Como funciona o financiamento de imóveis usados?

O artigo esclarece as diferenças entre o financiamento de imóveis usados e o de imóveis novos, as regras e melhores foras de fechar um negócio lucrativo.

Como funciona o financiamento de imóveis usados?
Vantagens de optar por um imóvel usado

Para ajudar a alavancar um pouco o mercado imobiliário que anda em baixo, o financiamento de imóveis usados tem sido mais divulgado e estimulado.

Mas ainda há muitas dúvidas se o financiamento de imóveis usados vale mesmo a pena ou se é melhor optar por um imóvel e sem um dono anterior.

Tiramos algumas dessas dúvidas para ajudar na sua escolha!

Regras do financiamento de imóveis usados

As regras para o financiamento de imóveis usados já foram um pouco diferentes de um financiamento para imóveis novos, desde a taxa de juros até a aprovação final.

Para aquecer o mercado imobiliário houve uma espécie de unificação dessas regras, porém, isso não significa que o financiamento de imóveis usados é mais fácil, pois a maioria dos bancos afirma que a idade do imóvel não é um parâmetro decisivo para liberar ou não crédito. Ou seja, a burocracia será a mesma que a de um financiamento de imóvel novo.

Hoje, as taxas de juros e o percentual máximo de financiamento para imóveis novos ou usados é a mesma.

É fundamental que o imóvel de interesse dos financiadores esteja em bom estado, por isso é obrigatória uma avaliação feita por um engenheiro atestando que está tudo certo no prédio.

Na prática, a escolha entre comprar um imóvel novo ou usado caberá muito às especificações do cliente. Geralmente, famílias que já moram há muito tempo em um mesmo imóvel resolvem adquiri-los de fato.

Antes de fechar qualquer negociação, é sempre importante buscar e comparar opções e preços, além de consultar as promoções e saldões de construtoras, afinal, um imóvel usado pode, futuramente, gerar mais gastos com reparos do que um adquirido sem uso.

Simulador de Financiamento Imobiliário

Se a decisão pelo financiamento de imóvel usado já está tomada, não deixe de pechinchar mesmo assim. Há sempre chances de conseguir um bom desconto na hora da compra.

Como financiar imóveis usados pela Caixa

A Caixa Econômica Federal atualizou suas regras de financiamento de imóveis usados. Agora é permitido o financiamento de até 70% para o setor privado, e 80% para o setor público, para imóveis dentro do STH – Sistema Financeiro de Habilitação. Antes da mudança, os valores eram de 50% e 60% respectivamente.

A Caixa ainda facilita a aquisição disponibilizando parte do pagamento do financiamento com o FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

O financiamento feito pelo SFH tem como garantia a alienação fiduciária. As taxas de juros são de 5% ao ano e o valor da prestação mensal do financiamento não pode ultrapassar mais que 30% da renda familiar bruta.

O que muda também com a nova regra é o tempo que leva a liberação do crédito, graças a um sistema eletrônico vinculado aos cartórios de cada estado brasileiro.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar