10 coisas que você vai sentir falta quando estiver fora do Brasil

Saiba quais são as coisas que você vai sentir mais falta quando estiver fora do Brasil. Conheça os itens que os brasileiros mais têm saudades.

10 coisas que você vai sentir falta quando estiver fora do Brasil
As coisas que os brasileiros que moram fora do Brasil mais têm saudade

Quando você for morar fora do Brasil ou passar uma longa temporada viajando, vai querer aproveitar ao máximo a comida e a cultura do outro lugar. Mas não tem jeito, nós sempre sentimos falta de muitas coisas que só têm aqui no Brasil. Estamos acostumados com coisas do nosso dia a dia que é difícil encontrar em outros países, são costumes, comidas, temperaturas e lugares que fazem parte do nosso dia a dia e basta pouco tempo para comerçarmos a ter aquela saudade. 

Você vai sentir saudades de muitas coisas

Se você vai embarcar para um período longe da terrinha, confira o que vai te fazer suspirar de saudade do Brasil! E não estamos falando só dos familiares e amigos não. É claro que estes sempre nos farão sentir saudades, mas a verdade é que existem muitas comidas (típicas) e lugares que só encontramos em solo brasileiro:

1. Feijão

É unânime. Todo mundo que mora fora do Brasil sente falta de feijão. Arroz ainda é fácil de encontrar em países estrangeiros, mas feijão é raro. Há algumas cidades que têm mercados brasileiros ou supermercados com sessão de comida estrangeira e lá encontramos alguns exemplares de feijão. Mas na maioria das vezes são enlatados e caros. Portanto, como diz a música: “10 entre 10 brasileiros preferem feijão!”

2. Churrasco, farofa e vinagrete

sairdobrasil

Vai se preparando que tem muita comida nessa lista. O churrasco como temos aqui no Brasil é difícil encontrar em outros lugares do mundo. Aquela picanha no espeto acompanhada dos amigos farofa e vinagrete são quase imbatíveis na saudade. Quer matar de inveja um amigo que está morando no estrangeiro? Mande foto do churrasco!

3. Clima

Por mais que o Brasil tenha um clima muito diverso, sendo calor extremo em alguns lugares e um clima quase europeu no sul, a maioria dos brasileiros que moram fora do Brasil comentam que sentem saudade do clima quente daqui. Por mais que agora estejamos reclamando do calor, quem mora em países que a maior parte do ano é frio, por vezes frio até demais, sente falta de poder andar de short e camiseta. O clima severo dos países do hemisfério norte desagrada muitos brasileiros.

4. Compras parceladas

Você sabia que esse hábito de poder parcelar praticamente tudo que se compra é um costume brasileiro? Na maior parte dos países estrangeiros, só se parcela compras de alto valor, como carros e casas por exemplo. Comprar um tênis e dividir em 10 vezes sem juros, como é comum por aqui, é impensável no estrangeiro. É preciso economizar e comprar à vista. Isso pode até ser bom para as finanças pessoais, mas que faz muita falta poder parcelar as compras, isso faz!

5. Pão de queijo

sairdobrasil

Não são apenas os mineiros que sentem falta do pão de queijo, os brasileiros em geral têm muita saudade dessa delícia da cozinha de Minas Gerais. Pão de queijo quentinho – e também muitas vezes o pão francês – não são encontrados em outros países. E com o passar dos meses, a procura por polvilho pra fazer pão de queijo começa a virar uma obsessão. Alguém vai vir do Brasil para visitar? Traz polvilho, feijão, farinha de mandioca...
Ganhe um tablet para aprender inglês oferta limitada

6. Praias brasileiras

É claro que no estrangeiro também há praias maravilhosas, mas os hábitos que temos de praia aqui no Brasil são únicos! Sentimos falta da água das praias brasileiras – já que em muitos lugares a água do mar é tão gelada que não dá pra ficar mais de 2 minutos lá dentro. Sentimos falta do bar à beira mar, que é só chamar o garçom amigo e ele traz um petisco e uma cerveja pra gente. Sentimos falta de uma musiquinha, a maior parte das praias do exterior não possuem som. Sentimos falta da comida que passa por nós: queijinho coalho, amendoim torrado, camarão fresquinho e outras delícias. E a água de côco? A maioria dos gringos não fazem nem ideia do que é tomar uma água de côco em frente ao mar! Enfim, praias como as nossas só têm aqui!

7. Docinhos e salgadinhos

Seguindo a lista de gostosuras, muita gente reclama da falta de docinhos e salgadinhos brasileiros. Quando temos um aniversário para ir, especialmente se é aniversário de criança, esperamos aquelas delícias de salgadinhos e docinhos bem típicos do Brasil! E o Guaraná Antártica então? É patrimônio nosso. No estrangeiro, esses docinhos e salgadinhos não são comuns, e muitas vezes são inexistentes! Coxinha, empadinha, brigadeiro, doce de leite ninho e afins são guloseimas bem brasileiras que fazem a boca encher d’água ao morar no exterior

8. Salão de beleza à moda brasileira

sairdobrasil

Essa saudade é uma reclamação mais comum às mulheres. Estamos acostumadas a ter a manicure, depilação e cabelereiro ao nosso estilo e na maior parte das vezes, com preços bem acessíveis. Fora do Brasil até existe uma moda de salões de beleza brasileiros, mas são caríssimos. Achar uma manicure que faz as unhas como nós gostamos? Raríssimo. Depilação à cera quente já é mais difundido mas os preços são salgados. Resultado: manter o hábito de salão de beleza que temos no Brasil é algo dispendioso quando se mora no exterior. Bate aquela saudade do cabelereiro/depiladora amiga.

9. Bares, botecos e cervejas

Brasileiro adora um bar, e bares como se tem aqui no Brasil não se encontra em lugar nenhum do mundo. Pode-se encontrar pubs, tascas, restaurantes, mas barzinho não há. Principalmente para quem adora o fato de tomar cerveja em conjunto. Aqui, pedimos por exemplo: uma cerveja e quatro copos. O garçom traz, daqui a pouco a cerveja começa a esvaziar ele traz outra, enche nossos copos e por aí vai. Acompanhado dos tiragostos, as cervejas vão se multiplicando, e consumimos fácil um engradado. No exterior, cada um pede a sua cerveja, na maior parte das vezes, long neck. Quando acaba, tem que pedir o garçom uma nova, ele não traz se você não pedir. É um hábito de bar/boteco que é característico do Brasil.

10. Sucos e frutas

sairdobrasil

Nós temos no Brasil uma diversidade e fartura de frutas invejáveis! É muito comum tomarmos suco natural, comer fruta no café da manhã, e termos a opção de diversos drinks de frutas quando saimos à noite. Essa regra é brasileira. Quem vai para o exterior sente muita falta de ter sempre à mão um suco natural – em especial no nosso tradicional suco de laranja – por um preço acessível. No exterior, os sucos naturais são caros e nem sempre presentes. É muito mais comum encontrar os sucos de caixinha ou latinha, refrigerantes e chás gelados.

Uma coisa a se notar: quando vemos nos sites, como Trip Advisor, alguém reclamando do café da manhã de alguns hotéis fora do Brasil, a maior parte deles é brasileiro! Nos nossos hotéis estamos acostumados a uma fartura de sucos, frutas e outras delícias disponíveis à mesa, no estrangeiro isso não é tão comum, só naqueles hotéis mais caros. Se você ama suco natural e fruta, saiba que vai sentir muita falta deles no exterior, ou vai pagar muito caro para consumí-los!  

Ganhe um tablet para aprender inglês onde quiser.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar