Se existe uma fórmula mágica para fazer um currículo, é esta

Confira a fórmula mágica para fazer um currículo que impressione o Vice-presidente de Recursos Humanos do Google.

Se existe uma fórmula mágica para fazer um currículo, é esta
Responsável pelo RH do Google ensina como impressionar

Uma pergunta que sempre rodeia os candidatos a emprego é se existe uma fórmula para criar o currículo perfeito. O Vice-presidente de Recursos Humanos do Google, Laszlo Bock, garante que sim, pelo menos para quem deseja impressionar o responsável por contratar funcionários para uma das empresas mais cobiçadas do mundo.

Qual a fórmula?

Em um artigo publicado no LinkedIn, Laszlo explica que o candidato deve destacar suas realizações profissionais seguindo a seguinte fórmula:

“Conquistou X, relacionado com Y, ao fazer Z”

Isso quer dizer que o recomendado é começar a frase com um verbo ativo, explicando com números o que você realizou, dar uma base de comparação para se ter noção do tamanho do seu feito e detalhar o que fez para alcançar esse objetivo. Confira o exemplo comparativo abaixo:

MELHORE
O SEU
CV COM 
UM CURSO
SUPERIOR
Comece já!

Modelo 1: “Estudou o desempenho financeiro das empresas e fez recomendações de investimento”.

Modelo 2: “Melhorou o desempenho da carteira em 12% ($1,2 milhões) ao longo de um ano pelo custo de refino de cálculos de capital para os mercados de informação e carteira nova com base em avaliações resultantes”.

Laszlo destaca o segundo modelo como o melhor pelo fato de que a adição de "12% de melhoria" torna a sentença mais poderosa. Já ao adicionar $1.2m” mostra para o recrutador se os 12% de fato representam um grande negócio ou não. Por exemplo: Se você melhorou os resultados do investimento em 12%, mas isso significa ir de $100 a $112, não é algo muito impressionante. Mas ao explicar que o aumento foi de $1.2m, ao valor da carteira inicial de US $ 10 milhões, é algo enorme. E explicar como você fez para conseguir esse aumento dá maior credibilidade e uma melhor visão sobre seus pontos fortes.

Como enviar um currículo por email

Candidato com currículo baseado na habilidade

Modelo 1: “Habilidades: Excelente capacidade de atendimento ao cliente. Atitude amigável e positiva”.

Modelo 2: “Habilidades: Excelente capacidade de atendimento ao cliente e atitude positiva como demonstrado por receber o título de “empregado do mês”, em quatro meses consecutivos em 2014”.

Especialista em logística

Modelo 1: “Alcançou 30% de redução de custos de logística, reduzindo os retornos, o uso de horas extras, excesso de estoque obsoleto e terceirização direcionada”.

Modelo 2: Alcançou 30% de redução de custos de logística ($900,00) ao longo de cinco anos, reduzindo os retornos (-8%), uso de horas extras (-7%) e excesso de estoque obsoleto (-5%), por meio da terceirização direcionada (-10%).

Por fim, Laszko diz que para trabalhar na Google é essencial que o candidato apresente boa capacidade analítica, sendo capaz de estruturar o pensamento e ações de forma lógica e estruturada.

Fale inglês e tenha mais sucesso na sua carreira. Faça um teste e melhore o seu nível.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Tati Barros Tati Barros

Tati Barros é jornalista por formação e por vocação. Mineira apaixonada pelas palavras, gosta de escrever sobre viagens, assuntos que envolvem o universos feminino e tudo o mais que a inspira.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar