12 filmes antigos mais reprisados na TV brasileira

Sabe aqueles filmes antigos que passam todos os dias na TV? Conheça um TOP 12 dos mais reprisados de todos os tempos.

12 filmes antigos mais reprisados na TV brasileira
Os filmes antigos que marcaram época na TV

veja filme sem legendafaça um teste e descubra o seu nível

Imagine a cena – você liga a TV começa aquela música de abertura clássica da “Sessão da Tarde” e inicia o filme. Você pensa: eu já vi esse filme. Quando a tradicional voz da dublagem anuncia o título, que já foi reprisado milhares de vezes você diz: “Esse filme de novo! Será que as pessoas não se cansam de filmes antigos?”. A resposta é não. E é por isso que eles são tão reprisados e geram lucro para as principais emissoras brasileiras.

Filmes antigos mais reprisados

Os clássicos reprisados na TV brasileira vem e vão porque com o passar dos anos expira a licença que as emissoras têm para exibir os filmes, por isso alguns clássicos deixam de passar numa emissora e passam a ser exibidos em outras. É o caso por exemplo dos filmes da série “Esqueceram de mim”, que hoje tem os direitos comprados pela TV Record.

Quando detêm os direitos de exibição, as emissoras costumam exibir os filmes pelo menos uma vez por ano em sua programação. Em alguns casos, até mais do que isso: a comédia "Um Tira no Jardim de Infância" foi exibida duas vezes pela Globo no ano de 2008 e “O Máskara” foi exibido duas vezes pelo SBT em 2010.

12. Uma linda mulher (1990)

filmes antigos


Essa comédia romântica estrelada por Richard Gere e Julia Roberts é um sucesso memorável. O filme conta a história de uma atraente prostituta chamada Vivian Ward (Julia Roberts) que conhece por acaso o milionário Edward Lewis (Richard Gere), que a contrata por uma semana e que acaba se apaixonando por ela. No período em que a garota é contratada pelo milionário, ela se transforma em uma mulher elegante, para acompanhá-lo em compromissos sociais. A icônica música “Pretty Woman” ficou muito famosa por causa desse filme.

Veja mais: As vantagens de ter TV a cabo na sua casa

11. Um tira no Jardim de Infância (1991)

filmes antigos


Impossível não se lembrar do Arnold Schwarzenegger nesse papel cômico e impagável. Com o objetivo de capturar um traficante de drogas, um policial e sua nova parceira resolvem se infiltrar em um jardim de infância, a fim de proteger o filho do criminoso e sua ex-esposa. Quando a parceira sofre intoxicação alimentar, o policial é obrigado a substituí-la na tarefa de ensinar crianças e acaba se apaixonando por uma das professoras. Um filme divertido que mostra um ator de ação no papel de um tira, mas com viés de comédia muito divertido.

10. Querida, encolhi as crianças (1984)

filmes antigos


Um clássico para não se esquecer (e ver repetidas vezes!). O pai e cientista da família constrói uma máquina e acidentalmente acaba encolhendo os seus filhos e os filhos do vizinho. As crianças passam por um mundo de perigos e aventuras no tamanho de uma formiga. Um filme divertido para a família toda.

Os piores finais de séries

9. Loucademia de Polícia (1984)

filmes antigos


Os filmes de polícia sempre fizeram sucesso nas sessões de filmes antigos repetidos, e Loucademia de Polícia é um clássico! Com o aumento da criminalidade na cidade, o prefeito determina que as exigências mínimas para novos policiais sejam diminuídas. A partir daí, um grupo de bem intencionados, mas desastrados policiais novatos, será o responsável pela segurança da população. É garantia de boas risadas numa comédia fácil e incansável.

8. Edward Mãos de Tesoura (1990)

filmes antigos
QUER ECONOMIZAR COM A TV A CABO?
faça uma simulação de TV a cabo e encontre a melhor solução financeira de acordo com o seu bolso e gosto.

Esse sensacional filme de fantasia de Tim Burton foi estrelado por Johnny Depp e Winona Rider. Na história, Edward é a criação de um velho inventor, que vem a falecer antes de ter chance de terminar seu último trabalho, um homem de carne e osso, deixando-o sem nenhuma das mãos e completamente sozinho. No lugar das mãos existiam tesouras com as quais esculpia e cuidava do jardim da mansão. Uma história romântica, triste e marcante que não há quem não se lembre!


7. Matilda (1996)

filmes antigos


Quem é que não se lembra dessa menininha fofa que tinha poderes paranormais? Matilda, interpretada por Mara Wilson, era um garota dotada de super inteligência, gênio em matemática e cheia de apetite por conhecimento. A garota é mandada pelos pais para estudar em uma escola dirigida por uma cruel e autoritária diretora. Ao descobrir seus poderes mágicos, a menina e sua fiel aliada, a professora Honey, tentam combater a megera diretora. Um clássico divertido que marcou a geração de crianças que cresceu nos anos 90.

Conheça um pouco mais sobre a TV a cabo online.

6. Um príncipe em Nova York (1988)

filmes antigos


Quantas mil vezes você já viu essa história? Nem dá pra contar! O filme conta a história de Akeem (Eddie Murphy) um príncipe africano, herdeiro do trono de Zamunda (um país fictício), que, aos 21 anos, rebela-se contra o casamento arranjado por seu pai e decide ir até Nova Iorque a procura de uma noiva. Ele resolve se passar por um estudante pobre para encontrar uma mulher que não o ame por sua posição, mas sim por sua pessoa. Entretanto, as diferenças culturais entre os Estados Unidos e Zamunda colocam Akeem e seu amigo Semmi em diversas confusões.

5. Quero ser grande (1988)

filmes antigos


Essa história só poderia ser um sucesso pois toda criança tem o sonho de crescer logo e virar adulto do dia para a noite. Ao fazer o pedido para uma misteriosa máquina cigana em um parque de diversões, Josh (interpretado por Tom Hanks) acorda no dia seguinte como um adulto de 30 anos. Ele vive diversas aventuras, é expulso de sua casa pela sua mãe – que acredita que o homem de 30 anos é um invasor – e tem que convencer seu melhor amigo que ele é o mesmo Josh. Divertido e icônico, esse filme foi o responsável pela primeira indicação de Tom Hanks ao Oscar.

Como conectar a TV à internet

4. Curtindo a Vida Adoidado (1986)

filmes antigos


Todo mundo já quis ser um dia o Ferris Bueller e viver as aventuras desse jovem que engana os pais e o diretor da escola dizendo que está doente. Ele convida seu melhor amigo e sua namorada para matar aula na maior diversão de suas vidas. Considerado como um paradigma dos filmes de comédia para adolescentes da década de 80 e notável por ser uma obra cinematográfica que o espectador não se cansa de rever, 25 anos depois de sua estreia ele ainda é reprisado (com boas audiências) na TV.

3. Esqueceram de Mim (1990)

filmes antigos


Quem é que não se lembra da história de Kevin (Macauly Culkin), um garotinho de uma família grande e bagunçada que é esquecido em casa enquanto a família vai viajar. O pequeno fica super feliz de ficar sozinho em casa, e o filme passa pelas suas aventuras ao tentar se virar sozinho pra fazer compras, cozinhar e maltratar os ladrões que tentam invadir sua casa. Um aventura descabida e hilária que todo mundo já assistiu muitas vezes (e continua a dar risadas!).

Leia também: Os vilões de séries mais queridinhos do público

2. Ghost – Do outro lado da vida (1990)

filmes antigos


Não há quem não conheça a história de amor vivida por Sam Wheat (Patrick Swayze) e Molly Jensen (Demi Moore). O casal apaixonado que tem seu romance (quase) destruído quando são atacados após assistirem uma peça de teatro e o mocinho morre, mas não abandona sua amada. O espírito de Sam não vai para o outro plano e decide ajudar Molly, pois ela corre o risco de ser morta. Ele conta com a ajuda da médium trambiqueira Oda Mae Brown, interpretada por Whoopi Goldberg. O filme foi indicado a 5 Oscars, e ganhou 2 estatuetas.

1. A Lagoa Azul (1980)

filmes antigos


A história de duas crianças que sobrevivem a um naufrágio e passam a viver em uma ilha deserta foi a mais reprisada de todos os tempos da TV brasileira. Não há quem não tenha visto e suspirado com o romance. Protagonizado por Brooke Shields (que na época das gravações tinha apenas 14 anos) e Christopher Atkins, o filme fala da descoberta do amor e da sexualidade pelos dois adolescentes.

Mesmo listando 12 dos mais famosos e repetidos filmes antigos exibidos da TV, muitos importantes ainda ficaram de fora como: Free Willy, Karatê Kid, Riquinho, Gremlins, O Máskara, Velocidade Máxima e tantos outros que marcaram época na TV e volta e meia voltam para nos lembrar do quanto foram divertidos e emocionantes.

Como escolher a TV por assinatura com melhor custo benefício

Filmes repetidos – lucro certo

A reprise de filmes antigos é um negócio economicamente perfeito para as emissoras. Elas já possuem o direito adquirido de transmissão daquele filme e têm a garantia de uma boa audiência ao exibi-los. Os programas da TV mais famosos que reprisam filmes são a “Sessão da Tarde” (no ar desde 1974), “Sessão de Sábado”, “Temperatura Máxima”, todos esses da Rede Globo e o “Cinema em Casa”, do SBT, no ar há mais de 20 anos. Apesar da Rede Globo ter as maiores audiências com filmes repetidos, é o SBT o canal brasileiro que mais reprisa. Isso porque o canal tem mais programas dedicados à exibição de filmes, especialmente nas madrugadas.

Audiência

Para se ter uma ideia do quanto a fórmula das reprises é bem sucedida, a “Sessão da Tarde” tem média de audiência de 10 pontos nesse ano. De acordo com o Ibope Media, 1 ponto equivale a 67 mil lares e 198 mil indivíduos. Ou seja, são quase 2 milhões de pessoas que assistem em média aos filmes antigos da sessão da tarde diariamente. Isso porque a audiência registrou queda significativa nos últimos anos, a audiência foi de uma média de 18 pontos em 2003 para 11 no ano passado.

No entanto, o sucesso ainda é certo. O reprisadíssimo “Ghost – Do outro lado da vida” atingiu 14 pontos médios de audiência – o equivalente a 2.772 milhões de expectadores - em abril deste ano, e “A Força de Um Sonho” bateu recorde de audiência do programa em 2015, com 14.2 pontos em maio.

Aprimore o seu inglês e assista seus filmes favoritos sem legenda. Faça um teste online.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Mais lidos dessa seção:

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar