas que não funcionam e ninguém nunca toma providência de consertar? A “Pra que Marido” resolve o problema. Presente em todo o Brasil com mais de 100 unidades, a franquia de sucesso é referência no mercado pelo meticuloso processo de expansão, que prioriza a padronização e qualidade dos serviços prestados em cada unidade de atendimento. Os serviços são variados: pintura, reforma, decoração, reparos elétricos e hidráulicos, marcenaria, manutenção de jardim, limpeza ecológica, limpeza de ar condicionado e de piscinas.

7. Intermediação cartorária - Cartório Postal 

Ir ao cartório é uma atividade que quase ninguém gosta: tem que enfrentar filas, tratar de assuntos burocráticos e perder um bom tempo do seu dia. O Cartório Postal faz isso por você. A franquia nasceu em 1993 e oferece os serviços: pesquisa patrimonial, gerenciamento eletrônico de documentos com autenticação digital e assessoria em registros de contratos. Além disso, a franquia oferece ainda o inusitado serviço de o registro de nascimento de animais. Segundo a franquia, o investimento é a partir de R$30 mil e o retorno é previsto para até 18 meses.

Mercado de franquias em alta

O mercado de franquias está em constante crescimento. Só em 2014, o setor de franquias cresceu 7,7% no Brasil, registrando faturamento de R$ 127,331 bilhões. Os números são do balanço realizado no início deste ano pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), que informou ainda que o sistema de franquias aumentou em 6,5% o número de postos de trabalho gerados. O mercado está aquecido e é preciso produtos com diferencial para se destacar em meio à concorrência. As cidades que mais possuem franquias do Brasil são:

1. São Paulo
2. Rio de Janeiro
3. Belo Horizonte

Apesar de estarem em maior número nos grandes centros do país, há um movimento de interiorização do setor em crescimento. Hoje são ao todo 2.108 municípios do país que possuem franquias de sucesso instaladas.

Ranking Mundial

O Brasil está entre os países que possuem mais franquias nacionais em operação atualmente. O impulsionamento das boas ideias brasileiras de negócio está em alta, crescendo dentro e fora do país. Segundo o ranking mundial do World Franchise Council (WFC), o Brasil se encontra em 6º lugar. 

1. Estados Unidos – com 769.683 franquias em operação
2. China – com 330.000 franquias em operação
3. Japão – com 252.514 franquias em operação
4. Coreia do Sul – com 203.349 franquias em operação
5. Filipinas – com 130.000 franquias em operação
6. Brasil – com 125.641 franquias em operação


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar