Franquia normal ou reduzida no seguro auto: qual a diferença?

Saiba o que é, quais as suas vantagens, e quando vale a pena contratar o seguro auto com franquia normal ou reduzida.

Franquia normal ou reduzida no seguro auto: qual a diferença?
Saiba escolher a melhor opção de franquia na hora de contratar o seguro auto

A franquia é o valor que o segurado deve pagar a seguradora, caso precise usar o seguro auto. Mas na hora de fazer o contrato de seguro auto, o segurado tem duas opções, a franquia normal ou reduzida. Entenda melhor.

Diferenças entre franquia normal ou reduzida

Quando um segurado faz um contrato de seguro com franquia normal, ele paga menos pelo valor do seguro. No entanto, caso seja preciso usar o seguro, pagará um valor mais alto pela franquia para ser indenizado ou ressarcido.

Já no caso da franquia reduzida, o segurado paga um seguro mais caro e uma franquia mais barata, caso lhe ocorra algum sinistro. Geralmente, a franquia reduzida custa a metade da franquia normal. 

confira
uma solução de seguro sob medida para você

A escolha entre a franquia normal ou reduzida deve estar expressa no contrato do seguro auto, e o segurado deve escolher de acordo com o que lhe pareça mais vantajoso, tendo em vista o seu perfil.

Qual a melhor opção: franquia normal ou reduzida?

Para cada perfil de condutor, há um tipo de seguro e franquia mais adequado. Mas você pode começar por fazer algumas contas. Primeiro, faça uma pesquisa de mercado em algumas seguradoras e veja a diferença de preço entre a franquia normal ou reduzida. Em alguns casos, a diferença do valor do seguro pode ser baixa, então vale a pena optar pela franquia reduzida.

Outro aspecto que deve ser considerado, é o seu histórico como condutor. Acidentes podem acontecer a todo mundo, mas é verdade que algumas pessoas estão mais propensas a isto, às vezes até por falta de experiência no trânsito ou pelas condições do trânsito da cidade. Ou seja, nos casos em que o segurado tem mais probabilidades de precisar recorrer ao seguro, o melhor é optar pela franquia reduzida. 

Mas fique atento também ao histórico e credibilidade da seguradora. Antes de fazer o contrato, faça uma consulta no site da SUSEP e certifique-se da regularidade da seguradora.

Encontre o seguro auto com melhor custo benefício. Confira!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Redação E-konomista Redação E-konomista

O E-konomista é um portal on-line que busca fornecer dicas sobre economia em diversos aspectos da vida. Caso queira contactar a nossa redação, envie um e-mail para o info@e-konomista.com.br.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar