Devo colocar foto no currículo sim ou não?

Entre as maiores dúvidas sobre a candidatura para uma vaga de emprego claramente está a pergunta: colocar ou não uma foto no currículo? Descubra a resposta.

Devo colocar foto no currículo sim ou não?
Tire suas dúvidas sobre esse padrão solicitado - e abolido - por algumas empresas.

Há muito tempo questionada e desde então com opiniões divergentes sobre colocar ou não foto no currículo, a resposta pode continuar confundindo, variando entre o sim e o não. Tudo é relativo e vai depender da vaga que deseja se candidatar e da foto que tem disponível para anexar ao currículo, a qual precisa seguir alguns parâmetros profissionais.

A seguir, conheça algumas situações onde o candidato poderá claramente utilizar uma foto no currículo e outras onde a prática poderá significar a eliminação imediata da candidatura.

Quando devo colocar foto no currículo?

É fato que uma grande porcentagem dos empregadores afirma a tendência onde a foto no currículo influencia no processo seletivo. Cientes de que é ilegal considerar fatores como idade, gênero, etnia, orientação sexual e outros aspectos para a contratação, muitos desses diretores e profissionais de RH simplesmente eliminam currículos com fotos; já outros, tomam sim a aparência como base para aprovar ou não um profissional.

Evitando o risco de passar por uma seleção duvidosa, quando a vaga não exige que o candidato anexe uma foto no currículo, ele é orientado a não colocar seu rosto para avaliação ao cargo. Para isso, caso o recrutador esteja mesmo interessado em vê-lo antes de uma possível entrevista, provavelmente recorrerá às redes sociais para entender mais sobre a personalidade do candidato, avaliando a postura e preferências pessoais.

Porém, se na descrição da vaga houver uma solicitação de foto no currículo ou o interessado desejar coloca-la por sua conta e risco, é importante estar ciente de que, antes mesmo das informações, sua imagem será avaliada. Por esse motivo, algumas regras precisam ser seguidas para que se apresente profissionalmente ao inseri-la no documento.

O primeiro e fundamental requisito a ser observado em um currículo com foto certamente é o bom senso. Pode parecer absurdo, mas é muito comum encontrar candidatos que recortam fotos de baladas, do churrasco em família, da formatura e outros eventos em que estavam maquiados e bem vestidos, para então concorrerem à uma vaga de emprego. Claramente, estes serão os primeiros eliminados.

Para encontrar o equilíbrio nesse processo é importante se esforçar para garantir a qualidade da imagem e o profissionalismo nela contido. Em geral, nos currículos são aceitas fotos de rosto e ombros, assim como em uma 3x4. Vista-se adequadamente de acordo com o cargo e padrão da empresa, transmitindo seriedade na medida certa, com simpatia no semblante. Esteja asseado, alinhado e, para as mulheres, tomem cuidado com o exagero ou total ausência da maquiagem, bem como brincos e colares muito evidentes.

Se não quiser digitalizar uma 3x4 para inserir no currículo, pode tirar uma nova e pedir ao fotógrafo para que lhe envie a imagem por e-mail. Lembrando que tirar fotos em estúdio não é um procedimento obrigatório e o candidato pode sim produzir a imagem em casa, desde que mantenha os padrões profissionais e de qualidade, luminosidade e postura. Quando pronta, a foto deve ser inserida no topo da página (ao lado direito ou esquerdo) e então enviada à empresa. Boa sorte!

Ganhe um tablet para estudar inglês online! Oferta limitada

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar