12 franquias brasileiras que mais crescem no exterior

Franquias brasileiras nunca foram tão internacionais. EUA e Portugal são os países onde os negócios mais fazem sucesso. 

12 franquias brasileiras que mais crescem no exterior
Quer investir em uma franquia? Este artigo te mostra exemplos que estão funcionando

O número de franquias brasileiras no exterior está crescendo nos últimos anos.  Este tipo de negócio cresceu 14% de 2012 a 2014, segundo pesquisa realizada no fim do ano passado pela ESPM em parceria com a ABF (Associação Brasileira de Franchising). O número cresceu de 92 para 105 marcas, que agora ganham o mercado internacional e levam as marcas brasileiras para todo o mundo.

DICAS DE NEGÓCIOS
Quer receber mais dicas de negócios sem pagar nada? O E-konomista vai te ajudar. Faça o cadastro gratuito e tenha acesso a informações diárias sobre empreendedorismo e ideias de investimento. 

As franquias brasileiras de sucesso

As franquias brasileiras que tiveram maior internacionalização segundo o Ranking FDC foram:


1- Localiza 
2- Mundo Verde
3- Depyl Action
4- Chilli Beans
5- Datelli
6- Hering
7- Giraffas
8- Yogoberry
9- Arezzo
10- Magrass
11- Hope
12- Bob’s

Veja mais informações sobre negócios lucrativos

Europa e EUA

Os Eua é o principal destino pois trata-se do do primeiro mercado das multinacionais brasileiras e o segundo mercado em volume de exportação. Atualmente são 42 marcas brasileiras bem instaladas nesse país. 

Logo após os EUA, vem Portugal com 34 franquias brasileiras instaladas, e o alto número de internacionalização é devido às facilidades criadas pelo mesmo idioma. Angola começa a ter destaque recentemente pelo mesmo motivo.

Países como Argentina e Paraguai vêm logo depois de Portugal devido às proximidades culturais e geográficas desses países com o Brasil. 

As principais empresas que se internacionalizaram citadas acima começam a se espalhar pelo mundo. Por exemplo, a Localiza, empresa que mais se internacionalizou está hoje presente em 8 países; a Chilli Beans em 6 países e a Arezzo e Hering presentes em 4 países cada uma. 

Veja também opções de franquias digitais baratas para investir.


Dificuldades no exterior 

  • Burocracia, tributação e logística: cada país tem uma diferente e isso é muito importante ser levado em conta antes de se instalar uma franquia. 

  • Idioma: poucos países que valem a pena instalar uma franquia falam português. Por isso a fluência em outras línguas é fundamental, principalmente o inglês e o espanhol

  • Adequação à cultura: cada país tem uma cultura e hábitos de consumo diferentes. É preciso analisar o mercado ao qual se quer instalar para adequar o seu produto àquele país. 

  • Busca por bons funcionários: se no Brasil é dificil encontrar bons funcionários, no exterior não é diferente. E cada país tem funcionários com hábitos diferentes que é preciso adequar ao padrão da franquia. É preciso paciência e compreensão do funcionamento de cada cultura. 

Para investir pouco, separamos estas opções de negócios digitais.

Internacionalização rentável

Os benefícios para as franquias brasileiras também podem ser muitos. Veja alguns exemplos. 

  • Consolidação da sua marca a nivel mundial
  • Ganho em escala
  • Diluição do risco
  • Valorização do negócio (e de suas possíveis ações)
  • Experiência, aprendizado e crescimento da empresa e de seus donos
  • Inovação e importação de conhecimento
  • Possibilidade de lucro elevado se a franquia der certo

 

Se você gosta de investir online, veja essas opções de negócios lucrativos.


Dicas para quem quer internacionalizar sua franquia:

1- Estude bem o mercado em que pretende se instalar

2- Verifique o  gosto dos consumidores locais

3-Examine a legislação do país 

4-Contrate alguém com experiência de internacionalização do mercado para gerir a empresa no exterior

5- Começe a expansão de preferência por países de língua portuguesa

6- Adeque o produto às exigências do mercado local

7- Registre a marca a nível internacional.

Quer saber tudo sobre internacionalização de franquias brasileiras? Então confira aqui o mais recente Ranking FDC de Multinacionais brasileiras e fique por dentro do assunto.  

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar