Fogaça, Xuxa, Ronaldinho: conheça as franquias criadas por famosos

Sejam em redes de estética, esportes, festas ou alimentação, conheça alguns dos famosos que associaram suas imagens ao mercado lucrativo das franquias.

Fogaça, Xuxa, Ronaldinho: conheça as franquias criadas por famosos
Segurança, suporte e retorno certo são algumas das vantagens dessas franquias.

O mercado das redes de franquias sempre chamou a atenção dos que procuram por um investimento seguro ao abrir um novo negócio. Os motivos de tanta procura são diversos e promoveram somente no primeiro trimestre do último ano um crescimento de 9,5% no setor, movimentando a quantia de R$ 31,3 bilhões segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

As redes de franquias apresentam um menor índice de risco ao negócio, onde apenas 15% das empresas fecham as portas até o quinto ano de vida; no mercado tradicional esse número sobe para 60%. O know-how é outro fator de peso na decisão, pois como as redes de franquias já possuem um modelo pronto de abordagem, campanhas e produtos, contam-se pontos à favor dos que não possuem experiência no mercado. O tempo estimado de retorno do investimento é outra vantagem desse sistema, sendo ele menor que os meios convencionais, devendo esse resultado ao suporte de cada franqueadora em acelerar os processos de lucratividade. A existência de uma marca já consolidada no mercado também facilita o caminho ao sucesso.

Franquia dos famosos: veja algumas das mais populares

Todas essas características e vantagens levantadas pelas franquias torna ainda mais comum a preferência de novos empreendedores por redes de renome suportadas pela imagem de celebridades. Ao mesmo tempo, os famosos ainda aliam essa exposição para obter lucro e consolidar a marca, mesmo que a fama não dure para sempre. Veja algumas das franquias mais populares e que foram fundadas por personalidades brasileiras.

As franquias com baixo investimento que mais dão certo em SP e RJ

Cão Véio - Henrique Fogaça

Henrique Fogaça ficou conhecido por ser um dos jurados do programa televisivo Masterchef e, de olho nessa visibilidade, optou por abrir sua própria rede de restaurantes. Com o nome de Cão Véio, a primeira unidade do restaurante foi inaugurada no bairro Pinheiros, em São Paulo; apresentando em seu restaurante a decoração temática canina e um estilo antigo de rock’n’roll. Os pratos servidos possuem todos nomes relacionados a cães, se estendendo até mesmo aos lanches, os quais levam raças em seus títulos.

O investimento inicial para se tornar um franqueado é de R$ 790 mil, já incluindo os custos de instalação, estoque inicial e a taxa de franquia; o retorno do investimento é estimado em um prazo de 18 a 24 meses com um faturamento mensal médio de R$ 200 mil e lucro de 15 a 20% sobre essa quantia.

Espaçolaser - Xuxa Meneghel

A apresentadora Xuxa Meneghel, já experiente no mundo das franquias desde 2014 com sua rede de ambientes de festas Casa X, adquiriu em 2015 50% da franquia de depilação a laser Espaçolaser, já consolidada no mercado. Em declaração, a apresentadora visa proporcionar o crescimento da marca, associando-a a seu nome: “Eu fui convidada para colocar meu nome e minha credibilidade em cima de um negócio que já deu certo. Eu entro como empresária que vai levar isso tudo ainda mais para a frente”. A rede inaugurada em 2002 já contava com quase 50 unidade ainda em 2015 e declara já ter realizado mais de um milhão de procedimentos.

O investimento necessário para a franquia fica entre R$ 480 mil e R$ 680 mil, sendo apresentado em 2 modelos, um com espaço de 100 metros quadrados e outro de 30. O faturamento estimado médio mensal é de R$ 80mil a R$ 150mil, contabilizando um prazo para retorno do investimento de até 36 meses.

DESCUBRA A CONTA BANCÁRIA SOB MEDIDA PARA O SEU NEGÓCIOsaiba mais

Ronaldo Academy - Ronaldo Fenômeno

O jogado de futebol conhecido como Ronaldo Fenômeno também investiu em sua própria rede de escolas de futebol. Lançada como Ronaldo Academy, a franquia foi criada em sociedade com um nome de peso do setor, o empresário Carlos Wizard Martins; fundador do Grupo Multi e proprietário da rede Mundo Verde. A franquia, além de trazer o nome do jogador mundialmente conhecido, segundo Ronaldo, as escolas devem empregar em sua metodologia de ensino técnicas absorvidas pelo próprio jogador em campo, chamada de “DNA Fenomenal”. Ronaldo ainda declarou que, principalmente após a última derrota da seleção brasileira para a Alemanha na Copa do Mundo de 2014, o país se encontra em uma crise na formação de atletas, a qual pretende suprir com seus ensinamentos.

O valor de investimento inicial não é declarado, pois este será estabelecido após uma análise inicial e da escolha do modelo que será empregado. Os sócios pretendem oferecer três modelos de negócio: um compacto para pequenas cidades; um médio, que independe do tamanho do município; e o flagship, que deve ser empregado em cidades como Campinas e já existe em Fort Lauderdale (Flórida, EUA).

Montana Grill - Chitãozinho e Xororó

A dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó, ainda em 1997 resolveu apostar nos sabores da comida grelhada aliada a lanches e refeições rápidas, fundando a rede de restaurantes Montana Grill; franquia integrante da Halipar – Holding de Alimentação e Participações.

O investimento inicial da rede fica entre os R$ 480 mil e R$ 520 mil, mais R$ 50 mil da taxa de franquia e 2% de royalties, apresentando um prazo estimado para retorno entre 24 a 36 meses. O faturamento médio mensal de um franqueado Montana Grill fica em torno dos R$ 130 mil.

Academia Team Nogueira - Rodrigo e Rogério Nogueira

A rede de academias de artes marciais Team Nogueira foi fundada no ano de 2009 pelos 2 irmãos lutadores de UFC conhecidos como “Minotauro” e “Minotouro”. Com mais de 30 unidades franqueadas, o espaço é dedicado ao ensino de artes marciais e conta com programas específicos para mulheres e crianças, sendo responsável, inclusive, pela formação de diversos atletas que hoje competem nos eventos de UFC, Bellator, Jungle Fight, entre outros.

Os empresários não divulgam os valores de faturamento mensal das unidades, mas estimam um prazo de 20 a 48 meses de retorno do investimento, que é apresentado de maneira nada modesta, ficando entre 243 mil e 1,9 milhão, com 7% de royalties e uma taxa de franquia de R$ 10 mil a R$ 25 mil.

 Encontre a melhor solução de conta bancária para o seu negócio. Veja aqui! 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar