Como sacar o FGTS inativo

O presidente da república anunciou que liberará o saque do FGTS inativo. Veja como poderá proceder para ter direito ao dinheiro acumulado nas contas inativas.

Como sacar o FGTS inativo
Saiba como irá funcionar o saque do Fundo de Garantia inativo.

O presidente Michel Temer anunciou que irá liberar o saque do dinheiro acumulado nas contas do FGTS inativo, ou seja, do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Portanto, o trabalhador que pediu as contas de algum trabalho até dia 31 de dezembro de 2015, poderá sacar esse dinheiro acumulado para utilizar o dinheiro como desejar.

Veja como sacar o FGTS inativo

Podem sacar o FGTS inativo os trabalhadores com registro na carteira que pediram demissão ou foram demitidos até o dia 31 de dezembro do ano passado e que ainda tenham valores acumulados nas contas do FGTS relacionadas a estes contratos de trabalho.

Assim, todo o dinheiro acumulado no fundo poderá ser sacado pelo trabalhador no ano de 2017. Não terão direito ao saque, os trabalhadores que estiverem com a carteira assinada atualmente e os que possuem contratos de trabalho dos quais o trabalhador pediu demissão ou foi demitido ao longo deste ano.

O que é FGTS inativo?

Quando o contrato de trabalho entre o empregador e o empregado acaba, essa conta do FGTS se torna inativa, entretanto, o saque desse valor só podia ser efetuado quando o trabalhador era demitido. Esses valores acumulados, normalmente, se dão quando o empregador pede demissão de uma empresa, pois, até hoje, ele não podia sacar esse dinheiro.

Leia também: Como consultar o saldo do FGTS

Normas para o saque do FGTS inativo

Ainda não foram anunciadas as regras para esse procedimento, o saque vai depender da autorização do trabalhador. A previsão é de que o cronograma de saques seja divulgado em fevereiro de 2017. Entretanto, o saque deve seguir a regra do mês de aniversário de cada trabalhador para não sobrecarregar as agências da Caixa, administradora desses recursos. Ou seja, quem faz aniversário em maio poderá sacar o dinheiro a partir deste mês.

Como consultar o saldo inativo?

O saldo que o trabalhador tem em contas inativas do FGTS pode ser consultado pelo site da Caixa e pelo aplicativo do FGTS. Para isso será necessário ter em mãos o número do PIS e uma senha, que pode ser cadastrada no site do banco, para ter acesso às informações. O valor do saque não será limitado e mesmo quem tem FGTS inativo há muitos anos poderá ter acesso a esse dinheiro.

Os extratos também podem ser consultados pelo autoatendimento e agências da Caixa, mesmo que o trabalhador não seja cliente do banco. Nestes casos, é necessário apresentar o Cartão Cidadão, onde são depositados os recursos relacionados a benefícios sociais, como o FGTS e o seguro-desemprego.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Elisabete Machado Elisabete Machado

Brasileira, natural de São Paulo, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e Pós-graduada em Fundamentos da Cultura e das Artes pela Universidade Estadual Paulista. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa.

Na Web:

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar