8 filmes para conhecer mais sobre a Irlanda

Não é só aprender inglês e sair à noite. A Irlanda tem muita cultura e história para contar. Assista aos filmes e fique por dentro da história e cultura irlandesas.

8 filmes para conhecer mais sobre a Irlanda
Não é só estudar inglês. Por que não conhecer mais da história e cultura irlandesa?

GANHE O MUNDO FALANDO INGLÊSfaça um teste e descubra o seu nível

A Irlanda não é só Dublin. O país tem uma história muito interessante e sofreu durante os anos 20 com a Guerra da Independência seguida de uma Guerra Civil que separou o território entre Norte e Sul. Antes disso, séculos atrás, o território era recheado de lendas e folclore celta, um dos mais misteriosos e fascinantes povos que habitaram o local até que se tornasse definitivamente um país. Além disso, as paisagens do interior irlandês são maravilhosas. Prepare a pipoca e o refri e conheça um pouco mais desse lugar lindo.

10 filmes de viagem que vão te fazer cais na estrada

Filmes para conhecer a Irlanda

De filmes americanos nós já estamos cheios. Que tal saber um pouco do cinema irlandês ou dos filmes que se passam na Irlanda para conhecer um pouco mais sobre a história e as paisagens locais? Elaboramos um repertório para você curtir do interior até Dublin, conhecer a Guerra Civil, a Guerra da Independência, o folclore celta e um pouco mais desse território lindo.

1. Casa Comigo


Cansada do eterno namoro com Jeremy (Adam Scott), a norte-americana Anna (Amy Adams) descobre uma tradição irlandesa que só acontece em anos bissextos: no dia 29 de fevereiro, as mulheres podem pedir os namorados em casamento. O casal vai à Irlanda, mas após alguns contratempos, Anna tem de pedir carona ao charmoso e rude Declan (Matthew Goode), dono de uma hospedaria no interior, e o passeio toma rumos inesperados. Recheado de paisagens irlandesas, o filme é indicado para quem quer fugir de Dublin.

O que você vai ver no filme: paisagens e cultura do interior do país, fora de Dublin.
Nota IMDB: 6.4

7. Meu pé esquerdo


Christy Brown (Daniel Day-Lewis) é filho de uma humilde família irlandesa e nasceu com paralisia cerebral, que tira quase todos os movimentos do seu corpo. No entanto, Christy aprende a dominar o seu pé esquerdo e torna-se um famoso pintor e escritor irlandês.

O que você vai ver no filme: conhecer a realidade sócio-econômica de famílias humildes irlandesas, além da arte de um dos maiores ícones das artes plásticas e literárias irlandesas.
Nota IMDB: 7.9

Os fimes mais esperados de 2016

3. Philomena


O filme irlandês se passa em 1952. Philomena Lee (Judy Dench) é uma jovem que tem um filho recém-nascido. Sem mais nem menos, ela perde a guarda do bebê e é obrigada a ir para um convento. A criança é adotada por um casal americano e, quando Philomena finalmente se livra do convento, junta-se ao jornalista Martin Sixsmith (Steve Coogan) e parte em busca do filho perdido.

O que você vai ver no filme: a realidade sócio-cultural irlandesa na década de 50.
Nota IMDB: 7.6

4. Em Nome do Pai


Clássico do cinema irlandês. Um atentado do grupo separatista irlandês, IRA, mata cinco pessoas em um pub próximo a Londres na década de 70 e Gerry Conlon (Daniel Day-Lewis) é injustamente culpado pelo crime, pegando prisão perpétua com outros amigos.

ECONOMIZE NA SUA PRÓXIMA VIAGEM
Receba as dicas, ofertas e informações no seu email e viaje mais barato.

Quando Giuseppe Conlon (Pete Postlethwaite), seu pai, tenta ajudá-lo a se safar da prisão e provar sua inocência, também é condenado. Gerry conhece a advogada Gareth Peirce (Emma Thompson), que está ao seu lado para combater a injustiça à qual foi submetido.

O que você vai ver no filme: o separatismo que dividiu a Irlanda entre norte e sul.
Nota IMDB: 8.1

5. Apenas uma vez


Ganhador do Oscar de melhor canção original, o filme Um Dia, feito com baixo orçamento, recebeu excelentes recomendações da crítica e prêmios mundo afora. Um músico de rua (Glen Hansard) conhece uma jovem mãe (Markéta Inglová) nas ruas de Dublin e após descobrir o talento da moça para a música, une-se a ela para que os sonhos de ambos se tornem realidade.

O que você vai ver no filme: a cultura irlandesa de quem vive em Dublin, além de conhecer um pouco mais sobre a noite na cidade.
Nota IMDB: 7.9

Ofertas de pacotes de viagem e hospedagem na palma da mão. Baixe o app grátis e fique de olho nas oportunidades!

6. Uma viagem ao mundo das fábulas


Para quem quer ver uma animação irlandesa, aqui vai um filme que se passa na Irlanda no século VIII e representa o folclore celta. Brandon é um menino de 12 anos que vive num mosteiro de uma vila medieval, ameaçada por invasões bárbaras. O menino descobre que tem a missão de apresentar o Livro de Kells ao mundo, recheado de histórias e fantasia.

O que você vai ver no filme: folclore celta, com fábulas e aventuras do século VIII.
Nota IMDB: 7.7

7. Ventos da Liberdade


Quem quer conhecer um pouco da história irlandesa e entender o porquê da separação entre norte e sul não pode deixar de ver o longa dirigido por Ken Loach que conquistou uma Palma de Ouro em Cannes. Com Cillian Murphy no papel principal, o filme retrata a Guerra da Independência e a Guerra Civil Irlandesa, mostrando o conturbado período pelo qual os irlandeses passaram durante o início dos anos 20. O longa tem como enredo a história de dois irmãos que se encontram inicialmente do mesmo lado e depois em lados diferentes do conflito.

O que você vai ver no filme: a história da Guerra da Independência e Guerra Civil irlandesa, que culminaram na criação do grupo IRA.
Nota IMDB: 7.5

Os cenários de filmes que você precisa conhecer

8. PS: Eu te amo


A recém-viúva Holly (Hillary Swank) descobre que o falecido marido irlandês deixou algumas mensagens com deveres que ela tem que cumprir para superar a perda, incluindo uma viagem à Irlanda com a mãe e as amigas. O que Holly não sabe é que Gerry (Gerard Butler), deixou para ela muito mais do que as mensagens.

O que você vai ver no filme: paisagens e cultura do interior do país, fora de Dublin.
Nota IMDB: 7.1

Ganhe um tablet para aprender inglês online e conversar sem medo nas viagens internacionais.


Veja também: 

Gostou? Compartilhe!
Gabriela Ventura Gabriela Ventura

Natural de São Paulo, estudante de Publicidade e Propaganda na USP. Não tem hobbies fixos nem rotina, é apaixonada pelo imprevisto. Foi fazer intercâmbio em Lisboa e... estendeu a estadia por tempo indeterminado.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar