Franquia reduzida vale a pena no seguro auto?

Tire suas dúvidas sobre o que é uma franquia reduzida, qual a diferença entre ela e uma franquia norma, além de suas vantagens e desvantagens para o cliente.

Franquia reduzida vale a pena no seguro auto?
Saiba mais sobre esse modelo de serviço

Muita gente ainda fica em dúvida sobre a franquia reduzida. Será que é uma boa fazer essa contratação no lugar de uma franquia de seguro normal? São mais vantagens, desvantagens ou acaba dando quase na mesma, sem muita diferença?

Para ajudar quem está pensando em contratar esse serviço, ou aqueles que desejam saber mais sobre a franquia reduzida, o E-konomista separou algumas dicas e explicações que deixarão essa decisão um pouco mais fácil.

Lembre-se: antes de contratar qualquer tipo de seguro, faça o maior número de orçamentos entre empresas diferentes e cogitando planos também diferentes para saber qual é o melhor para você.

O que é franquia reduzida

Sabendo que a franquia de seguro é o valor que cabe ao cliente pagar em caso de acidente que acione o seguro, explicamos que uma franquia reduzida é a que tem um valor menor quando comparado à franquia normal.

O preço o seguro também muda. Nesse modelo, ele sai mais caro que na franquia normal.

Em quase todas as seguradoras, uma franquia reduzida tem a metade do valor da franquia normal. Algumas empresas oferecem outros valores, como uma franquia apenas 25% mais barata que a normal, por isso esse é um detalhe que merece atenção.

teste
o CARRO
QUE VOCÊ
QUER
COMPRAR
agende um
test drive grátis

Resumindo, a ideia da franquia reduzida é: pagar menos na franquia, pagar mais no seguro e ter uma cobertura maior em caso de acidentes.

Porém, em caso de conserto menores, o seguro não vai cobrir o pedido mesmo se acionado. Caberá ao cliente desembolsar o dinheiro sozinho, pois o seguro só cobre os gastos dos reparos a partir do valor determinado da franquia reduzida.

Exemplo prático:

Um cliente possui uma franquia normal no valor de R$ 2.000,00. Se acontecer um acidente com o seu automóvel e os reparos totais ficarem no valor de R$ 6.000,00, o cliente paga os 2 mil da franquia e o seguro completa com 4 mil.

Se o cliente possuir uma franquia reduzida e o mesmo caso acontecer, ele pagará mil reais da franquia e o seguro arcará com os 5 mil restantes.

O que é franquia de seguro de carro: entenda a normal e a reduzida

Vantagens e desvantagens em comparação a normal

Escolher entre uma franquia reduzida ou uma franquia normal vai depender muito do perfil de cada cliente.

Se o segurado costuma se envolver com frequência em acidentes de trânsito e, assim, acaba sempre precisando de reparos no carro, será mais vantajoso pagar um pouco mais pelo seguro e contratar a franquia reduzida.

A desvantagem é que o valor pago do seguro será maior.

Já a franquia normal funciona mais com motoristas que raramente batem o carro, economizando no valor do seguro a ser pago.

Avalia qual o seu perfil antes de decidir qual o melhor para você.

Encontre a melhor solução para comprar o seu carro com as menores parcelas.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar