3 fórmulas para você se tornar um nômade digital ainda hoje

Nomadismo digital é um conceito ou um rótulo criado para definir qualquer tipo de profissional que viaja permanentemente e gera sua renda de maneira remota, pela internet.

3 fórmulas para você se tornar um nômade digital ainda hoje
Nomadismo digital é um estilo de vida ambicionado por muitos

GANHE O MUNDO FALANDO INGLÊSfaça um teste e descubra o seu nível

Nomadismo digital é um conceito ou um rótulo criado para definir qualquer tipo de profissional que viaja permanentemente e gera sua renda de maneira remota, pela internet. Em teoria, qualquer empresário ou profissional que atue como freelancer pode se tornar um nômade digital. Basta que a renda de seus negócios/serviços supere o valor necessário para se manter viajando.

Simples não?

Nem tanto. Porque mesmo no caso de profissionais oriundos de mercados que tradicionalmente oferecem serviços para freelancers com regularidade é difícil encontrar quem tenha a coragem de largar o modelo de escritório e salário fixo em troca da incerteza de um novo estilo de vida. E se pensarmos em alguém que pretenda criar um novo negócio, do zero, pela internet como forma de viajar permanentemente, o buraco é ainda mais embaixo.
 

Dando o primeiro passo


Coloque no papel o quanto de sua renda é (ou poderia ser) obtida de maneira remota e inicie suas pesquisas para checar se este valor pode ou não ser suficiente para uma vida na estrada. Talvez você já tenha condições de ser um nômade digital e não saiba. Isto porque o padrão de vida que somos levados a ter quando em um trabalho fixo gera gastos muito maiores que os de uma vida em viagem.

Se sua renda remota ainda não engloba todo o seu estilo de vida atual, reduza os seus padrões. Esta é a formula de viagem de qualquer mochileiro: diminua seu nível de conforto, viaje com menos exigências, seja mais flexível na busca por destinos mais baratos e procure ter uma vida com menos gastos.

ECONOMIZE NA SUA PRÓXIMA VIAGEM
Receba as dicas, ofertas e informações no seu email e viaje mais barato.

No site Nomadlist, há uma relação de cidades ordenadas pelo custo de vida e diversos outros fatores fundamentais a uma vida nômade. É provável que exista uma, em algum lugar do mundo, que já esteja adaptada à sua realidade financeira.

Porém, ainda que seus rendimentos estejam longe de sustentar uma vida nômade, isto não quer dizer que a vontade de se tornar um nômade digital deva ser suspensa. Se esta é a sua intenção para hoje, há algumas fórmulas a serem seguidas para conseguir embarcar nesta vida:
 

1- Trabalhe em troca de hospedagem

Se sua renda remota não é suficiente para bancar os custos, tente amortizar seus gastos oferecendo-se como voluntário. Albergues de todo o mundo proporcionam trabalho em troca de hospedagem em sites como o Workaway e Worldpackers. É assim que viaja o pessoal do Sexo, viagens e Rock’n Roll

 

2- Faça permuta de serviços

Pode parecer um contrasenso, mas sua renda não necessariamente precisa vir de maneira remota para ser um nômade digital. Você pode produzir um serviço fisicamente, mas que funcione de maneira itinerante em cada destino escolhido e que mantenha você em viagem permanentemente.

Como exemplo, o Wagner e a Babi, do Melhores Momentos da Vida, desenvolvem a produtora de vídeos deles na estrada desta forma há vários anos.

 

3- Se ofereça a fazer house sitting!

Esta é a forma com que nós, do Vida Cigana, viajamos. House Sitting é uma troca de serviços onde cuidamos das casas e dos animais de famílias que saíram para viajar. Em troca da manutenção da rotina do local, na ausência dos proprietários, conseguimos casas gratuitas em diversos lugares do mundo.

Para ajudar mais pessoas a trilhar o mesmo caminho que iniciamos, escrevemos um Guia de House Sitting, detalhando tudo o que é necessário para embarcar nesta nova vida.

 

Ganhe um tablet para aprender inglês online e conversar sem medo nas viagens internacionais.


Veja também: 

Gostou? Compartilhe!
Vida Cigana Vida Cigana

Larissa e Carlos largaram a vida que tinham no Brasil para viajar pelo mundo sem pagar hospedagem.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar