14 franquias brasileiras que mais crescem no exterior

Franquias brasileiras nunca foram tão internacionais. Conheça o Ranking FDC, as 14 campeãs e veja quais são os países onde os negócios mais fazem sucesso.

14 franquias brasileiras que mais crescem no exterior
Quer investir em uma franquia? Este artigo te mostra exemplos que estão funcionando

Em momentos delicados onde a crise financeira parece não ter solução, muitos são os donos das maiores franquias brasileiras que apostam na internacionalização da marca para assim deixar de depender exclusivamente do cenário nacional. Por essas e outras, o assunto é discutido e avaliado anualmente pela Fundação Dom Cabral onde, com o aporte de inúmeros especialistas e pesquisadores, chega a um parecer sobre números, o impactos, estratégias e o modus operandi dessas franquias que alçaram voos a outros países.

As franquias brasileiras de sucesso

Divulgado anualmente pela Fundação Dom Cabral, o Ranking FDC das franquias brasileiras com destaque no exterior surpreende a cada novo resultado. Com base nesse levantamento, as franquias com maior índice de internacionalização em Novembro de 2016 foram:

1. Localiza
2. iGUi Piscinas
3. Dudalina
4. Fábrica Di Chocolate
5. Giraffas
6. Carmen Steffens
7. Magrass
8. Pucket
9. Hering
10. Vivenda do Camarão
11. DepylAction
12. Spoleto
13. Bob's
14. First Class

EUA e América Latina

Ao todo, as franquias brasileiras estão distribuídas entre 54 países pelo globo. Entretanto, os EUA é o principal destino pois trata-se do do primeiro mercado das multinacionais brasileiras e o segundo mercado em volume de exportação. Atualmente são 40 marcas brasileiras bem instaladas nesse país. 

Logo após os EUA, vem a Argentina com 31 franquias brasileiras instaladas, e o alto número de internacionalização é devido às facilidades criadas pela proximidade no idioma e geograficamente. Outros países como o Chile e a Colômbia dão continuidade a esse ranking fortalecido pela América Latica; ambos possuem 25 e 23 franquias brasileiras, respectivamente. Entretanto, o quinto lugar surpreende, colocando a China com 22 franquias instaladas por lá.

As principais empresas que se internacionalizaram citadas acima começam a se espalhar pelo mundo. Por exemplo, a Localiza, empresa que mais se internacionalizou está hoje presente em 7 países; a iGUi Piscinas em impressionantes 38 países; a grife Carmen Steffens, em 12 países e a Fábrica Di Chocolate e Pucket presentes em 6 países cada uma. 

Já pensou em comprar uma franquia digital? Com R$ 3 mil já é possível

Dificuldades no exterior 

  • Burocracia, tributação e logística: cada país tem uma diferente e isso é muito importante ser levado em conta antes de se instalar uma franquia. 
  • Idioma: poucos países que valem a pena instalar uma franquia falam português. Por isso a fluência em outras línguas é fundamental, principalmente o inglês e o espanhol
  • Adequação à cultura: cada país tem uma cultura e hábitos de consumo diferentes. É preciso analisar o mercado ao qual se quer instalar para adequar o seu produto àquele país. 
  • Busca por bons funcionários: se no Brasil é dificil encontrar bons funcionários, no exterior não é diferente. E cada país tem funcionários com hábitos diferentes que é preciso adequar ao padrão da franquia. É preciso paciência e compreensão do funcionamento de cada cultura. 

Como criar negócios lucrativos com pouco investimento

Internacionalização rentável

Os benefícios para as franquias brasileiras também podem ser muitos. Veja alguns exemplos.  

  • Consolidação da sua marca a nivel mundial
  • Ganho em escala
  • Diluição do risco
  • Valorização do negócio (e de suas possíveis ações)
  • Experiência, aprendizado e crescimento da empresa e de seus donos
  • Inovação e importação de conhecimento
  • Possibilidade de lucro elevado se a franquia der certo

5 exemplos de negócios lucrativos na internet que deram certo

Dicas para quem quer internacionalizar sua franquia

  1. Estude bem o mercado em que pretende se instalar
  2. Verifique o  gosto dos consumidores locais
  3. Examine a legislação do país 
  4. Contrate alguém com experiência de internacionalização do mercado para gerir a empresa no exterior  
  5. Começe a expansão de preferência por países de língua portuguesa
  6. Adeque o produto às exigências do mercado local
  7. Registre a marca a nível internacional.

Quer saber tudo sobre internacionalização de franquias brasileiras? Então confira aqui o mais recente Ranking FDC de Multinacionais brasileiras e fique por dentro do assunto.

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Na Web:

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar